Conheça a história do Mc donalds

Conheça a história do Mc donalds

A história do McDonalds é um case interessante a respeito de como uma ideia relativamente simples pode se tornar um dos maiores empreendimentos mundiais. A criação da rede de fast food que remonta a década de 1930 serviu de base para um filme hollywoodiano intitulado “Fome de Poder”. Se você tem curiosidade para conhecer essa trajetória rumo ao sucesso exponencial continue lendo.

História do McDonalds: Como tudo começou

A maior rede de lanchonetes de hambúrgueres do mundo nasceu de uma barraca de cachorro-quente chamada Airdome, aberta em 1937, pelos irmãos Dick e Mac McDonald na cidade de Arcádia, na Califórnia. No dia 15 de maio de 1940 os irmãos convertem a barraca Airdome num restaurante chamado McDonald´s. O novo negócio fica situado na Rota 66 e tinha em seu cardápio 25 itens sendo a maior parte deles churrasco.

Uma curiosidade interessante é que o primeiro hambúrguer do McDonalds custou US$ 0,15 e o atendimento seguia um padrão da época em que os garçons atendiam os clientes sobre patins. Analisando as vendas os irmãos perceberam que a principal fonte de lucros era os hambúrgueres, eles decidiram então fechar o empreendimento por um tempo para criar uma linha de montagem dos sanduíches agilizando e barateando o processo de produção.

A franquia de McDonalds

A reabertura do McDonalds aconteceu no ano de 1948 e a grande novidade era que seu cardápio oferecia apenas hambúrgueres, batatas fritas e milk-shakes. Não demorou para que a lanchonete de serviço rápido se tornasse um grande sucesso e a partir de 1953 seus donos, os irmãos McDonald, passaram a trabalhar com franquias. Neil Fox entrou para a história como o dono da primeira franquia do McDonalds.

A segunda franquia foi aberta em Phoenix, Arizona e essa unidade foi a primeira a utilizar o estilo dos arcos dourados. O restaurante original foi remodelado, ainda em 1953, seguindo o mesmo modelo em busca de uma padronização. A quarta loja McDonalds foi aberta na esquina da Lakewood com Florence Avenue em Downey, Califórnia e como funciona até os dias de hoje é a loja da rede mais antiga atendendo.

Ray Kroc: A chave para o crescimento exponencial

O ano de 1954 foi decisivo na história do McDonalds, pois a rede foi descoberta pelo empreendedor de máquinas de milk-shake Ray Kroc que percebeu o grande potencial da marca oferecendo aos seus donos a possibilidade de ampliar o alcance das unidades franqueadas para além da Califórnia e do Arizona. Kroc ficou com a primeira franquia fora desse eixo e deu início a um intenso trabalho de venda da marca.

McDonald’s Systems, Inc.

Na biografia da marca McDonalds, o dia de 2 de março de 1955 – data de fundação do McDonald’s Systems, Inc. por Ray Kroc – é considerado como o início da empresa, mas não se pode esquecer o trabalho de 15 anos realizado pelos irmãos McDonald. Em 15 de abril do mesmo ano, Kroc, abriu a nona franquia da rede em Des Plaines, Illinois, tendo o faturamento de US$366.12 somente no primeiro dia de operação.

Ronald McDonald

Na década de 1960 Kroc percebeu que para fazer o empreendimento se consolidar precisava encontrar uma forma de tornar os restaurantes McDonald algo familiar. Quando um show infantil chamado Bozo’s Circus (Circo do Bozo) foi cancelado, seu intérprete Willard Scott foi contratado para interpretar a mascote da rede de hambúrgueres, o palhaço Ronald McDonald.

Os comerciais com o personagem deram certo e logo sua imagem se espalhou por todo o país por meio de campanha de marketing. Quando a marca avaliou que a imagem de Scott e seu figurino não eram mais adequados para a rede desenvolveu novos personagens para a chamada McDonaldland. Ainda nos anos 1960, Kroc, mudou o nome da empresa para Corporação McDonald’s e iniciou o projeto de espalhar as franquias pelo mundo.

Inspiração

Você já ouviu a máxima de que nada se cria, tudo se copia? Pois, de alguma forma é válido para o McDonalds que serviu de inspiração para ninguém menos do que James McLamore, fundador do Burger King e Glen Bell, criador do Taco Bell.

Fome de Poder: o filme sobre a história do McDonalds

O longa que conta a história da maior rede de lanchonetes do mundo traz no papel do ambicioso Ray Kroc o ator Michael Keaton. Um dos enfoques do filme é a forma como Kroc reconheceu o potencial da rede e depois de adquirir uma participação no negócio foi eliminando aos poucos os seus fundadores, os irmãos McDonald.

Uma das principais barreiras para o crescimento do empreendimento era a resistência que os irmãos McDonald tinham de expandir a rede perdendo dessa forma o controle da gestão de processos que era tão relevante para eles. Kroc surge como o sócio que faz de tudo para corrigir essa postura empresarial conservadora. Vale a pena assistir ao filme para entender como grandes sonhos podem se tornar grandes realizações.

Gostou de conhecer melhor a história do McDonalds? Deixe seus comentários abaixo!

 Copyright:  209467111 – https://www.shutterstock.com/pt/g/wolterk