Conheça os benefícios da Liderança Situacional para seu negócio

Conheça os benefícios da Liderança Situacional para seu negócio

Vivemos um tempo dinâmico em que mudanças ocorrem a todo minuto, nesse contexto a liderança situacional se mostra pertinente para as empresas que pretendem se manter a longo prazo no mercado. Se as condições econômicas, políticas e até culturais se mostram instáveis é necessário estar preparado para se adaptar a novas regras sempre que isso for relevante. O líder situacional consegue se moldar de acordo com as variantes.

O que é liderança situacional?

A origem da teoria da liderança situacional remonta ao final da década de 1960 quando os autores Paul Hersey e Ken Blanchard estavam escrevendo “Gerenciamento do Comportamento Organizacional”. O nome atribuído a essa teoria, inicialmente, foi ciclo de vida útil da liderança. Nas duas décadas seguintes, 1970 e 1980, os autores seguiram caminhos distintos trabalhando cada um a seu modo com a teoria.

Há duas formas de utilizar a teoria da liderança situacional sendo a primeira delas referente ao desenvolvimento de um indivíduo que se está liderando. Deve-se criar uma relação de longo prazo entre o líder e o liderado de maneira que o último consiga se desenvolver por completo com motivação. A segunda forma de utilizar essa teoria é aplicando-a a um projeto estabelecendo uma relação de curto prazo atingindo resultados de qualidade elevada.

Liderança situacional: Uma liderança para cada empreitada

A principal característica da liderança situacional é não ter um único modelo a ser seguido, basicamente o líder se adapta às condições e necessidades do projeto que deve realizar. Para ser um líder situacional é fundamental ter capacidade de moldar seu método de trabalho de acordo com cada projeto e com a disposição dos colaboradores da sua equipe.

Há de maneira geral quatro estilos de liderança situacional que podem ser adotadas pelo líder de acordo com o capital humano que possui nesse momento e não do que pode vir a ter:

Direção: se a equipe não está devidamente qualificada se mostra mais importante que o líder ofereça o direcionamento para os membros sem tanto foco no apoio.

Orientação: ao observar que a equipe não está tão qualificada quanto deveria, mas apresenta elevado comprometimento, o líder, deve oferecer direcionamento e apoio.

Apoio: nessa situação a equipe está bem qualificada, mas apresenta um nível variável de comprometimento de maneira que necessita de mais apoio e menos direcionamento do seu líder.

Delegação: um dos melhores cenários para se trabalhar, se tem uma equipe qualificada e altamente comprometida sendo possível apenas delegar as tarefas.

5 Benefícios da liderança situacional para o sucesso de uma empresa

Abaixo listei os principais benefícios que esse estilo de liderança pode trazer para um empreendimento.

1 – Gestão flexível

Como a base da liderança situacional é identificar as condições do capital humano que se tem disponível é mais fácil chegar a uma gestão flexível da equipe. A empresa tem muito a ganhar com essa flexibilidade uma vez que os liderados tendem a se sentir mais motivados a empregar em suas tarefas o seu melhor. O único cuidado a se tomar é não deixar que a flexibilidade seja confundida com permissividade, tenha firmeza em suas decisões.

2 – Comunicação fluida

O líder situacional deve ter pleno conhecimento a respeito dos seus liderados de maneira que consegue estabelecer um padrão de comunicação fluido e sem ruídos. O fato de direcionar as suas ações para as condições atuais faz com que o líder possa adotar sempre o tom mais adequado para se comunicar.

3 – Valorização do capital humano

Certamente esse é um dos estilos de liderança que mais valoriza o capital humano, colocar os colaboradores no centro do planejamento das ações é dar a eles motivação para entregar o seu melhor todos os dias. Com o passar do tempo esse reconhecimento de seu valor faz com que os funcionários se sintam parte da organização, é assim que se constrói uma identidade consolidada.

4 – Estímulo para ser um líder completo

Manter-se a frente de uma equipe por muitos anos pode não ser nada fácil, para conseguir estabelecer uma liderança mais versátil o líder situacional precisa se manter em constante aprendizado e transformação. É exatamente essa necessidade de constante mudança que torna esse indivíduo mais satisfeito e focado em realizar seu trabalho todos os dias. Além disso, a adaptação a diferentes cenários permite que o líder desenvolva novos conhecimentos.

5 – Desenvolvimento de confiança na equipe

A delegação de tarefas é um dos elementos mais relevantes da liderança situacional e para conseguir realizá-la no dia a dia é importante desenvolver a confiança entre liderados e líder. Um dos grandes benefícios que adotar esse estilo de liderança traz para a companhia é exatamente ter profissionais que atuam com maior engajamento entre si. No decorrer dos anos essa confiança se tornará uma rede de segurança capaz de alavancar os resultados.

Gostou de saber mais sobre a liderança situacional? Compartilhe em suas redes sociais!

 

Copyright:1315451216 – https://www.shutterstock.com/pt/g/fizkes