Como melhorar a capacidade de liderar pessoas

Como melhorar a capacidade de liderar pessoas

A responsabilidade de liderar pessoas pode pesar sobre alguns ombros e sobre outros ser extremamente leve. Dentre outros fatores que geram essa diferença estão algumas características natas e influência do próprio ambiente. O que todo líder deve saber é que sua capacidade de liderança pode ser desenvolvida e aprimorada quando se foca nas questões certas.

Como Melhorar a Capacidade de Liderar Pessoas

Abaixo vou apresentar alguns tópicos que podem ser trabalhados com o objetivo de desenvolver uma liderança mais segura e assertiva. A figura do líder deve ser inspiradora e estimular o melhor naqueles que o seguem.

– Líderes encorajam jamais intimidam

Quem decide liderar pela intimidação jamais terá sucesso em sua empreitada haja vista que é muito mais fácil obter bons resultados daqueles que trabalham com inspiração e não com medo. O líder deve ter o respeito dos seus subordinados da mesma maneira que deve respeitá-los, o problema é que algumas pessoas confundem respeito com medo. Entenda que o seu papel estando a frente dos projetos é o de incentivar.

– Decisões conscientes

Uma das principais pressões que podem recair sobre os líderes é a de tomar decisões com um imediatismo que pode se tornar seu grande inimigo. A capacidade de decidir rapidamente diante de diferentes cenários é sim relevante, mas essas decisões precisam ser conscientes e com o máximo de informações possível sobre os problemas. Para isso o líder deve estar a par do trabalho realizado por sua equipe e das possíveis dificuldades que surgirão à frente.

– Comunicação assertiva

A comunicação é uma das teclas mais batidas quando o assunto é aprimorar a liderança, no entanto, ainda existe uma questão que fica solta, a que diz respeito a assertividade da mesma. Em muitas equipes existe a comunicação entre o líder e os subordinados, mas sem a eficácia necessária. É preciso entender a comunicação como uma via de mão-dupla em que as duas partes compartilham os seus saberes em busca de soluções completas.

– Capacidade empática

A palavra empatia é uma das mais citadas, atualmente, e não é para menos, parece que está cada vez mais escassa no ambiente de trabalho. A capacidade de se colocar no lugar do outro entendendo as suas dificuldades é o que possibilita a construção de um trabalho mais eficaz de equipe. O líder deve dar o exemplo para os membros da sua equipe da maneira como eles devem se portar uns com os outros além de ter mais capacidade de ajudar aqueles que se encontram em dificuldade.

– Conhecimento dos membros da equipe

Esse tópico tem relação com o anterior, pois somente com o conhecimento das pessoas com que se trabalha é possível desenvolver empatia. Além dos ganhos para o relacionamento pessoal, o conhecimento dos membros da equipe, proporciona ganhos profissionais. O bom líder consegue identificar quais são as características mais proveitosas de cada um dos seus colaboradores extraindo o melhor de cada um.

– Inteligência emocional

Todo indivíduo deveria ter a sua inteligência emocional bem desenvolvida, no entanto, os líderes necessitam dela demasiadamente haja vista que estão submetidos a situações cotidianas altamente estressantes. Quando se está na posição de liderança não é permitido ter destemperos ou agir pelo calor da situação. O líder deve ser sereno e deixar claro para as pessoas que o rodeiam que tem um canal de comunicação aberto, que todo mundo pode conversar com ele independente de qual seja o problema.

– Exemplos positivos

É muito difícil respeitar uma pessoa que diz uma coisa e faz o contrário, não é mesmo? A filosofia do faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço não funciona no ambiente corporativo. A liderança deve estar calcada no exemplo de boas atitudes, os subordinados aprenderão muito mais com a forma como o líder age do que através de palavras que se perdem com o tempo.

– Reciclagem de conhecimento constante

Para liderar é necessário estar pronto para reciclar seus conhecimentos constantemente. Uma das grandes dificuldades que alguns profissionais em posição de liderança encontram é a de compreender que reconhecer que não se sabe tudo não é uma fraqueza e sim um excelente exemplo. Ressalto ainda que a evolução tecnológica tornou as mudanças em diferentes setores aceleradas de maneira que o líder precisa se manter atualizado.

– Carisma

Esse tópico pode gerar a discussão a respeito do carisma ser ou não uma característica nata, a verdade é que mesmo que você acredite não ter carisma pode mudar isso ao passar a ter uma visão mais positiva de si mesmo. Cada indivíduo é o ‘vendedor’ de si mesmo, quem não identifica suas qualidades dificilmente conseguirá se apresentar como algo interessante para os demais. A sua transformação num bom líder começa com a maneira como se vê e se posiciona no seu círculo social.

Gostou de saber mais sobre como se tornar um líder melhor? Então compartilhe com seus amigos em suas redes sociais!

Créditos da Imagem: Shutterstock