Diagnostico empresarial - Aprenda como realizar

Diagnostico empresarial - Aprenda como realizar

Um diagnóstico é o resultado de uma análise minuciosa, é uma palavra bastante utilizada em medicina. Mas você já pensou em fazer um diagnóstico empresarial do seu negócio? Analisar a fundo a sua empresa é o melhor caminho para entender porque certas coisas não estão indo bem, além de verificar aquilo que realmente está dando certo.
 
Ao fazer o diagnóstico do seu negócio, o gestor terá acesso a dados extremamente valiosos, nos quais ele poderá basear as suas ações para atingir seus objetivos de maneira mais eficaz. Continue acompanhando e saiba como fazer o diagnóstico da sua empresa.
 

Diagnóstico Empresarial: Passo-a-passo

 
Fazer um diagnóstico da sua empresa não é uma tarefa simples e requer dedicação e pessoal altamente capacitado. Porém, é algo que fará toda a diferença nos resultados e pode ser decisivo para o seu sucesso. Confira, a seguir, o passo-a-passo para analisar o seu negócio e descobrir quais são os seus pontos positivos, negativos e o que precisa ser melhorado.
 

1 – Prepare-se Para Encarar os Problemas

 
Ao decidir fazer um diagnóstico empresarial, o gestor deve estar pronto para encarar os problemas. Parece óbvio, mas é importante deixar claro, pois muitos desses problemas podem ter sido criados pelo próprio administrador, então é necessário deixar a vaidade de lado para identificar o que está errado e resolver. Errar é algo que faz parte do crescimento e ninguém é pior porque tomou uma decisão ruim, então tenha isso em mente ao iniciar o processo.
 

2 – Busque as Informações

 
Agora é hora de começar a buscar as informações necessárias para começar o diagnóstico. Analise documentos, peça para que os funcionários respondam um questionário com as suas principais dúvidas, converse com eles abertamente e peça que citem os problemas que consideram mais preocupantes, enfim, levante o máximo de dados que conseguir.
 

3 – Analise os Dados Colhidos

 
Colher todas as informações é fundamental para entender melhor cada problema e buscar soluções para eles. Depois que reuniu todos os dados, é hora de analisá-los de forma minuciosa. Utilize-as para formular gráficos, planilhas e relatórios que serão bastante úteis em reuniões para buscar soluções para as falhas encontradas. É importante unificar tudo o que encontrar em um único documento para facilitar a análise.
 

4 – Investigue os Problemas

 
Utilizando os gráficos, planilhas ou relatórios que criou, reúna uma equipe para investigar os problemas e suas origens. É interessante separar cada situação por categorias, classificando-as em leves, médias e graves, a fim de definir o que deve ser resolvido com maior urgência e o que pode esperar. Nesse momento, ter uma boa equipe trabalhando no diagnóstico organizacional fará toda a diferença nos resultados.
 

5 – Defina as Medidas Para Solucionar Cada Problema

 
O intuito inicial de fazer um diagnóstico da sua empresa é de solucionar problemas, certo? Então, depois de colher informações, analisá-las e investigar a origem de cada situação, é hora de definir as medidas que serão tomadas para resolver o que não está dando certo. Ouvir os funcionários é de extrema importância, pois eles conhecem mais do que ninguém o dia-a-dia do negócio e todo o seu funcionamento.
 
Da mesma forma que os colaboradores são importantes para encontrar as soluções, é deles a responsabilidade de mudar as atitudes que são necessárias. Manter um bom diálogo com todos é fundamental para implementar as melhorias após o diagnóstico. Por isso, o gestor deve ser acessível e saber ouvir o que os seus funcionários têm a dizer.
 

Diagnóstico Empresarial Simplificado

 
Como você pode ver, fazer uma avaliação de empresas não é tarefas das mais simples. Pensando nisso, a ONG de empreendedorismo Endeavor, em parceria com o SEBRAE, criou uma ferramenta que faz o diagnóstico empresarial em apenas alguns minutos. Ela foi inspirada em um estudo internacional que foi realizado sobre o ciclo de vida das empresas. Para utilizar, basta responder algumas perguntas sobre o seu negócio.
 
1º Passo: Acesse o site https://checkup.endeavor.org.br/#/landing
 
2º Passo: Preencha colocando o seu e-mail.
 
3º Passo: Faça o cadastro colocando informações sobre você e, logo abaixo, sobre a sua empresa.
 
4º Passo: Agora é hora de responder ao questionário falando sobre as dores e desafios que você passa como empreendedor. Leia todas as questões com atenção para que o resultado realmente reflita a realidade da sua empresa. As questões citam situações, como: necessidades do mercado, perfil da gestão, eficiência da operação, estrutura organizacional, plano de carreira para os funcionários, problemas de operação, etc.
 
5º Passo: Após responder todas as perguntas é gerado o resultado, que é o diagnóstico da sua empresa. É feito um cruzamento das informações colhidas e, então, é dada uma visão sobre os vários aspectos de seu negócio. Além do resultado, aparecem diversas dicas que podem te ajudar a melhorar o que é necessário, como gestão financeira, recursos humanos, vendas, estratégias, etc. É necessário apenas alguns minutos para responder e ter acesso a informações altamente valiosas para o seu negócio.
 
Você já tinha ouvido falar a respeito de diagnóstico empresarial? Conhecia a ferramenta? Aproveite para compartilhar este artigo com outros empreendedores e passe a informação adiante!