Você sabe os benefícios que o coaching trás para as empresas?

Você sabe os benefícios que o coaching trás para as empresas?

Com o mercado cada vez mais competitivo, as empresas estão percebendo a importância de investir na capacitação de seus funcionários. Isso não inclui apenas habilidades técnicas, mas também aquelas relacionadas ao comportamento, a chamada inteligência emocional. Ao buscar profissionais de coaching, uma organização pode ter uma série de benefícios, e é exatamente sobre isso que falarei neste artigo.
 

Benefícios do Coaching Para a Empresa

 
Ao investir no desenvolvimento pessoal de seus funcionários, uma empresa só tem a ganhar. Quanto mais felizes e realizados eles estiverem, melhor eles irão trabalhar e a consequência disso são resultados cada vez mais positivos.
 

1 – Redução da Rotatividade de Funcionários

 
Muitas empresas sofrem com a alta rotatividade de funcionários, seja por pedidos de demissão ou pela necessidade de dispensar aqueles que não estão sendo produtivos. Essa situação enfraquece a equipe e faz com que se perca tempo treinando profissionais que passarão poucos meses na organização.
 
Com os programas de coaching, as pessoas se sentem mais motivadas a crescer cada vez mais dentro da empresa e isso reduz a rotatividade. O coach irá mostrar uma nova visão para cada colaborador, que fará com que eles se sintam motivados e tenham a vontade de trabalhar de forma cada vez melhor.
 

2 – Aumento da Produtividade

 
Um dos principais objetivos do coaching é promover o autoconhecimento e, por meio dele, fazer com que as pessoas conheçam todo o seu potencial. Isso as torna mais confiantes e com vontade de melhorar cada vez mais, o que reflete completamente na sua produtividade e, claro, no sucesso da empresa.
 
Além disso, quando um funcionário sente que a empresa está investindo nele e em seu crescimento, a motivação se torna uma consequência natural. Um curso de coaching é um benefício e tanto para qualquer profissional e quem tem a oportunidade de realizá-lo, principalmente por meio da organização em que trabalha, certamente saberá reconhecer esse valor.
 

3 – Foco em Resultados

 
Existe um velho ditado que diz que quem não sabe onde quer chegar se contenta com qualquer destino. Por mais batido que ele esteja, trata-se da mais pura verdade. Uma empresa que não tem objetivos vai se manter sempre na mediocridade, ou seja, estar sempre na média e não se destacar.
 
Por meio das ferramentas do coaching, os funcionários se sentirão motivados a manter o foco nos objetivos e lutar para alcança-los. Os gerentes aprenderão a traçar metas e buscar os melhores caminhos para realizá-las, juntamente com os colaboradores. Ter objetivos é fundamental para se motivar e fazer o mesmo com toda a equipe.
 

4 – Melhora no Relacionamento Interpessoal

 
É muito difícil que uma empresa alcance o sucesso se não houver união e entrosamento entre os funcionários de cada equipe. Mesmo em grandes organizações, em que nem todos se conhecem, é fundamental que aqueles que trabalham em um mesmo setor tenham um bom relacionamento interpessoal.
 
Não significa que todos devem ser os melhores amigos, mas sim que tenham uma relação de respeito e colaboração. Em uma atmosfera harmônica todos irão trabalhar de forma muito melhor e mais produtiva. Em um curso de coaching as pessoas aprendem mais sobre inteligência emocional e isso faz total diferença na forma como elas se relacionam com os outros.
 

5 – Melhora na Liderança

 
Os líderes têm papel fundamental dentro das organizações, pois são eles que motivam e direcionam os colaboradores. Ao passarem pela experiência de fazer um curso de coaching, eles irão entender verdadeiramente o significado da palavra liderança, podendo realizar um trabalho ainda melhor e mais eficaz.
 
Além disso, não são apenas os chefes que devem desenvolver características de liderança, todos podem, e devem, ser líderes dentro de sua função e, também, na vida em geral. Os líderes são aqueles que naturalmente se destacam em meio a outras pessoas e têm atitude para ir atrás de seus objetivos.
 

Benefícios do Coaching Para os Funcionários

 
Não é apenas a empresa que se beneficia, os funcionários têm muito a aprender e se desenvolver com cursos de coaching. Claro que os cinco benefícios que citei anteriormente também são positivos para os colaboradores, porém, agora vou falar de benefícios mais pessoais.
 
Autoconfiança: A insegurança é algo capaz de impedir as ações. Pessoas inseguras têm medo de expor as suas ideias e, com isso, deixam de crescer e se desenvolver na vida profissional. Com as ferramentas do coaching elas aprenderão a se conhecer melhor e, com isso, descobrir que são capazes de coisas que nem imaginavam.
 
Criatividade: Quando a confiança aumenta, a pessoa começa a se sentir encorajada a ousar e colocar em prática as suas ideias. Quanto mais ela fizer isso, mais ideias criativas terá e isso acontecerá de forma cíclica e ficará cada vez melhor.
 
Relacionamentos: Uma pessoa segura de seu potencial e de suas ideias, consegue se relacionar de forma muito melhor, seja no trabalho ou nas relações pessoais. Isso é muito bom porque os indivíduos sociáveis conseguem passar por qualquer tipo de situação de forma muito mais tranquila do que aqueles que são mais arredios.
 
Como se pode ver, os benefícios que o coaching pode trazer para uma empresa são muito grandes. Investir nos recursos humanos é tão ou mais importante do que investir em novas máquinas.
 
Sua empresa investe na capacitação e desenvolvimento de seus funcionários? Compartilhe sua experiência comigo nos comentários.