Conheça os resultados de um bom gerenciamento de tempo

Conheça os resultados de um bom gerenciamento de tempo

O tempo é um dos ativos mais importantes e valiosos que as pessoas possuem. Quando não conseguem um bom gerenciamento do tempo, precisam lidar com sobrecarga de tarefa e outros problemas. O mesmo também vale para os empreendedores, sua empresa e equipes.
 
Investir em profissionais e procedimentos que garantam o bom gerenciamento do tempo no trabalho não somente otimiza a realização das tarefas e a produtividade. A qualidade de vida dos profissionais também melhora significativamente. Isso porque essa gestão contribui para executar obrigações pontualmente e com mais eficiência. Como resultado, as pessoas trabalham com menos sobrecarga e pressão, o que promove a motivação e bem-estar no ambiente organizacional.
 
Os membros de uma organização são interdependentes, e a gestão do tempo deve ser promovida juntamente com todos os envolvidos. Entender o conceito de tempo é fundamental para isso. Precisamos identificar como as atividades são desempenhadas dentro da equipe. Muitas vezes, por exemplo, desperdiçamos tempo fazendo algo que poderia ser dividido com outras pessoas. Conscientizar-se disso contribui para conseguir melhores resultados.
 
A capacidade de gerenciar bem o tempo deve ser verificada principalmente nos cargos de gestão. Afinal, esses profissionais são responsáveis por administrar não somente as suas atribuições e responsabilidades, como as de seus subordinados. A boa administração da agenda contribui para identificar prioridades e atribuir melhor cada tarefa, fatores que aumentam o rendimento no trabalho. Ninguém fica afogado em diversas demandas, o que favorece a qualidade de vida no ambiente organizacional. Como reforço a isso, os líderes podem reservar um período para promover ações motivacionais que garantam mais bem-estar à sua equipe.
 

Como o bom gerenciamento do tempo promove a qualidade de vida em sua empresa

 
Ao contrário do que muitos pensam, ser multitarefa nem sempre é algo positivo. Focar-se em uma tarefa de cada vez gera resultados melhores, além de ser mais saudável. Quando nos dedicamos a diversas obrigações ao mesmo tempo, ficamos mais ansiosos e ainda corremos o risco de não terminar nenhuma delas.
 
A gestão do tempo no trabalho, ainda, reflete em outras áreas da vida. Quantas vezes você teve que fazer hora extra para concluir determinado projeto? Ou pior: levou trabalho para casa e o executou em períodos que estavam reservados para seu descanso? Da mesma forma, já parou para pensar quantos momentos com a família ou lazer perdeu devido a essas situações? Isso sem contar nos impactos à saúde! Já parou para pensar que outros membros de sua equipe também podem estar nessa mesma situação?
 
Contar com um planejamento de atividades permite harmonizar setor profissional e pessoal. Por meio dessa gestão, as equipes investem o tempo no que é mais importante naquele momento. E então são notadas as seguintes melhorias no ambiente de trabalho:
 

Menos estresse

 
Com a melhor gestão de tempo, há a diminuição de surpresas negativas no dia a dia de trabalho. Você e sua equipe ficam livres também daquela ansiedade ao entregar demandas em prazos curtos. Outra vantagem de planejar as atividades diárias é não perder muita energia para executá-las. Todos ficam longe de problemas, como esquecer compromissos ou perder prazos de entrega. Menos correria reflete em menos estresse.
 

Aumento da produtividade

 
A produtividade é um das principais vantagens do bom gerenciamento do tempo. Isso porque permite visualizar melhor as demandas e a sua real carga de trabalho. A partir disso, é possível organizar a entrega de atividades de forma mais assertiva, o que resulta na realização de mais em menos tempo.
 

Menos retrabalho

 
O bom gerenciamento do tempo ajuda o empreendedor e também seus profissionais a planejar melhor a execução de suas estratégias, planos de ação e tarefas. Pensar previamente em todos os seus detalhes e fazê-las em um prazo adequado, evita erros e, consequentemente, menos retrabalho.
 

Mais tempo livre

 
Sem a correria do dia a dia, os colaboradores têm tempo para elaborar estratégias eficazes e propor melhorias que ajudem a empresa a alcançar seus objetivos. Quando acabar a jornada do dia, os profissionais não precisam fazer hora extra ou trabalhar de casa. Eles podem se dedicar a outras atividades, entre elas, investir em aperfeiçoamento e capacitações, como cursos e leitura.
 

Menos tempo desperdiçado

 
A prioridade de demandas faz com que os colaboradores fiquem focados. Com isso, passam a desperdiçar menos tempo em atividades ociosas ou até mesmo pensando no que farão em seguida.
 

Mais bem-estar

 
A saúde de todos é muito beneficiada com a gestão do tempo. Esse processo evita problemas cardiovasculares causados por estresse e ansiedade. Livres da sobrecarga de atividades, os colaboradores podem fazer refeições na hora correta. A necessidade de fazer hora extra também diminui e os profissionais usufruem de um período do dia para praticar atividades físicas. Além de poder curtir sem culpa os momentos de descanso, lazer e a companhia de sua família e amigos.
 

Resultados extraordinários

 
Quando as tarefas são executadas com mais calma e por pessoas motivadas e descansadas, a empresa oferece resultados extraordinários aos seus clientes.
 
Na sua empresa há um bom gerenciamento do tempo? Como você avalia a contribuição desse processo na qualidade de vida de sua equipe? Conte para a gente nos comentários!