Você conhece os concorrentes diretos e indiretos de sua empresa?

Você conhece os concorrentes diretos e indiretos de sua empresa?

No jogo empresarial é preciso estar o tempo todo atento para se manter plenamente atuante no mercado e não perder posicionamento para a concorrência. Para isso, é fundamental elaborar estratégias que sejam altamente eficientes, com base em análises e estudos, que forneçam as informações necessárias para que empresários, empreendedores e suas equipes de trabalho possam tomar decisões assertivas, que os mantenham competitivos.
 
Assim, além de contar com profissionais altamente capacitados, que tenham as habilidades necessárias para lhe auxiliar na conquista do posicionamento que sua empresa almeja e merece no mercado, você também precisa analisar este mesmo mercado e ficar de olho em seus concorrentes, sejam eles diretos ou indiretos. Digo isso, pois é com eles que você vai precisar lutar diariamente pela atenção do consumidor e demais stakeholders.
 
Com o intuito de ajudá-lo nessa análise de mercado, vou compartilhar algumas dicas sobre como você pode identificar estes concorrentes diretos e indiretos, para facilitar na hora de montar as estratégias de posicionamento. Confira:
 

Por que essa análise é importante?

 
Muitas vezes, principalmente se nossos objetivos estão sendo alcançados com frequência, no temos a tendência a acreditar que tudo está bem e que não precisamos nos auto-analisar. Isso serve tanto para nossas ações enquanto indivíduos, quanto para nossa ações enquanto empresários e empreendedores. Com isso, acabamos deixando de olhar para nossos pontos de melhoria, focando apenas naquilo que temos de melhor.
 
Esta ilusão nos faz cometer erros, principalmente se estamos a frente de um negócio. Digo isso, pois precisamos olhar, não só para o que estamos fazendo de bom, mas também para o que precisa melhorar. Além disso, esta análise é fundamental, pois nossos concorrentes não descansam e estão apenas esperando que cometamos alguma falha para que possam se aproveitar deste momento e conquistar a fatia do mercado que nos pertence.
 
É importante lembrar que, tanto nossas falhas, nossos pontos de melhoria, quanto nossos concorrentes e tudo o que eles estão fazendo, podem nos ajudar e se tornar aprendizados importantes para o dia a dia de nossos negócios.
 

Diferença entre concorrentes diretos e indiretos

 
Para prosseguirmos com a identificação dos concorrentes diretos e indiretos, precisamos primeiro entender quais as diferenças existentes entre cada um deles, para que assim, tenhamos as informações necessárias para saber identificá-los.
 

Concorrentes diretos

 
São aquelas empresas que oferecem produtos e serviços no mercado iguais ou semelhantes aos que a sua organização oferece. Com isso, estas empresas acabam disputando com você o mesmo nicho, ou seja, os mesmos tipos de consumidores.
 

Concorrentes indiretos

 
Quando você ouvir falar em concorrentes indiretos, saiba que são aqueles que estão no mercado e oferecem produtos ou serviços que se diferenciam dos que você oferece. Entretanto, estes mesmos produtos e serviços, em determinado momento podem substituir os de sua empresa, o que vai atingir o seu público alvo, seja agora ou mais adiante.
 

Iniciando o processo de identificação

 
Agora, acredito que tenha ficado um pouco mais claro esta questão existente entre concorrente direto e indireto. Vamos partir direto para a identificação de cada um deles, no contexto de seu negócio.
 

Tudo começa pelos PDVs

 
A sua análise vai começar pelos pontos de vendas que estão ao redor de sua empresa ou comércio. Verifique se algum deles se enquadram na mesma categoria que o seu negócio atua, ou seja, se oferecem os mesmo produtos ou serviços e se em algum momento podem disputar o mercado com você.
 

Fique atento aos pontos fortes e de melhoria

 
Isso é para o seu concorrente direto e indireto, mas também serve para você, pois é necessário saber onde a empresa que disputa mercado com você está errando e acertando, para que seja possível você crescer cada vez mais no mercado que ambos atuam.
 

Posicione-se

 
Saber se posicionar vai ser uma das armas mais poderosas para você combater e disputar o mercado em que atua, com bastante assertividade. Esta ação vai ser ainda mais efetiva, a partir do momento em que você entender melhor a questão anterior, ou seja, seus pontos fortes e de melhoria, bem como de seus concorrentes diretos e indiretos.
 
Analisar a concorrência é uma das maneiras mais eficientes para que você entenda de que forma pode se posicionar cada vez melhor. Para ser ainda mais assertivo em suas ações, estude sobre as 5 forças de Porter, que nada mais é do que um modelo que analisa a forma como as empresas competem entre si no mercado. Assim, você terá subsídio suficiente para elaborar estratégias que gerem os resultados que você almeja.
 
O que você achou deste conteúdo? Contribuiu de alguma forma para potencializar suas ações em sua empresa? Deixe o seu comentário e continue me acompanhando.