Você sabe controlar os gastos no cartão de crédito corporativo?

Você sabe controlar os gastos no cartão de crédito corporativo?

Cartão de crédito é uma das maiores tentações que existem na vida de grande parte das pessoas, sejam elas empresárias ou não. Isso acontece, porque somos a todo momento estimulados a gastar, a comprar aquilo que, se formos analisar bem, não estamos precisando. Atitudes como estas, têm o potencial considerável de impactar, negativamente, a nossa saúde financeira.
 
Mas não são só as nossas contas pessoais que podem ser prejudicadas por situações como estas. Empresários e empreendedores que possuem cartão corporativo, se realizarem gastos de forma desordenada, podem gerar muitos problemas financeiros para a empresa como um todo, comprometendo, assim, a sua permanência no mercado, algo que ninguém deseja que aconteça.
 
Se você se identificou este cenário, preste bem atenção, pois neste artigo, vou compartilhar, dicas eficientes para que você possa fazer o controle dos gastos que realiza no cartão de crédito corporativo. Confira!
 

O que é e como funciona o cartão de crédito corporativo?

 
Para que você que ainda não tem cartão de crédito corporativo, mas está pensando em adotar esta modalidade para a sua empresa, vale a pena entender um pouco mais como ele funciona, para não cair na tentação de realizar gastos desnecessários. Basicamente, trata-se de um cartão destinado a pagar as despesas decorrentes ou relacionadas à organização.
 
Ele pode ser utilizado somente pelo dono da empresa, ou também por seus gestores e demais colaboradores, vai depender da forma como ele será adotado. Assim, ele vai servir para pagar despesas de funcionários que estejam viajando a trabalho, bem como para custear gastos mais imediatos, que não possam esperar a liberação da área financeira da empresa, para que sejam realizados.
 
É uma maneira prática e vantajosa para a empresa, uma vez que evita a necessidade de transferência de dinheiro para a conta do colaborador ou de entregar dinheiro em espécie para que este venha a arcar com algum gasto relacionado à organização. Além disso, é possível fazer um controle mais próximo da forma como os funcionários vêm realizando seus gastos, pois, geralmente, quem paga a conta do cartão de crédito empresarial, é a empresa.
 

Como realizar o controle dos gastos?

 
Como eu disse no início do artigo, o cartão de crédito é algo bastante tentador, ainda mais quando é algo que custeado por terceiros, como é o caso do cartão corporativo. Veja a seguir, algumas dicas para se conscientizar e conscientizar também seus colaboradores a realizarem gastos somente com o que é realmente necessário, caso o contrário as finanças da empresa podem ser seriamente comprometidas.
 

Estabeleça normas e critérios

 
Sem normas e regras preestabelecidas, as coisas podem fugir do controle e causar muita dor de cabeça, não só para o gestor da área financeira, mas também para o empresário ou empreendedor. Neste sentido, é necessário determinar critérios de utilização do cartão de crédito corporativo, ou seja, quem são as pessoas que poderão utilizá-lo, bem como que tipo de gastos podem ser feitos.
 
Com isso, a probabilidade de manter a situação sob total controle é muito maior.
 

Monitore os gastos

 
Fique atento à forma como os gastos vêm sendo realizados, para que assim, você e sua equipe não sejam pegos de surpresa no momento em que a fatura chegar para o pagamento. Realize o monitoramento constante, identificando se estão sendo realizadas despesas desnecessárias e também se os gastos estão aumentando ou diminuindo conforme o tempo vai passando.
 

Incentive o uso consciente

 
O exemplo deve, primeiramente, partir de você, pois, de nada adianta exigir o bom uso do cartão, se você mesmo não aplica isso em seu dia a dia. Dessa maneira, ao optar e disponibilizar esta modalidade de pagamento a seus colaboradores, converse com eles, estimulando-os a utilizá-la de forma consciente, evitando assim, que gastos desnecessários e imprevistos caiam na conta e prejudiquem a saúde financeira da organização.
 
Se você se interessou ainda mais por esta alternativa de pagamento de despesas, pesquise bastante junto aos bancos, para verificar qual lhe oferece as melhores condições, bem como as melhores taxas de juros de cartão de crédito corporativo. Com isso, você poderá se programar e realizar o controle eficiente dos gastos de sua organização e dos seus negócios como um todo.
 
Agora que você já sabe como funciona este tipo de cartão de crédito, compartilhe com seus amigos, em suas redes sociais, este conteúdo e continue me acompanhando aqui e, também, em meu canal no Youtube.