História e trajetória de Abílio Diniz

História e trajetória de Abílio Diniz

A trajetória de Abilio Diniz é bastante inspiradora para quem deseja empreender, pois ele se tornou o nome mais consagrado e bem-sucedido do varejo no Brasil. Saindo de um contexto de bullying na escola para se tornar dono de uma das maiores redes de supermercados do país é reconhecido por sua grande capacidade de liderança. Sua história contribui com importantes lições para quem está iniciando no empreendedorismo.

A trajetória de sucesso de Abílio Diniz

Nascido em 1936, em São Paulo, Abilio Diniz é o mais velho de seis irmãos. Quando jovem sofreu bullying na escola por ser muito tímido. Baixinho e acima do peso ele resolveu começar a praticar artes marciais, logo o esporte se tornou sua ferramenta de defesa.

Apaixonado por esportes também jogava futebol como goleiro, a disciplina necessária para os esportes contribuiu significativamente para sua ascensão como empresário. Por muito tempo Diniz foi reconhecido por ter um temperamento forte inclusive com fama de gostar de uma boa briga. Hoje em dia é uma pessoa muito mais calma.

Aos 12 anos iniciou sua carreira profissional trabalhando com seu pai numa doceria chamada Pão de Açúcar. Nesse momento talvez ele nem imaginasse o quanto esse nome seria relevante em sua história. Após concluir o segundo grau no renomado Colégio Mackenzie, Diniz graduou-se em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas em 1956.

Como tudo começou

No ano de 1959, Abilio Diniz estava com tudo pronto para fazer pós-graduação em Michigan, nos Estados Unidos. Porém, seu pai lhe propôs sociedade em um novo empreendimento, um supermercado chamado Pão de Açúcar. O jovem viu uma boa oportunidade e decidiu ficar fundando com seu pai a primeira unidade da rede varejista de maior porte da América Latina.

Em paralelo ao crescimento da empresa que abriu diversas filiais, Abilio conheceu e se casou com Auri em 1960. O casal teve quatro filhos. Com grande sucesso junto à classe média a organização da família Diniz comprou a rede Sirva-se em 1965. Em 1968 o empresário já contava com 40 lojas e mais de 1.600 funcionários.

Consagração esportiva

A paixão pelos esportes se intensificou e ele se tornou tricampeão brasileiro de motonáutica. No ano de 1970 realizou outro grande feito, junto ao seu irmão Alcides conquistou as Mil Milhas de Interlagos.

Afastamento dos negócios

No período entre os anos de 1979 e 1989, Diniz participou do governo contribuindo com seu conhecimento para o estabelecimento de soluções para a economia brasileira. Sua atuação foi relevante para o país, mas acarretou num afastamento da companhia familiar. No final da década de 1980, os irmãos de Abilio entraram em disputa para decidir quem assumiria a gestão da organização.

Como solução para essas brigas o empresário decidiu comprar a participação dos irmãos na sociedade assumindo então o controle. Na sequência ele vendeu as ações. Além desses problemas ele ainda passou uma situação bastante traumática em 1989, um sequestro que durou sete dias. O tempo no cativeiro, um cubículo no subterrâneo, fez com que ele compreendesse a importância de ser humilde e sua vulnerabilidade.

Corte, concentre e simplifique

Depois de enfrentar as desavenças familiares e o sequestro, Abilio Diniz precisou reunir forças e muita calma para salvar a rede Pão de Açúcar da falência no começo da década de 1990. Com o negócio tendo cada vez mais dificuldades ele decidiu aplicar o seu lema “Corte, concentre e simplifique” para dar a volta por cima. Após uma completa reformulação a empresa voltou aos trilhos e em 2003 se tornou sócia do grupo francês Casino.

Crescimento

Diniz casou-se em 2004 com Geyze Marchesi e dessa nova união nasceram mais dois filhos. Parece que a felicidade pessoal se estendeu também para a vida empresarial já que a rede Pão de Açúcar adquiriu outra gigante do varejo, o Ponto Frio. No ano de 2009 foi à vez se tornar sócio das Casas Bahia.

Consagrado como uma lenda do universo empresarial se tornou presidente do Conselho de Administração da BRF em 2013 deixando o posto de presidente do Grupo Pão de Açúcar. Continuou o processo de ampliação dos seus negócios com a compra de participações da Carrefour S.A e Carrefour Brasil. Tornou-se membro do Conselho de Administração do Grupo Carrefour no ano de 2016. Hoje ele é o terceiro maior acionista da rede Carrefour.

Uma lenda

Abilio Diniz é um nome que traz grande inspiração para quem está começando como empreendedor e sabendo disso ele lançou três livros para compartilhar seus conhecimentos. No livro “Caminhos e Escolhas — O caminho para uma vida mais feliz” ele fala a respeito dos momentos que decidiram o seu sucesso.

Já no segundo título “Novos Caminhos, Novas Escolhas” Diniz explana sobre a forma como se reinventou ao longo da sua trajetória. Por fim ele lançou “Abilio – Determinado, Ambicioso, Polêmico”, que é uma biografia em que apresenta sua história com detalhes.

Gostou de conhecer mais da história de Abilio Diniz? Aproveite para compartilhar o artigo com os seus amigos e passar as informações adiante! 

 

Copyright: 1422343709 – https://www.shutterstock.com/pt/g/YOZAYO