Como conseguir um aporte financeiro para minha empresa?

Como conseguir um aporte financeiro para minha empresa?

Seja para expandir os negócios ou para equilibrar o orçamento, muitas empresas necessitam de aporte financeiro em algum momento de seus ciclos de vida. Entender como funciona as diferentes fontes de investimento é fundamental para encontrar aquela que mais se encaixa na situação da companhia. Conheça mais profundamente o conceito de aporte financeiro e como obtê-lo.
 

O Que é Aporte Financeiro?

 
Quando uma organização deseja ampliar a sua atuação no mercado ou passa por dificuldades para fechar as contas no azul precisa do chamado aporte financeiro que nada mais é do que a injeção de capital proveniente de diferentes fontes. Uma das possibilidades que tem se tornado mais comum no Brasil é o chamado fundo de investimentos, em que investidores independentes se unem para diversificar os seus investimentos em empresas que apresentam grande potencial de crescimento.
 

Diferentes Possibilidades de Aporte Financeiro

 
Listei, a seguir, os três tipos de aporte financeiro mais comuns no Brasil. Sada um deles está alinhado com uma fase diferente no ciclo de vida das organizações.
 

Investidor Anjo – Empresas no começo da vida

 
Nessa categoria de investimento, se encaixam companhias que estão no começo de sua vida, isto é, podem ser empresas que ainda não saíram do papel ou que estão no mercado há pouco tempo sem ter emplacado nenhum produto ou serviço. Conseguir um investidor anjo pode ser desafiador, uma vez que se trata de um investimento de alto risco, pois não há como saber que a empresa realmente será bem sucedida no mercado.
 

Venture Capital – Empresas com faturamento significativo

 
Para as empresas que estão na fase de amadurecimento no mercado, o Venture Capital (ou Capital de Risco) é a melhor alternativa. Nessa categoria, os investidores estão em busca de organizações de pequeno e médio porte que precisem de aporte financeiro para expandir a sua atuação no mercado e que já possuam faturamento significativo.
 

Private Equity – Empresas de grande porte

 
Por fim, chegamos à categoria de Private Equity, em que os investidores buscam empresas de grande porte que tenham planos de expansão e que, para isso, precisem de capital. Nesse caso, as expectativas de retorno dos investimentos são mais altas.
 

O Que é Fundo de Investimentos e Como Funciona?

 
Muito popular nos últimos anos, os fundos de investimentos se caracterizam pela união de recursos de investidores independentes em busca de distribuir de maneira mais assertiva e segura o seu capital. Esses investidores fazem aportes financeiros em empresas com grande potencial de crescimento e como contrapartida recebem participação nos lucros e nas decisões.
 
Num primeiro momento, pode parecer difícil para o fundador da companhia pensar em dividir as decisões com um sócio de capital, contudo, nem sempre é fácil administrar com assertividade uma empresa, especialmente num cenário de expansão. Dessa forma, contar com o auxílio de novos sócios pode ser altamente positivo.
 

Avalie as Possibilidades

 
Se a sua empresa precisa de capital para expandir os seus horizontes, é essencial que encontre um investidor adequado com a sua fase no ciclo de vida. Mesmo que a companhia esteja passando por um momento de grande necessidade, é fundamental verificar o tanto quanto o investidor que se apresenta como oportunidade é realmente adequado. Para encontrar o melhor investidor para a organização faça uma análise dos seus pontos fortes e pontos fracos.
 

Como Conseguir Aporte Financeiro?

 
Os investidores estão em busca de boas oportunidades para fazer a injeção de recursos e, dessa forma, a sua companhia deve se mostrar como uma opção potencialmente rentável e com chances de crescimento. Para isso, faça uma apresentação coerente do cenário atual da sua empresa e solicite crédito que caiba dentro das suas possibilidades. A negociação de como o crédito será pago é muito importante, pois através dela que o investidor compreende se está diante de uma boa oportunidade ou não.
 
O investidor, independente do montante do aporte de capital, desejará conhecer o histórico do negócio, bem como quais são os planos para o seu futuro próximo. O fundador deve se mostrar uma pessoa de confiança e, além de ter um nome respeitado no mercado, não pode estar com problemas em instituições como SPC e Serasa.

Valor do Aporte Financeiro

Dependendo da fase do ciclo de vida em que o seu negócio se encontra, estará mais alinhado com um tipo de investimento e quanto mais tempo uma empresa tem de mercado maior se torna a faixa de valor de aporte financeiro que pode solicitar. Dessa forma, observe o tanto que sua empresa pode solicitar e se há a possibilidade de honrar com o pagamento desse crédito.
 
Antes de solicitar um grande aporte pense também na questão de que o valor do investimento abre portas para que os investidores tenham mais participação e poder decisório na companhia. Sendo assim, quanto mais se recebe mais se tem que ceder, será que para a sua empresa especificamente vale a pena?
 
Espero ter te ajudado a encontrar a melhor opção de aporte financeiro para a sua empresa. Deixe seu comentário contando a sua opinião sobre o assunto.