Confira minha entrevista para o portal Santander e veja minhas dicas para inspirar sua equipe

Confira minha entrevista para o portal Santander e veja minhas dicas para inspirar sua equipe

Uma liderança inspiradora é capaz de desenvolver, engajar e motivar os colaboradores, influenciando, assim, na produtividade da equipe. Para isso, o gestor deve apresentar comportamentos, atitudes e exemplos positivos.

Como destaca o diretor executivo do Instituto Brasileiro de Coaching, Marcus Marques, um líder inspirador estimula todos ao seu redor a seguirem seus passos. ‘Os funcionários desenvolvem a sensação verdadeira de pertencimento e sentem-se orgulhosos de contribuir para o alcance dos resultados’, explica.

A seguir, Marques descreve 5 formas de inspirar a sua equipe todos os dias:

1. Tenha coerência
Para o especialista, ter coerência entre aquilo que diz e faz é fundamental para que o líder consiga realmente inspirar os seus liderados. ‘Esteja sempre atento aos seus comportamentos e discursos e lembre-se que, como gestor, você está sempre sendo observado e avaliado.’

2. Compartilhe seus conhecimentos
Faça questão de compartilhar suas experiências profissionais e conhecimentos técnicos, além de mostrar as melhores formas de executar as demandas e de se relacionar com os colegas no ambiente de trabalho. ‘Muitas vezes, ele compartilha até mesmo experiências pessoais, quando entende que elas também podem ajudar no crescimento e amadurecimento de sua equipe em todos os sentidos’, ressalta.

3. Automotivação
De acordo com Marques, o líder automotivado é aquele que, independente das circunstâncias e desafios, sempre está disponível, animado, positivo e engajado. ‘Possui uma inteligência emocional que lhe permite, mesmo nos momentos de dificuldades, enxergar oportunidades, manter-se focado e fazer acontecer’. A firmeza e positividade inspirar os outros profissionais a se sentirem mais confiantes para alcançar grandes resultados.

4. Reconhecimento
O especialista destaca que uma das principais queixas dos profissionais nas empresas é a falta de reconhecimento do gestor. ‘Um líder que valoriza sua equipe e reconhece sua dedicação, foco, compromisso, contribuições e resultados consegue inspirar e engajar muito mais os seus liderados.’

5. Dê bons exemplos
Quais são os exemplos que você dá aos seus colaboradores? ‘Respeitar os horários, as regras e os colegas de empresa, tratar seus profissionais sempre com respeito e justiça, desenvolver uma comunicação clara, dividir com a equipe as vitórias e também reconhecer os próprios erros’, aconselha Marques.

Link original da matéria: https://santandernegocioseempresas.com.br/detalhe-noticia/5-formas-de-um-lider-i…