Conheça a história de líderes inspiradores do Brasil e do mundo.

Conheça a história de líderes inspiradores do Brasil e do mundo.

A liderança inspiradora é um dos motores que ajuda a colocar empresas de diferentes segmentos em evidência. Durante muito tempo se atribuiu a um bom líder a qualidade de gerir a equipe, levando-a a bons resultados, pura e simplesmente. Contudo, nas últimas décadas, se percebeu que muito mais do que isso é necessário que os gestores de equipes se tornem um exemplo que os demais querem seguir. Inspirar é mais relevante que comandar.

Saiba mais Liderança Inspiradora. Inscreva-se no meu canal. Inscreva-se agora!

Lista de Líderes Que Se Destacaram em 2017 Por Sua Liderança Inspiradora

Como citei acima, inspirar é de extrema importância e, por isso, vou dar exemplos de líderes que se destacaram em 2017 para que você possa se espelhar neles e construir uma carreira sólida.

Líderes Inspiradores do Brasil

Começarei pelos exemplos de líderes inspiradores brasileiros, de maneira que os exemplos fiquem mais próximos da nossa realidade.

Líder inspirador: Arthur Grynbaum

Cargo: CEO do Grupo O Boticário

Gerir uma das maiores empresas nacionais não é uma tarefa fácil e Arthur precisou usar todas as lições que aprendeu com seus pais empreendedores para ser bem-sucedido. O principal motivo que faz da sua liderança inspiradora é que ele entende em quais momentos deve agir como gestor e em quais é apenas empresário.

Durante sua trajetória no mercado ele precisou aprender a como impactar a sua equipe e, principalmente, como demitir colaboradores da forma menos dolorosa para eles. Grynbaum demonstra grande confiança nas decisões que toma e nos planos que faz ao escolher os momentos em que pode ou não arriscar.

Líder inspiradora: Paula Bellizia

Cargo: CEO da Microsoft Brasil

A história de Paula é um exemplo para quem se deixa desanimar pelas palavras dos outros sobre sua carreira. A profissional já passou por grandes corporações, como Apple, Whirlpool, Facebook e hoje em é CEO da Microsoft Brasil. No início de sua trajetória, Bellizia ouviu de um colega que jamais conseguiria deixar o mercado de bens duráveis e ingressar no mercado de bens de consumo, que era o seu objetivo de carreira.

De maneira muito sábia, a profissional transformou a provocação em força e um plano estruturado para fazer as mudanças necessárias para conquistar seus objetivos. Em pouco tempo, ela provou que o colega estava errado e que a única pessoa capaz de barrar seu crescimento era ela mesma. Inspire-se em Paula Bellizia e descubra que você pode ter sucesso na atividade que escolheu para si.

Líder inspirador: Frederico Trajano

Cargo: CEO do Magazine Luiza

Frederico é filho de Luiza Helena Trajano, que se tornou um dos grandes exemplos de empreendedorismo e liderança. Assim como sua mãe, Trajano tem se dedicado ao crescimento da rede de varejo Magazine Luiza mesmo nos momentos mais sérios da crise econômica que se abateu sobre o Brasil. O atual presidente do grupo tomou decisões de curto e longo prazo que visam reduzir os problemas financeiros e fortalecer a marca como a mais sofisticada dentre as redes de varejo.

Para apertar os cintos dos gastos foram proibidas viagens de avião para os executivos e foram feitas negociações com os sindicatos dos funcionários. Para que a rede não perdesse pontos físicos, foram renegociados os contratos de aluguel dos lojistas. O mais importante é passar pela crise com o mínimo de danos.

Líderes Inspiradores Pelo Mundo

Cada mercado tem seus próprios desafios e, por isso, é interessante observar quem foram os nomes inspiradores de 2017 em outros países.

Líder inspirador: Jensen Huang

Cargo: CEO da Nvidia, Estados Unidos

Huang é CEO e cofundador da gigante Nvidia, principal fabricante de software e semicondutores. Tendo vislumbrado o grande potencial de crescimento da informática num momento em que os computadores ainda não eram populares, ele se dedicou ao desenvolvimento de componentes que promovessem a inteligência artificial. Essa é simplesmente a corporação mais bem-sucedida que teve início de suas atividades no Vale do Silício.

Líder inspirador: Pablo Isla

Cargo: CEO da Inditex

O conglomerado de empresas têxteis conta com muitas marcas de presença global, com destaque para a Zara. No comando desse imenso grupo está Pablo Isla, que sempre cita como grande desafio de sua liderança a gestão de tantas pessoas em pontos diferentes do mundo. A lição que ele aprendeu na prática e passa para seus funcionários é a de que cada dia deve ser visto como se fosse o primeiro.

Líder inspirador: Martin Sorrell

Cargo: CEO do Grupo WPP do Reino Unido

Embora seja uma figura empresarial considerada polêmica, Martin Sorrell tem o mérito de ter criado uma das corporações de comunicação mais fortes do planeta. A multinacional atua nos setores de publicidade e relações públicas, tendo mais de 162 mil funcionários e 415 companhias integrantes do grupo. Fundador e administrador da WPP, Sorrell se tornou um líder inspirador para quem deseja seguir o caminho do empreendedorismo.

O que você achou desses exemplos de liderança inspiradora? Deixe seus comentários!

Tudo sobre liderança você confere no meu canal. Inscreva-se agora!