Entenda mais sobre Liderança Transformacional e suas principais características

Entenda mais sobre Liderança Transformacional e suas principais características

O conceito de liderança transformacional tem sido cada vez mais discutido no âmbito corporativo como uma forma de tornar o ambiente organizacional mais adaptado para as necessidades do mercado. Líderes que seguem esse escopo de gerência de pessoas contam com um trabalho mais assertivo para realizar projetos com maior complexidade porque têm o melhor de cada membro da equipe. Preparado para conhecer com mais detalhes esse tipo de liderança?

O Que é Liderança Transformacional?

Consiste numa liderança em que o gestor tem a capacidade de transformar o ambiente de trabalho alterando a realidade a sua volta conquistando dessa maneira resultados mais significativos e palpáveis. O líder com atuação transformacional é aquele que consegue resolver problemas de todas as naturezas, dos mais simples aos mais complicados e sem se estressar no processo.

Nessa liderança o trabalho é realizado com foco e estratégia para alcançar os resultados desejados a partir do comprometimento de todos os profissionais envolvidos. A transformação do ambiente para oferecer mais acolhimento para os membros da equipe é o que permite que o trabalho transcorra com o máximo de eficiência. Há uma grande sensibilidade e empatia que permitem transformar comportamentos dos profissionais envolvidos.

O Líder Transformacional Lidera Pelo Exemplo

O principal diferencial do líder transformacional é que ele gerencia a sua equipe por meio de exemplos positivos. Já se foi o tempo em que os integrantes de um grupo aceitavam que o líder pregasse uma coisa e fizesse outra. Hoje em dia, há uma grande necessidade de se espelhar em que está à frente do grupo. Para instituir a liderança transformacional é fundamental que o gestor esteja preparado para ser observado por seus subordinados e ter seu comportamento copiado.

Adaptabilidade

O ritmo moderno instituído pela internet e outras comodidades tem exigido que os líderes de equipe consigam se adaptar e promover adaptabilidade em suas equipes numa velocidade muito mais rápida. Tal capacidade de influência e transformação se reflete no aumento da competitividade para tornar uma companhia mais relevante em comparação com as suas concorrentes. Lideranças que transformam são essenciais para as organizações que querem se destacar no mercado.

Quais são as competências necessárias para ser um líder transformacional?

Na liderança transformacional o papel do gestor é ser um agente de mudança do seu entorno para conseguir engajar as pessoas na busca por objetivos comuns e na realização de grandes feitos. Para assumir essa posição o líder precisa ter carisma, capacidade de empatia, instinto de inovação entre outras características que contribuam para a promoção de mudanças significativas em seu entorno.

As mudanças citadas não devem ocorrer somente no ambiente organizacional geral, mas também ser referentes às pessoas que o compõem. A capacidade de tocar e modificar pensamentos e crenças previamente arraigadas é o que permite que um líder seja um promotor de transformações nos contextos em que estão inseridos. O líder que transforma sabe quando precisa fazer algo como exemplo e quando deve delegar tarefas.

Comunicação é a Chave Dessa Liderança

Para conseguir engajar todos os membros da equipe em prol da realização de um mesmo objetivo é necessário que o líder tenha plena capacidade de comunicação. Nem sempre o que é dito pelo emissor é compreendido da forma mais assertiva pelo receptor. Cabe ao líder transformacional estabelecer um estilo comunicativo que abarque todas as crenças e significados que têm relação com aqueles que estão ouvindo.

Antecipação de Problemas

No contexto da liderança transformacional o líder precisa antecipar os problemas oferecendo soluções que sejam pertinentes. Dessa habilidade depende a confiança dos liderados e o fortalecimento de um relacionamento mais positivo no dia a dia. Nem todo mundo tem essa visão naturalmente, mas pode desenvolvê-la aprendendo a ser mais observador e reconhecendo os mecanismos que sempre resultam em problemas sérios.

Equilíbrio

Um ambiente em que há equilíbrio e relações tranquilas entre os membros proporciona mais chances de realização de projetos significativos. O equilíbrio a que me refiro é o de ter momentos de feedbacks positivos e negativos assim como períodos em que o ritmo está mais acelerado assim como outros em que há mais tempo para pensar a respeito das ações que devem ser tomadas.

Manutenção da Busca Por Desafios

Na liderança transformacional é essencial que os membros da equipe estejam sempre engajados na busca pela realização de algum desafio. Trabalhar para uma realização é uma forma de permanecer sempre preparado para responder ao mercado. Quem não se sente instigado a realizar as suas tarefas cada vez melhor pode perder a sua motivação e acabar tendo um desempenho com menos foco e qualidade com o passar do tempo. Lembrando que desafios não são sinônimos de metas impossíveis e que todo mundo precisa de intervalos entre projetos que demandam muita energia física e mental.

Gostou de saber mais sobre o conceito de liderança transformacional? Deixe seus comentários a respeito abaixo e compartilhe em suas redes sociais!

 

Saiba mais sobre Liderança e assuntos relacionados. Inscreva-se no meu canal. Inscreva-se agora!