Conheça as maiores empresas do mundo

Conheça as maiores empresas do mundo

Todos os anos, a revista Fortune divulga uma lista com as 500 maiores empresas do mundo. Juntas, elas geraram quase 28 trilhões de dólares no ano de 2016, além de mais de 60 milhões de empregos. No artigo de hoje falarei sobre as 10 primeiras colocadas dessa lista e o que elas fizeram para se tornar as grandes empresas que são hoje. Continue acompanhando e saiba mais.
 

Lista das Grandes Empresas Que Mais Se Destacaram no Ano de 2016

 
Apenas 7 companhias brasileiras entraram na lista da Revista Fortune, são elas: Petrobras, Banco do Brasil, Itaú, JBS, Bradesco, Vale e Ultrapar. Confira, a seguir, as 10 empresas multinacionais que ficaram nos primeiros lugares dessa lista.
 

1 – Walmart

 
Com receita de 485 bilhões de dólares, o Walmart continua dedicando esforços em adaptar o negócio que começou físico ao mundo digital. A companhia tem investido de forma pesada em tecnologia e se utiliza do poder de ser a maior empresa do mundo para oferecer os melhores preços e, assim, aumentar sua participação no mercado, desbancando rivais como a Target e a Amazon.
 
O Walmart opera mais de 11.000 lojas físicas em 28 países e está presente em 11 países por meio de sites de e-commerce. Foi fundada em 1945 e está sediada em Bentonville, no estado americano de Arkansas.
 

2 – State Grid

 
A empresa estatal teve receita anual de 315 bilhões em 2016 é a maior companhia de energia elétrica do mundo, sendo detentora de um monopólio na China. Fundada em 2002, seus negócios giram em torno de construção e operação de redes de energia. Ela detém e gere 5 empresas de rede de energia regionais e 24 empresas de energia elétrica. Em 2015, ficou em quinto lugar no ranking, o que mostra que teve um desenvolvimento considerado bastante rápido em apenas um ano.
 

3 – Sinopec Group

 
A estatal chinesa de petróleo e gás se originou da antiga China Petrochemical Corporation e reina como o terceiro maior produtor de produtos químicos para venda desde 2014. Fundada em 1998 e com receita de 267 bilhões, a Sinopec explora tudo o que é relacionado com a energia, desde o óleo tradicional até carvão. Está em processo de expansão, garantindo contratos com a empresa da Mongólia Petro Matad e um contrato de EPC na Rússia.
 

4 – China National Petroleum

 
Explorando as operações de produção de hidrocarbonetos onshore e offshore, a estatal chinesa é a maior empresa integrada de energia na China. A CNPC, como também é conhecida, integra a carteira de negócios de uma provedora de petróleo e serviço de campo petrolífero, além de atuar na indústria de petróleo e gás.
 
Como a energia renovável está se tornando mais barata e mais comercializável no mundo, CNPC tem como desafio se adaptar por conta do aumento dos padrões de proteção ambiental e, também, pela crescente demanda por esse tipo de energia no país. Especialmente porque a China é um dos líderes do acordo climático de Paris, firmado em 2015.
 

5 – Toyota Motor

 
A gigante japonesa é a quinta maior empresa do mundo em termos de receita, somando 254 bilhões, bem como o maior fabricante de automóveis do planeta. É líder de mercado mundial em termos de venda de carros elétricos híbridos e a fabricante do carro popular Prius, um dos híbridos mais vendidos, com mais de 6 milhões de exemplares vendidos no mundo inteiro desde janeiro de 2017. A Toyota produz veículos para cinco marcas, incluindo sua homônima, Lexus, Hino, Ranz e Daihatsu.
 

6 – Volkswagen

 
A companhia que mais vende carros em todo o mundo, a Volkswagen é uma empresa automobilística alemã que foi criada com a missão de fabricar carros para o povo. A Frente Alemã Para o Trabalho, uma organização que foi criada para substituir os sindicatos que foram extinguidos pelo regime nazista, criou a Volkswagen para projetar um carro que fosse acessível, ao contrário dos veículos luxuosos fabricados no país na época.
 
Os principais mercados da empresa são China e a Alemanha. A Volkswagen controla muitas marcas de carros e caminhões, incluindo Audi, Seat, Lamborghini, Bentley, Bugatti, Scania, MAN e Skoda.
 

7 – Royal Dutch Shell

 
A companhia de petróleo e gás anglo-holandesa é uma das seis gigantes do petróleo. A Shell trabalha na exploração, produção, refino, distribuição e comercialização de produtos petroquímicos e energia, incluindo as renováveis, como biocombustíveis e vento. A empresa opera em mais de 70 países e produz cerca de 3,7 bilhões de barris de petróleo por dia.
 

8 – Berkshire Hathaway

 
A Berkshire Hathaway é, hoje, um conglomerado de dezenas de empresas, que inclui desde a companhia de seguros de carro Geico, até a fabricante de roupas íntimas Fruit of the Loom e a companhia ferroviária Burlington Northern. A Berkshire gera cerca de três quartos de sua receita por meio de negócios operacionais não financeiros. A empresa foi fundada em 1889 e está sediada em Omaha, cidade localizada no estado americano de Nebrasca.
 

9 – Apple

 
Depois de mais de uma década de sólido crescimento devido ao sucesso do iPod e, depois, do iPhone, a Apple passa por uma estagnação nas vendas, comparando com o sucesso em anos anteriores. Entretanto, a empresa de capital aberto mais rentável do mundo está investindo pesadamente em softwares e em novas áreas. A Apple foi fundada em 1977 e está sediada em Cupertino, no estado da Califórnia.
 

10 – Exxon Mobil

 
Com receita de 205 bilhões, a Exxon Mobil é a maior empresa de petróleo e gás de capital aberto do mundo. Sua sede está localizada em Irving, no estado americano do Texas e é fruto de uma fusão realizada em 1999, entre as empresas Exxon e Mobil. Ela opera através das marcas Mobil, Exxon e Esso. Em relação ao valor de mercado, a companhia figura o segundo lugar, ficando apenas atrás da Apple.
 
Essa foi a lista com as dez maiores empresas do mundo. Aproveite para compartilhar este artigo em suas redes sociais e passe o conhecimento adiante!