Conheça o método de avaliação profissional 180º

Conheça o método de avaliação profissional 180º

Avaliar o desempenho dos colaboradores periodicamente é muito importante para que uma empresa mantenha a qualidade dos seus produtos e serviços. Atualmente existem diversos métodos para realizar essa avaliação profissional e um deles é chamado de 180º. Para saber mais a respeito de como utilizar essa ferramenta com a sua equipe continue acompanhando este artigo.
 

O Que é a Avaliação Profissional 180º?

 
Um processo de avaliação de 180 graus oferece uma oportunidade formal para que os supervisores discutam e registrem suas opiniões sobre o desempenho que seus subordinados tiveram em um determinado período. É chamado de 180 graus porque é um tipo intermediário de avaliação e que, diferente do método 360º, não envolve a participação de subordinados, clientes e outros membros da empresa, mas apenas daqueles que têm uma relação de chefia imediata.
 
O método tem a vantagem de permitir que os funcionários comentem sobre o seu próprio desempenho, promovendo uma conversa entre as partes, o que irá ajudar a garantir uma avaliação mais objetiva. Para isso, é interessante fornecer aos colaboradores um formulário de pré-avaliação para que preencham e entreguem antes de a reunião acontecer. Assim, os supervisores poderão analisar as respostas e comparar com o que eles pensam de cada profissional que está sendo avaliado. A ideia é que os formulários preenchidos pelos funcionários sirvam como comparação entre o desempenho que eles tiveram e o que dizem que têm.
 
A avaliação de desempenho 180 graus é bastante utilizada por empresas em todo o mundo por ser um método simples e eficaz. Entretanto, é importante que a organização prepare os colaboradores que irão participar, orientando-os em relação aos critérios que serão utilizados. Dessa forma, eles irão entender como avaliar e saber utilizar os resultados obtidos para incentivar a equipe a melhorar cada vez mais.
 

Benefícios da Avaliação 180º Para as Empresas

 
Algumas organizações preferem que o avaliado preencha o formulário de pré-avaliação para que os avaliadores vejam e façam suas considerações. Outras preferem o contrário, que os avaliadores preencham e apresentem as suas opiniões sobre o desempenho da pessoa avaliada antes de convidá-la a comentar.
 
Independente da forma que escolher, a avaliação de desempenho 180º poderá trazer os seguintes benefícios para a sua empresa e seus colaboradores:

  • Os dados obtidos através da avaliação poderão ser arquivados e utilizados pela equipe de recursos humanos para planejar promoções e sucessões.
  • As organizações que usam o método de avaliação 180º notam uma melhoria imediata na comunicação.
  • O fato de os colaboradores terem feedback sobre o seu trabalho ajuda a mantê-los motivados e, consequentemente, mais produtivos.
  • É uma oportunidade para que os gestores reconheçam os esforços de seus funcionários.
  • Os resultados podem ser usados como base para a definição de aumentos de salário.
  • O processo é uma ótima oportunidade para que sejam definidas as metas para o próximo período.
  • Ajuda a manter a clareza sobre as funções de cada cargo dentro da empresa.
  • Oferece aos colaboradores a oportunidade de falarem sobre problemas que estejam acontecendo para que as soluções possam ser encontradas.

 

A Importância do Feedback Para o Crescimento

 
Muitas empresas se esquecem a importância de oferecer feedback aos seus colaboradores e isso faz com que grandes oportunidades de crescimento sejam desperdiçadas. Todos nós precisamos ter retornos sobre nossas atitudes e isso não inclui apenas elogios, mas também orientações a respeito daquilo que pode ser aperfeiçoado.
 
Quando se lida com pessoas é necessário considerar que existem aquelas que preferem trabalhar de maneira autônoma e outras que precisam de acompanhamento para se desenvolverem. Existem ótimos profissionais que acabam não desenvolvendo todo o seu potencial por falta de ter alguém que os guie e diga os pontos que precisam ser revistos e melhorados.
 
Através do método de avaliação 180 graus você conseguirá dar feedbacks mais efetivos, o que será ótimo para o desenvolvimento da equipe. Aqueles que tiverem um bom desempenho se sentirão motivados para continuarem e os que não estiverem indo tão bem saberão o caminho que precisam percorrer para chegar lá.
 

Avaliação de Desempenho 90 e 360 Graus

 
Além do método 180 graus, existem as versões de 90 e 360, que recebem estes nomes por conta da abrangência que cada uma tem. Conheça um pouco sobre elas:
 
Avaliação de 90 Graus: Também conhecida como Avaliação Direta, consiste em um método em que apenas os supervisores avaliam os seus subordinados. É bastante tradicional e já é realizada há muitos anos em diversas empresas.
 
Avaliação de 360 Graus: Se a avaliação de 180 graus é considerada intermediária, a de 360 é a mais completa delas. Nesse caso, a avaliação envolve todos aqueles que mantêm uma relação com o avaliado, como: gerente, colegas, subordinados, clientes e fornecedores. É o método mais recente, mas já está sendo adotado por um grande número de organizações.
 
Como se pode ver, existem diversos métodos que podem ser adotados pelas empresas para realizar avaliações de desempenho. Cabe a cada organização escolher aquele que melhor se adapte às suas necessidades.
 
Gostou do artigo? Então aproveite e compartilhe com seus amigos empresários!