Como desenvolver a criatividade em sua equipe

Como desenvolver a criatividade em sua equipe

Estamos em pleno século XXI, ano de 2016: a era da globalização, do capitalismo e da praticidade. Como reflexo desse novo mundo, o mercado acaba demandando mais criatividade e inovação, exigindo das empresas cada vez mais agilidade e velocidade de adaptação. E nesse contexto, ganha quem tem mais coragem e habilidade para novas experiências.
 
Uma dica importante para nós empreendedores é que a inovação não é necessariamente sinônimo de novidade, e, portanto, inovar não pode ser apenas uma ideia passageira.
 
Um produto ou serviço pode ser considerado inovador simplesmente por impactar a vida das pessoas, transformando o modo de pensar e o contato com essas novas soluções. Sendo assim, abrimos aqui um leque de opções para agregar valor ao nosso negócio.
 
O que não podemos esquecer é de que a inovação é um atributo da empresa, decorrente da criatividade e imaginação de pessoas, ou seja, é produto dos nossos colaboradores. Devemos então, dividir esse papel de cabeça pensante com a nossa equipe, pois ela pode ser uma grande fonte de ideias. E como diz aquele provérbio: “Duas cabeças pensam melhor que uma”.
 

Mas qual a melhor maneira de absorver as ideias de sua equipe?

 

Desenvolvendo a criatividade da sua equipe

 
Existem vários obstáculos que podem fazer com que a criatividade seja bloqueada, por isso a melhor forma para desenvolver o lado criativo de sua equipe é começar identificando esses bloqueios e pontos de melhoria, para assim trabalhá-los e fazer com que seja superados da melhor forma possível.
 
A mente criativa não é algo especial para alguns selecionados, mas uma habilidade que pode ser trabalhada e cultivada diariamente em todos os colaboradores. Por isso é essencial identificar o que cada um deles pode oferecer.

E qual a melhor maneira de estimular a criatividade?

Pensando nisso, resolvi detalhar algumas dicas, que seguem abaixo, para você, empreendedor. Confira!
 
1. Comunicação
 
A comunicação é essencial dentro de qualquer ambiente em que exista mais de que uma pessoa. Desde sempre e para sempre é ela quem nos faz entender e ser entendido. Então é essencial que ela seja bem trabalhada dentro de sua equipe. É importante que as pessoas se sintam livres para expressar e dizer o que pensam, pois assim, em algum momento você terá acesso a pensamentos e ideias inovadoras.
 
2. Encoraje sua equipe e valorize a inovação
 
É pelo encorajamento da equipe que você pode fazer com que pessoas tímidas ou “medrosas” saiam de suas caixas e demonstrem habilidades em certos assuntos. Mostre aos seus colaboradores a capacidade que cada um tem. Quando uma pessoa surgir com algo diferente, agradeça e demonstre interesse. É importante que você demonstre que toda pessoa tem valor para sua equipe e empresa. Que cada colaborador está ali porque tem algo a oferecer, pois é importante que ele se sinta útil e acima de tudo pertencente. Pois toda ideia é válida, tome como exemplo o processo criativo de uma agência de publicidade, o brainstorm. Esse é justamente um processo que envolve ideias, um turbilhão de ideias. Que quando compartilhadas e pensadas em conjunto geram bons resultados
 
3. Comemore
 
Comemorar resultados com a sua equipe, das ideias que funcionaram e renderam resultados é uma ótima maneira de impulsionar a realização pessoal de cada participante da equipe. Pois quando apreciamos as nossas conquistas nos sentimos mais fortes e motivados a continuar trabalhando em nossa meta, seja ela qual for. Servindo de analgésico para momentos um pouco mais difíceis e complicados onde tomaremos certos baques, e então poderemos nos lembrar dos momentos de conquistas nos manterão firmes.
 
4. Lidando com a falha
 
Através das nossas falhas, é que podemos perceber que conseguimos inovar cada vez mais de maneira diferente, pois é lidando com essas que aprendemos os caminhos que não dão certo, mas que conseguiremos dar meia volta e continua no caminho certo da inovação.
 
5. Tenha momentos de descontração
 
É importante ter foco e objetivo no trabalho, mas não podemos nos esquecer de manter relações saudáveis entre as pessoas que convivemos dia após dia. Manter uma boa relação tanto com os nossos colegas quanto com os nossos líderes é importante para construirmos vínculos de amizade que nos impulsionam a trabalhar, contribuir e inovar de uma maneira mais fluida.
 
Tão essencial quanto ser diferente é a necessidade de alcançar resultados e uma empresa só é verdadeiramente criativa, quando a criatividade se torna a maneira diária de fazer as coisas e espera que seus membros considerem uma ampla variedade de alternativas antes de comprometer-se numa direção específica. Há muitas oportunidades de melhorias e, quanto maior o número de pessoas pensando criativamente, maiores as chances de se colher ideias realmente inovadoras.
 
Portanto, escrevo aqui mais uma vez para você empreendedor: divida esse papel de cabeça pensante com a sua equipe, pois ela pode ser uma grande fonte de ideias! Agregue valor à sua empresa e você verá bons resultados.