Quando devo manter funcionários trabalhando nos finais de semana?

Quando devo manter funcionários trabalhando nos finais de semana?

Muitos empresários têm dúvidas sobre abrir ou não a empresa do final de semana. Para tomar essa decisão é importante pensar no tipo de negócio que você tem mas, claro, levando em consideração o direito do trabalhador para que seus colaboradores tenham seus dias de descanso. Continue acompanhando a veja as dicas que darei para te ajudar a se decidir pela opção mais vantajosa e justa para todos.
 

Em Que Setor Sua Empresa Atua?

 
O primeiro ponto a ser considerado sobre abrir a empresa aos finais de semana é o setor que a sua empresa atua. Alguns negócios precisam dos finais de semana para lucrar mais, enquanto em outros serão dias de ócio e que servirão apenas para gerar mais custos para a empresa.
 
Vale a pena manter o funcionamento aos finais de semana em empresas como: supermercados, bares, restaurantes, pizzaria, lanchonetes, lojas, postos de gasolina, farmácias, funerárias, salões de beleza e qualquer outro tipo de estabelecimento que haja procura diária por parte dos consumidores. As transportadoras são outro tipo de empresa que vale a pena manter em funcionamento aos finais de semana, principalmente aquelas que oferecem a opção de entregas urgentes.
 
Em se tratando de empresas que possuem atendimento online ou telefônico, como e-commerce e serviço de atendimento ao cliente de diversos setores, é necessário verificar se realmente há a necessidade de manter um ou mais funcionários de plantão para realizar os atendimentos. Geralmente os sites e as empresas maiores oferecem a opção de atendimento todos os dias da semana, enquanto as menores costumam atender em horário comercial, ou seja, de segunda a sexta-feira das 8 às 18 horas.
 
O segredo está em analisar o seu setor e o comportamento do seu público-alvo. Algumas academias de ginástica, por exemplo, funcionam de domingo a domingo, enquanto outras abrem apenas de segunda a sexta. Certamente, as que funcionam apenas nos dias úteis tomaram essa decisão após observar que apenas poucos ou nenhum cliente frequentavam o local aos sábados e domingos, e, então, abrir iria apenas gerar custos sem retorno.
 

O Trabalho no Final de Semana Como um Diferencial

 
Muitas empresas divulgam seu funcionamento aos finais de semana como um diferencial. Isso pode trazer ótimos resultados, desde que seja planejado tomando como base uma pesquisa com os clientes em potencial e suas necessidades. Locais como: fornecedoras de gás, oficinas mecânicas, chaveiros, entre outros, oferecem serviços que nunca sabemos quando iremos precisar.
 
Se você tem um negócio que oferece serviços que as pessoas podem precisar a qualquer momento, faça uma análise completa dos custos de funcionamento, incluindo os gastos gerais e o pagamento da hora extra dos funcionários. Tudo deve ser levado em consideração para que este diferencial realmente traga lucros.
 

Como Manter os Funcionários Motivados Trabalhando no Final de Semana

 
Se depois de analisar você constatou que realmente precisa que seus funcionários trabalhem aos finais de semana, confira dicas de como mantê-los motivados para que sejam dias realmente produtivos.
 
Respeite os Direitos do Trabalhador: Em primeiro lugar, respeite os direitos do trabalhador. No Brasil, a jornada semanal é de 44 horas, com algumas variações para categorias específicas baseadas com acordos coletivos. As horas que ultrapassarem este total deverão ser pagas como horas extras ou somadas ao banco de horas. Portanto, não se esqueça de levar isso em consideração ao resolver abrir a empresa ao final de semana.
 
Crie Escalas: Para respeitar as leis e permitir que todos tenham os seus dias de descanso, é interessante criar escalas de trabalho no final de semana. Assim, os funcionários que estiverem trabalhando em um domingo saberão que no próximo estarão de folga.
 
Ofereça Incentivos: Ofereça benefícios para os funcionários que irão trabalhar aos finais de semana. Dessa forma, muitos irão até se oferecer e não precisará ser algo negativo. No caso de empresas com atendimento ao cliente é fundamental que os colaboradores estejam dispostos e motivados para tratar os clientes com simpatia.
 
Estabeleça Horários Fixos: É importante que os colaboradores saibam exatamente a hora que irão chegar e sair do trabalho. Começar o expediente em um final de semana e sem hora para ir para a casa é desanimador e pode prejudicar a sua produtividade. Claro que no comércio muitas vezes um cliente pode demorar um pouco mais para ir embora, excedendo um pouco o horário, mas oriente seus funcionários para que não deixem que o tempo se exceda demais.
 
Alimentação: Oferecer alimentação para os colaboradores que trabalham no final de semana é outra forma de mantê-los motivados e produtivos. Assim você irá poupá-los da preocupação de ter que levar marmita ou ir até um local próximo para se alimentar.
 
Incentive o Equilíbrio Entre Trabalho e Vida Pessoal: Uma queixa muito comum de funcionários que trabalham no final de semana é de que seus patrões acham que eles não têm vida pessoal. Mostre para os seus colaboradores que você sabe que eles precisam de tempo para descansar, estar com a família, se divertir. Você pode fazer isso por meio de folgas, sorteios de ingressos para shows e teatro, promover torneios esportivos entre funcionários, etc.
 
Sua empresa funciona aos finais de semana? Já tinha pensado na importância de manter os seus funcionários motivados para trabalhar nesses dias? Compartilhe a sua opinião e experiência comigo nos comentários.