A liderança servidora tem se tornado um novo perfil de líder para as empresas.

A liderança servidora tem se tornado um novo perfil de líder para as empresas.

A liderança servidora tem se mostrado um dos perfis de líder mais pertinentes para as empresas atualmente, pois permite que as equipes de colaboradores se tornem muito mais integradas e motivadas. Trata-se de um gestor que compreende que o sucesso da companhia é um reflexo do sucesso individual de cada membro do grupo. Conseguir ser um líder com esse perfil pode não ser exatamente fácil, porém, é extremamente recompensador em resultados e satisfação pessoal.

O Que é Liderança Servidora?

A base do conceito de liderança servidora está na compreensão de que liderar é servir. O gestor entende que ser líder é se manter à disposição para ouvir todas as questões dos seus subordinados, assim como orientá-los para que todos caminhem em busca de um objetivo único: o sucesso da companhia.

O líder servo é aquele que nutre uma preocupação verdadeira com o bem-estar dos membros da sua equipe. Para que o trabalho dos colaboradores seja realizado com qualidade, ele identifica as necessidades de cada indivíduo e busca atendê-las na medida do possível. Trata-se de uma liderança que compartilha as informações e enxerga no sucesso individual de cada membro o sucesso completo da organização.

Qual é o Perfil do Líder Servidor?

Após ter conceituado a liderança servidora, vou listar alguns dos traços mais marcantes do perfil do líder servo.

1 – Atitude Humilde

Um dos grandes desafios de quem deseja desenvolver a liderança servidora é conseguir chegar à compreensão de que não só pode como deve aprender com aqueles que estão subordinados a ele. O bom líder não é aquele que sabe tudo e sim aquele que encontra pessoas que suprem as lacunas do que ele não sabe.

Aumentar sua gama de conhecimento é uma atitude muito positiva, no entanto, nem sempre há tempo para essa aprendizagem. Ter a humildade de comandar pessoas que são melhores do que você em algumas tarefas é reconhecer que o objetivo é o sucesso da organização e não o seu pessoal.

2 – Capacidade empática

Empatia é uma das palavras mais usadas nos últimos tempos quando se trata de falar a respeito de organizações que se dedicam a cuidar bem do seu capital humano. Exatamente por isso os líderes servidores têm se tornado estratégicos, pois têm como um dos seus principais traços de personalidade a capacidade de se colocar no lugar dos outros.

Essa característica contribui para melhorar o trato com os membros da equipe, assim como permite ter uma visão mais organizada de quais são os pontos fortes e fracos de cada indivíduo. A partir dessa visão global, o líder consegue manejar os seus subordinados com mais assertividade aproveitando seus talentos ao máximo.

3 – Ações generosas

O líder servidor é, acima de tudo, um líder generoso que empresta parte do seu tempo para ajudar os membros da sua equipe a resolver suas demandas. A ideia de liderança tirânica não só está fora de moda como não traz nenhum benefício para as organizações. O gestor tem como principal papel agregar os colaboradores e fazer com que eles trabalhem juntos.

Para quem está tentando seguir o caminho da gestão servidora, indico que comece a ter atitudes generosas na sua vida pessoal. Pense que quanto mais se tem, mais se pode dar para o outro. Ao oferecer seu tempo, seu conhecimento e sua experiência, tenha certeza que quem ganha é você também. Nesses momentos de aconselhamento se recebe alguma contrapartida, tenha certeza.

4 – Saber posicionar seus interesses

É fundamental que fique claro que liderança servidora não é sinônimo de liderança permissiva ou falta de pulso. O que classifica um líder como servidor é sua disposição para auxiliar o crescimento dos seus colaboradores, assim como colocar os interesses gerais da corporação acima dos seus próprios. Dessa forma, podemos dizer que se trata de um posicionamento de seus interesses abaixo do bem maior da companhia.

5 – Benefícios da liderança servidora

Esse tipo de liderança tem como característica central valorizar o capital humano da empresa como um dos seus bens mais valiosos. Dessa form, o principal benefício é conquistar resultados sólidos e duradouros. Muitas corporações podem reduzir significativamente os seus gastos com treinamento e capacitação de funcionários apenas com a inserção da cultura de liderança servidora.

A sinergia entre os membros da equipe também é um ponto que é beneficiado com esse tipo de liderança. Um ambiente organizacional em que as pessoas conseguem trabalhar bem entre si impacta diretamente no sucesso dos projetos. O líder servidor consegue fazer com que todas as peças do seu grupo encontrem espaço para realizar juntas. Por fim, cito como benefício desse perfil de liderança a redução da rotatividade.

Os profissionais que encontram um ambiente em que podem se desenvolver e com um bom relacionamento com os demais membros da equipe, tendem a permanecer reduzindo, assim, a taxa de rotatividade. Além de reduzir gastos a permanência dos funcionários, permite que a companhia construa uma imagem e uma história