Conheça as vantagens de ter um RH estratégico em sua companhia

Conheça as vantagens de ter um RH estratégico em sua companhia

Já faz algum tempo que o RH Estratégico vem sendo adotado em diferentes setores com o objetivo de alinhar a metodologia de trabalho das equipes aos objetivos gerais traçados pelas empresas. Num momento em que temos a nossa disposição um sem número de dados e informações é essencial saber se posicionar estrategicamente em todos os setores, a gestão dos recursos humanos não fica de fora.

O Que é RH Estratégico?


Durante décadas o setor de recursos humanos foi visto como o setor cuja responsabilidade se limita a selecionar, contratar e armazenar documentos de colaboradores. Enquanto outros setores como o financeiro e o de marketing há muito tempo eram trabalhados estrategicamente o de RH ficava a parte, isolado do restante das operações.

O conceito de RH Estratégico chegou para mudar essa realidade haja vista que é essencial desenvolver projetos assertivos envolvendo os talentos da organização. Sendo assim cabe ao departamento fazer mais do que gerenciar as contratações da empresa, em seu novo papel o RH busca maneiras mais inteligentes de aplicar os talentos contidos nos quadros profissionais da companhia.

A Evolução do Setor de RH


A alcunha de estratégico se deve ao fato de que os profissionais que compõem esse departamento passaram a sair de suas salas para ter uma atuação mais presente dentro da organização como um todo. A partir dessa mudança de foco os gestores e profissionais de recursos humanos criam oportunidades para que os colaboradores da organização atinjam o máximo de sua excelência tornando-se assim melhor aproveitados num contexto geral.

Embora ainda tenha a responsabilidade pelas questões burocráticas referentes aos funcionários, o RH Estratégico, adota uma postura diferenciada de maneira a direcionar os esforços dos funcionários para que juntos possam conquistar as metas definidas pela corporação. Empresas em que não existe esse movimento de todos na mesma direção dificilmente conseguem crescer e se fortalecer no mercado.

Como Ter um RH Estratégico em Sua Companhia


A seguir vou explicar de que forma é possível transformar o departamento de recursos humanos da sua organização num setor de RH Estratégico que contribui para a tomada de boas decisões.

– Informação é fundamental


A matéria-prima mais importante para fazer com que qualquer departamento se torne estratégico é a informação e no caso do RH esses dados se referem aos colaboradores. Fornecer ferramentas que tornem esse processamento de dados mais assertivo é o primeiro passo para fazer com que o setor transforme a sua maneira de trabalhar. Softwares, arquivos, sistemas, entre outros recursos, têm grande relevância para o desenvolvimento de estratégias envolvendo as equipes.

Para que fique mais claro vou exemplificar uma estratégia que pode ser adotada pelo RH. Vamos imaginar que na empresa Y 75% dos funcionários pediram suas férias no segundo semestre do ano fazendo com que em alguns meses a organização acabasse sendo prejudicada por queda de produtividade por falta de mão-de-obra em vários setores. Para evitar que isso se repita o setor de RH de Y pode buscar fazer parcerias com agências de viagens para pacotes para o primeiro semestre do ano seguinte de maneira que não haja mais essa concentração num dado período.

– Análise de produtividade


Cabe ao setor de RH Estratégico fazer análises constantes a respeito da
produtividade da organização para saber quando os funcionários de determinados departamentos estão entregando resultados positivos e quando estão deixando a desejar. Ao observar que uma equipe não está rendendo o que se esperava dela e que não está alcançando os resultados esperados o departamento pode fazer um estudo para saber qual o motivo para essa falta de resposta.

Ao invés de simplesmente solicitar que os gestores de diferentes setores eliminem indivíduos de suas equipes que não entregam bons resultados cabe ao departamento de RH Estratégico encontrar o motivo para tal problema. Em boa parte dos casos algumas adaptações resolvem e não há a necessidade de demitir ninguém. No entanto, é essencial que haja essa correta avaliação de cenário.

– Busca mais assertiva de colaboradores


Outro objetivo relevante com que trabalha o RH Estratégico é o de determinar quais são os perfis mais indicados para atingir os resultados esperados pela companhia. Com a estratégia geral definida o departamento deve fazer uma análise em conjunto com os demais departamentos para identificar quais são os talentos que ainda estão em falta e promover uma seleção focada nesses indivíduos. Desenvolver as seleções com alinhamento com as estratégias da companhia faz com que se tenha a matéria-prima de que realmente se necessita.

– Redução da rotatividade


A alta rotatividade nos quadros de colaboradores das empresas é um indicativo de que algo não está indo bem de maneira é necessário que o RH trabalhe para reter os talentos que foram conquistados com tanta dificuldade. Essa é uma estratégia que faz diferença a longo prazo reduzindo os custos com processos de seleção e aumentando a experiência daqueles que estão ajudando a tornar a empresa mais assertiva.

Gostou de saber mais sobre o RH Estratégico? Deixe seus comentários abaixo!

 

Saiba mais sobre Gestão de Recursos Humanos para pequenas e médias empresas! Inscreva-se no meu canal. Inscreva-se agora!