Entenda o paralelo entre visão de águia e o mundo empresarial e de liderança

Entenda o paralelo entre visão de águia e o mundo empresarial e de liderança

A visão de águia é uma das características mais relevantes para as aves de rapina que recebem esse nome porque permite que elas identifiquem perigos e alimento a uma distância considerável. No universo corporativo é interessante que os empreendedores desenvolvam essa visão com foco que permite identificar boas oportunidades antes que seus concorrentes o façam.

Entendendo o que é a visão de águia no contexto empresarial

Provavelmente você conhece a história de alguém que tinha uma excelente oportunidade bem embaixo do seu nariz, mas deixou escapar. Isso acontece quando o empresário não tem uma visão focada nas brechas para alcançar os resultados desejados. A seguir vou explicar, através de uma lista de tópicos, o que é a visão de águia dentro do cotidiano corporativo.

– Observação em 360°

Indivíduos que têm uma visão de águia tendem a observar atentamente tudo o que está ao seu redor, fazer um acompanhamento em 360° de maneira a identificar ponto em que podem ser criadas oportunidades. Novos nichos de mercado nascem dessa observação com foco em detectar problemas que nem mesmo as pessoas que serão beneficiadas sabem que existe. Trata-se de uma forma de antecipar o passo seguinte oferecendo a solução para um problema que ainda não foi reconhecido.

– Curiosidade

Não basta apenas observar com atenção o entorno, para determinar as oportunidades que podem ser aproveitadas é importante ser uma pessoa questionadora e curiosa. Dificilmente uma ideia vencedora estará clara de início, é importante pensar de que maneira a problemática identificada pode ser resolvida e como a sua companhia pode se tornar a resposta.

– Será que a oportunidade identificada é realmente uma oportunidade?

Essa pergunta deve fazer parte do seu cotidiano empresarial, afinal é ela que vai ajudar a diferenciar as ideias com potencial de serem bem-sucedidas daquelas que não têm chances verdadeiras. Uma oportunidade se caracteriza como uma ideia que atende a uma demanda existente ou que irá existir. Se a sua ideia não atende a nenhuma necessidade do mercado então não é uma oportunidade, lembre-se que é necessário ter um público consumidor para sustentar os seus planos.

– Uso de ferramentas para aguçar a sua visão

Para que a visão de águia se torne realmente completa é importante utilizar ferramentas que permitam aguçá-la. Leituras edificantes, cursos de aperfeiçoamento, trocas de experiências com outros empresários entre outras ferramentas ajudam a ampliar o seu horizonte. Para enxergar as oportunidades você precisa aprender como olhar com mais assertividade.

– Aprenda a visualizar a oportunidade a longo prazo

Identificar oportunidades é a apenas o primeiro passo para utilizar a sua visão de águia com assertividade. Além de saber como fazer para obter sucesso no mercado é crucial que o empresário consiga fazer uma análise a longo prazo dessa oportunidade. Nem toda ideia tem realmente potencial para se consolidar a longo prazo, vale a pena pensar em quais são as suas chances de sucesso e se forem apenas momentâneas considerar o quanto é válido investir somente nesse período.

– Crie cenários favoráveis

Ao ter uma ideia que pode atender a uma nova demanda do mercado é importante fazer uma análise das condições favoráveis e desfavoráveis para que esse plano seja colocado em prática. Saiba que em 99,9% dos casos você terá que adequar os cenários para que se tornem mais profícuos para o seu planejamento. Levante os pontos positivos e os negativos que podem se tornar barreiras para que sua ideia seja colocada em prática plenamente.

– Tenha um plano

A visão de águia não pode se restringir a enxergar uma brecha para colocar uma ideia em execução também deve ser levada em consideração para que se construa um plano com etapas sólidas que contribuam para o sucesso no final da empreitada. Boas ideias podem acabar não dando em nada se não forem executadas com cuidado e com um planejamento bem pensado.

– Treine sua visão de águia

Nem todo mundo tem a chamada de visão de águia nata, se você está nesse grupo saiba que é possível desenvolver essa ferramenta. Minha recomendação é ter foco e passar a aplicar essa metodologia em seu dia a dia. Você pode se valer dessa visão estratégica em sua vida pessoal, por exemplo, identificando maneiras de melhorar o seu relacionamento com amigos e familiares.

Torne-se mais observador percebendo quais são as situações em que as pessoas que o cercam estão mais felizes e em quais parecem desconfortáveis. Passe a criar mais momentos alegres para as pessoas e receba como resposta o melhor que elas podem dar. Usar o que observamos a nosso favor é uma forma de criar cenários mais favoráveis, isso vale tanto para o âmbito pessoal quanto para o corporativo.

Você considera que tem visão de águia? Deixe seus comentários abaixo e compartilhe esse conteúdo com seus amigos em suas redes sociais!

Créditos da Imagem:  Por Vaclav Sebek – ID da foto stock livre de direitos: 1246143424