Aplicação da liderança pelo exemplo

Aplicação da liderança pelo exemplo

Quem está à frente de uma equipe deve atentar para o poder da liderança pelo exemplo, o exercício da liderança se dá através de ações e não por meio de palavras. Embora tenha seu valor e seja relevante a condução motivacional e discursiva do grupo se mostra crucial incentivar as pessoas que trabalham com você através dos seus atos. Dificilmente se tem sucesso com a política de faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço.

Dicas para exercer a liderança pelo exemplo

Abaixo você pode conferir algumas dicas para exercer a liderança pelo exemplo com assertividade junto a sua equipe.

– Fique atento aos seus comportamentos em todos os momentos

Para quem pensa que a liderança pelo exemplo se resume ao expediente propriamente dito devo alertar que sua equipe está de olho na forma como você age em diferentes situações inclusive na hora do almoço ou happy hour com os colegas. O líder deve ter o comportamento que funcionará como espelho para os demais funcionários sendo relevante que ele demonstre gentileza e cortesia para com os outros.

Mostre o que você tem de melhor para as pessoas que o cercam, sempre que possível deixe claro que não se deve ser gentil e oferecer ajuda para alguém somente quando se terá algo em troca. Faça o máximo esforço para se lembrar do nome de todo mundo que trabalha com você criando dessa maneira um sentimento de proximidade que inspira melhores relacionamentos.

– Siga as premissas que você prega

Tem algo pior do que detectar incongruências entre o que uma pessoa diz e faz? Os membros da sua equipe somente irão respeitar as suas recomendações se entenderem suas palavras como algo sólido que você é o primeiro a colocar em prática. Lembre-se também que as pessoas prestam atenção ao que fazemos e ao que não fazemos então nada de deixar de fazer a sua parte.

Tire um tempo para refletir se você tem pautado as suas ações no que diz para que subordinados fazerem. Ter o hábito de fazer autoavaliações de tempos em tempos fará de você um líder melhor para a sua equipe.

– Seja um líder inspirador

Liderar pelo exemplo também passa por saber se mostrar inspirador para as pessoas que trabalham com você. Para gerar engajamento na sua equipe é fundamental se mostrar um líder aberto para todo tipo de conversa, o papel do líder também é guiar os subordinados que têm dificuldades. Se houver um clima de apreensão sempre que alguém estiver inseguro quanto a sua atuação ficará complicado obter os resultados que se espera.

– Esteja sempre aberto para aprender

Uma das formas mais significativas de exercer liderança pelo exemplo é demonstrar que mesmo estando na posição de destaque da equipe ainda se tem o desejo de aprender. A verdade é que ninguém sabe tudo e que todos os dias se pode aprender algo novo e transformador. Fazer cursos de aperfeiçoamento, conversar com membros do grupo sobre as novidades do mercado e trocar experiências é uma maneira de motivar seus subordinados a buscar mais conhecimento.

– Ouvir mais e falar menos

Pode parecer estranho, mas o bom líder não é aquele que fala o tempo todo, ouvir o que a sua equipe tem a dizer além de ser extremamente relevante para identificar problemas também é enriquecedor. Há uma máxima que diz que temos dois ouvidos e apenas uma boca porque devemos ouvir mais e falar menos. Quando passamos o tempo todo falando deixamos de prestar atenção ao que há a nossa volta e que pode se tornar a base para nosso crescimento.

– Seja empático

Ter a capacidade de se colocar no lugar do outro reconhecendo as suas dificuldades e os seus méritos é uma maneira de chegar a uma liderança mais eficiente, pois se consegue fazer uma verdadeira ‘leitura’ das situações que se apresentam no dia a dia. Liderar pelo exemplo é também conseguir intensificar o seu lado humano.

– Compartilhe seu conhecimento com a sua equipe

O líder que deseja se tornar uma inspiração e um exemplo para os seus subordinados não tem receio de dividir aquilo que sabe com sua equipe. Alguns profissionais têm medo de trocar experiências e compartilhar algum conhecimento específico com colegas porque acham que podem perder seu lugar no futuro. Esse é um pensamento pequeno que pode se tornar um grilhão mantendo-o estagnado no mesmo lugar.

Favorecer que os seus subordinados aprendam mais sobre as tarefas que precisam realizar é uma maneira de ter um grupo mais eficiente e dessa forma mostrar que é um bom líder. Os resultados que a sua equipe obtiver se tornarão motivo para que você se orgulhe sabendo que os guiou bem.

Gostou dessas dicas de como exercer a liderança pelo exemplo? Ser um líder melhor depende do quanto você está preparado para fazer pela equipe, não esqueça disso. Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Créditos da Imagem: Por Fred Ho – ID do vetor stock livre de direitos: 526154944