Um guia para a liderança de pequenas, médias e grandes empresas

Um guia para a liderança de pequenas, médias e grandes empresas

O conhecimento de como liderar uma equipe é o segredo do sucesso de empresas de todos os portes. Mesmo que se tenha um quadro com grandes talentos profissionais, pouco se consegue fazer sem a figura do líder que orienta a melhor forma de proceder em diferentes situações. Existem pequenas diferenças entre a forma de liderar equipes em companhias de diferentes tamanhos e elas devem ser consideradas para melhores resultados.

Dicas de Como Liderar uma Equipe

A seguir listei dicas de como liderar uma equipe levando em consideração diferentes portes de empresas. O que muda de maneira geral é a estrutura a que se tem acesso para realizar o trabalho.

Investimento em capital humano

O primeiro ponto relevante é compreender que empresas bem-sucedidas – de qualquer tamanho – não contratam funcionários, elas investem em capital humano. Vivemos um momento em que está cada vez mais prioritário fazer o investimento em pessoas qualificadas para atender as demandas de forma mais satisfatória. No momento de fazer a seleção dos colaboradores, olhe além do currículo em busca de qualidades pessoais e interesses alinhados com a organização.

Gestores com perfil de liderança

Novamente destaco a relevância de fazer processos seletivos focados em habilidades pessoais. O gestor de um departamento é visto como o seu líder, mas precisa mais do que um cargo para conseguir direcionar a equipe para o caminho certo. Os membros da equipe devem respeitar o gestor e confiar nas suas decisões como as mais assertivas.

Um bom gestor mantém o canal de conversa sempre aberto para ouvir as sugestões dos subordinados, compreendendo que ser líder não o torna conhecedor de todas as respostas. Muitas das grandes empresas atuam com plano de carreira, isto é, os funcionários vão crescendo na escala hierárquica até chegar ao cargo de gestor. Pequenas e médias companhias podem adotar esse método de trabalho para ter profissionais mais especializados no negócio.

Atuação de familiares na empresa

Uma das principais diferenças entre as pequenas e as grandes organizações está no papel que os familiares dos fundadores têm na esfera administrativa do empreendimento. Quando a empresa tem origem familiar, pode ser difícil separar o lado profissional do pessoal. Em estruturas maiores se torna mais burocrática a contratação de funcionários, sendo mais complexo ter familiares em posições de liderança.

Companhias que estão começando agora no mercado devem ter consciência da relevância de ter profissionais qualificados para ocupar posição de liderança. Também é necessário pensar na forma como os familiares inseridos na estrutura empresarial se relacionarão com os gestores, eles não podem ter maior poder de decisão apenas por serem da família.

Metas                                  

Trabalhar com metas ajuda os colaboradores a ver a equipe como um todo que está em busca de um mesmo objetivo. Essa forma de trabalhar favorece a atuação do líder e pode ser vista em médias e grandes empresas. As pequenas companhias podem adotar esse mecanismo também, para isso precisam empreender estudos que ajudem a traçar os objetivos a curto, médio e longo prazo.

A partir de um estudo do mercado, os gestores podem determinar quais são os passos necessários para alcançar o crescimento esperado. O ponto essencial é gerar o engajamento entre os colaboradores de uma mesma equipe para que possam realizar com sucesso as metas.

Coesão e coerência

A principal questão envolvida em saber como liderar uma equipe é ter coesão e coerência para administrar a equipe. Quando existem desacordos entre os membros da companhia é mais difícil conseguir realizar as metas pré-estabelecidas. O líder eficiente é aquele que demonstra em suas palavras e atitudes que age da mesma forma com todos, inclusive consigo mesmo, não tendo nenhum tipo de privilégio.

Nas grandes empresas pode ser mais difícil manter uma fiscalização ativa em relação a eventuais privilégios dos gestores. Uma medida para resolver essa questão é difundir na cultura organizacional o conceito de igualdade entre os colaboradores, assim como ter um departamento de recursos humanos pronto para ouvir e atender as demandas dos funcionários.

Motivação

Independente do tamanho da companhia, é essencial usar a motivação como uma ferramenta para impulsionar as atividades de diferentes setores. Cabe aos líderes instigar o desejo dos componentes de sua equipe de fazer mais e melhor. Uma das formas de fazer isso é através de bonificações e premiações que não precisam ser, necessariamente, financeiras, podem ser um dia de folga, ingressos para cinema, um jantar com os donos da empresa, entre outros.

Entendimento do papel de liderança

Para guiar uma equipe de uma pequena, média ou grande empresa é essencial que o líder saiba qual é o seu papel. Aquele que está à frente dos funcionários no dia a dia deve estar atento para a responsabilidade que deve estar presente na sua forma de agir e desenvolver o trabalho. Um líder somente é um bom líder quando compreende a dimensão do que está fazendo.

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