O que Jack Ma pode nos ensinar com sua história

O que Jack Ma pode nos ensinar com sua história

Um dos empreendedores mais bem-sucedidos do mundo, Jack Ma, nome à frente do poderoso grupo chinês Alibaba, tem muito a ensinar para aqueles que desejam trilhar o caminho do sucesso. Com uma história de vida difícil, o empresário nunca desistiu de seus sonhos e fez de suas dificuldades molas propulsoras para ir mais além. Com uma fortuna estimada em mais de 45 bilhões de dólares, Jack Ma é uma inspiração.

Conhecendo Mais Sobre a Vida de Jack Ma

Dono do poderoso Alibaba Group (Aliexpress e Taobao), Jack Ma nasceu na cidade chinesa de Hangzhou, que conta com cerca de 9 milhões de habitantes, e vem de uma família muito humilde. Os pais do empresário eram músicos Suzhou Pingtan (estilo tradicional da China em que são contadas histórias por meio de versos musicais) e seus vizinhos da época o achavam uma criança rebelde.

Contudo, o que era interpretado como rebeldia, na verdade era curiosidade e desejo de se tornar bem-sucedido no futuro. Um bom exemplo é a forma como Ma aprendeu inglês, quando tinha apenas 10 anos de idade se interessou pelo idioma, mas seus pais não podiam pagar aulas para ele. A solução for ir até a recepção de hotéis para propor uma troca com os turistas, ele servia de guia turístico enquanto praticava seu inglês.

Já adulto, Jack Ma trabalhou em diversas funções como professor, tradutor e vendedor de medicamentos, sem ter sucesso. No ano de 1995, numa viagem para os Estados Unidos, conheceu a internet e teve o insight de que era esse o seu meio para ser bem-sucedido. Após o fracasso do seu primeiro empreendimento online, o China Pages, Jack Ma encontrou o segredo para se dar bem, colocou no ar o Alibaba, espécie de Mercado Livre chinês.

Lições Que a História de Jack Ma Pode Te Ensinar

Menos de 20 anos depois da criação do Alibaba, seu fundador se tornou um dos homens mais ricos do planeta e controla em torno de 80% de todo o e-commerce da China. Com essa trajetória de origem humilde a sucesso exponencial, o empresário tem muitas lições para ensinar, listei as principais abaixo.

1 – Não desistir pelas dificuldades

Citei acima como o empresário aprendeu a falar inglês, demorou muito para que ele conseguisse ter domínio da língua e exigiu horas de trabalho não-remunerado como guia. No entanto, ele reconhece que a experiência foi tão importante quanto o resultado, pois dificuldades ajudam no crescimento e oferecem ensinamentos que tempos de bonança não têm. Sendo assim, jamais pense em desistir por não ter um cenário favorável adiante.

2 – Interprete os “Nãos” como incentivo para continuar

Jack Ma passou por muitas rejeições ao longo da sua vida, ele lembra-se rindo de quando a rede KFC chegou à China e ele se candidatou para trabalhar na loja junto com outras 23 pessoas. Todos foram contratados, menos ele. A Universidade de Harvard o rejeitou dez vezes, mas isso nunca o abateu. Atualmente, o dono do Alibaba ministra palestras na universidade.

3 – Saiba estabelecer networking

Chegar a uma posição de destaque no mercado tendo origem humilde é um feito que só pode ser obtido pelo meio do estabelecimento de vínculos ao longo do caminho.         Numa de suas empreitadas como guia turístico, Jack Ma conheceu uma família de australianos e fez amizade com um menino que tinha quase sua idade. A amizade se manteve e, alguns anos depois, o jovem chinês juntou dinheiro e passou um mês como hóspede da família na Austrália, experiência que foi relevante para seu desenvolvimento.

4 – Atitude é mais importante que capacidade

O fato de o chinês nunca ter se sentido derrotado com todas as negativas que recebeu, se deve à sua crença pessoal de que não importa quais são suas capacidades e sim a sua atitude. Mesmo não sendo preparado ou não tendo conhecimento técnico, Jack Ma sempre se arriscou em seus empreendimentos. Em muitas situações, ele precisou ter coragem para fazer o contrário do que era seguro.

5 – Os clientes estão no topo das prioridades

Mesmo quando era apenas um guia turístico que trocava seu trabalho por treinamento de inglês, Jack Ma sabia que precisava atender seus clientes com o máximo de excelência. Ao tornar-se dono do grupo mais poderoso da China, ele manteve esse pensamento, sempre deixando claro que não era o sucesso financeiro que determinava que a empresa estava bem e sim o quanto seus consumidores estavam satisfeitos. Quando o grupo Alibaba bateu o recorde na bolsa, o empresário não tocou o sino da vitória porque para ele não era esse o entendimento de sucesso.

6 – Nunca deixe de tentar

Lembra que citei que Jack Ma foi rejeitado muitas vezes para vagas de trabalho e universidade? Isso só aconteceu porque ele nunca desistiu, o segredo do sucesso não está necessariamente em realizar, mas em nunca deixar de buscar pelos seus sonhos.

A história de vida de Jack Ma é inspiradora para quem está em busca de sucesso no mundo empresarial. Deixe seus comentários sobre como essas lições te ajudaram!

Copyright: 749984176 – https://www.shutterstock.com/pt/g/sl%20chen