Veja minha entrevista e veja porque investir em capacitação e profissionalização é tão importante

Veja minha entrevista e veja porque investir em capacitação e profissionalização é tão importante

A graduação é a porta de entrada para o mercado de trabalho. É a partir dela que adquirimos os conhecimentos para os primeiros passos na profissão escolhida. Porém, com a crescente competitividade no ambiente corporativo é preciso buscar diferenciais para se destacar. E isto é possível por meio dos MBA, pós-graduações, mestrados e doutorados. Mas como decidir qual caminho seguir?

A Pós-graduação é uma especialização, com duração de 1 a 2 anos, que possibilita ao profissional ampliar seus conhecimentos em determinada área. Já o MBA é direcionado para área de negócios e administração. Ambos são indicados para quem deseja adquirir conhecimento de mercado especializado e focar em uma área de atuação.

O Mestrado por sua vez é uma formação de continuidade de estudo. O curso vai além das matérias convencionais da graduação e pós, sendo voltado tanto para o meio acadêmico, por meio de reflexões teóricas, como pelo aprofundamento do conhecimento em uma área específica.  Por fim, no Doutorado você desenvolve estudos e pesquisas sobre a área escolhida, lança projetos e novas teorias para determinado assunto.  O Doutorado é recomendado para pessoas que desejam seguir a carreira acadêmica e de desenvolvimento de pesquisas e projetos, o que não as impedem de estar no mercado convencional.

Segundo Marcus Marques, Master Coach e diretor executivo do Instituto Brasileiro de Coaching, não existe uma idade ideal para iniciar cada curso. “Ele deve estar dentro do seu planejamento de carreira. A partir daí, é preciso analisar o mercado e as oportunidades que surgirão com a conclusão de tal especialização”, diz.

O especialista ainda observa que algumas profissões exigem determinadas formações, enquanto outras não. “ Muitas vezes, isso dependerá de cada profissional e de seus anseios para o futuro. Geralmente, pós-graduações e MBAs são bem-vindos para especialistas e gestores. Já mestrados e doutorados são bem quistos por empresas que possuem campo de pesquisa desenvolvido”, afirma.

Link da Matéria – http://abiliodiniz.com.br/lideranca/carreira/profissional-especializado/