Um bom líder deve saber lidar com críticas. Saiba como.

Um bom líder deve saber lidar com críticas. Saiba como.

Aceitar uma crítica construtiva é importante para o crescimento pessoal e profissional de um bom líder. No entanto, mesmo que todo mundo entenda essa colocação na teoria, ainda são poucos os que a colocam em prática. Ter dificuldades para assumir erros e ouvir críticas pode levar um gestor de talento ao fracasso. A questão central é que, mesmo sendo muito profissional, pode ser complexo deixar a percepção pessoal de lado.

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Aprendendo a Reconhecer uma Crítica Construtiva

O primeiro passo para saber como lidar com críticas é saber distinguir as construtivas das destrutivas. Como os seus nomes já indicam, a primeira se caracteriza por fazer uma avaliação focada na melhoria do indivíduo, enquanto a segunda tem apenas o desejo de desestabilizar o profissional. Para conseguir fazer essa identificação, o primeiro passo consiste em ouvir com atenção o que lhe é dito.

Reflita de que maneira a crítica pode te ajudar a crescer e evitar situações de erro e conflito. Lembre-se que somos incapazes de ver muitas coisas com nossos próprios olhos e precisamos dos outros para aventar uma mudança. Saiba que, até mesmo as críticas destrutivas, podem servir de base para identificar pontos em que se pode melhorar significativamente. Basta usar o que lhe é dito como base para se tornar mais eficiente na realização das suas tarefas.

Aprenda a Lidar Com Críticas

A seguir, listei alguns tópicos que serão de grande ajuda para que você consiga aprender a lidar com críticas de maneira mais positiva e extraindo o melhor para seu crescimento profissional.

Autorreflexão

Não há esforço que ajude a tornar o recebimento de críticas agradável, porém, mesmo não sendo a melhor experiência da vida, é possível fazer uma autorreflexão a partir delas. Pense a respeito dos feedbacks que as outras pessoas estão te dando para ser capaz de identificar os pontos em que não está sendo assertivo e assim poder corrigi-los.

Valorizar a opinião dos subordinados

Uma realidade que está presente em diversas corporações é a da centralização do poder e tomada de decisões nas mãos do gestor de cada setor. Aceitar uma crítica construtiva vinda de um subordinado é uma forma de demonstrar que há valorização da opinião do mesmo. Quando as pessoas se sentem integradas e ouvidas tendem a ser mais dedicadas, tornando-se mais produtivas.

Além disso, é essencial ter a percepção de que ninguém sabe tudo ou consegue ter o melhor discernimento a respeito de todas as coisas. Sendo assim, ouvir o que os demais têm a dizer é uma maneira de aumentar as chances de acerto. O bom líder é aquele que ouve críticas e aceita opiniões dos demais.

Não leve as críticas para o lado pessoal

O principal motivo de conflito nos escritórios é que boa parte dos funcionários leva as críticas para o lado pessoal. Nesse ponto, o líder deve saber como lidar com críticas feitas a ele e aos demais membros da equipe para evitar que tenha início um embate. A liderança pelo exemplo é, certamente, a mais efetiva, então comece demonstrando que entende todos os comentários sobre seu desempenho como críticas profissionais.

Nas reuniões e outras situações em que um dos membros for criticado, procure conversar a respeito. Ofereça um direcionamento de como resolver os pontos que foram levantados pelos colegas, deixando sempre muito claro que as soluções estão no trabalho por ser uma questão do ambiente profissional.

Desenvolvimento de inteligência de emocional

Lidar com críticas no dia a dia do trabalho contribui para o desenvolvimento da inteligência emocional. O líder competente sabe manter as suas emoções sob controle para que não acabe explodindo numa situação estressante. Ponderar as críticas é uma maneira de fazer esse exercício de ações equilibradas. O segredo está sempre em não agir excessivamente e nem ser passivo.

Mantenha a conversa num tom de voz tranquilo

Se você ainda tem muitas dificuldades em saber como lidar com críticas, deve ficar atento ao seu tom de voz quando estiver debatendo sobre as mesmas. Ao perceber que o tom da conversa está sendo elevado, respire fundo e recupere o seu eixo. Lembre-se que, de maneira geral, se trata apenas de uma questão de trabalho que deve ser discutida e mantida dentro dos limites do escritório.

Faça anotações de questões pendentes

Para que todas as críticas que foram feitas a você possam ser devidamente avaliadas e absorvidas, é interessante ter o hábito de fazer anotações. Assim, você pode, de tempos em tempos, fazer uma comparação entre o que diferentes pessoas te disseram, encontrando pontos em comum em cada crítica construtiva e percebendo onde estão os pontos que precisam ser melhor trabalhados. Tente, de verdade, mudar o que não está caminhando bem para se tornar um profissional com mais confiança e uma pessoa melhor.

O que você achou das dicas de como lidar com críticas? Pretende aplicar essas recomendações em seu dia a dia?

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