Aprenda reduzir custos com o plano de saúde que sua empresa oferece

Aprenda reduzir custos com o plano de saúde que sua empresa oferece

Num momento em que se fala muito a respeito de redução de custos nas empresas, é necessário enfatizar a importância de ofertar um plano de saúde de qualidade para os colaboradores. Embora esse não seja um benefício obrigatório para alguns tipos de companhias, demonstra zelo pela qualidade de vida dos funcionários, bem como um mecanismo para reter talentos nos quadros da corporação. A maneira mais assertiva de agir é pensar de que maneira obter corte dos custos sem queda de qualidade.
 

Dicas Para Redução de Custos nas Empresas na Contratação de Planos de Saúde

 
A contratação de um plano de saúde empresarial deve ser feita com cuidado pelas organizações para que os seus funcionários tenham acesso a uma boa rede de atendimento, assim como para que os custos estejam dentro de um orçamento praticável. Abaixo listei dicas de como reduzir os custos apenas atentando para boas práticas no momento da contratação.
 

Faça uma análise do perfil dos colaboradores

 
Em geral, o plano de saúde empresarial é contratado como um pacote em que todos os funcionários recebem benefícios iguais, contudo, as pessoas têm necessidades diferentes, especialmente no que concerne à sua saúde. Antes de partir para a pesquisa de preços ofertados pelas diferentes empresas do setor de planos de saúde, é necessário traçar o perfil dos funcionários, atentando para idade, quais são as funções que demandam mais esforço físico, quais são os riscos embutidos no dia a dia de trabalho para o bem-estar dessas pessoas e assim por diante.
 
Contratar um plano de saúde que ofereça as soluções mais relevantes para o perfil geral dos colaboradores é uma forma de reduzir custos, permitindo que os funcionários da companhia tenham o atendimento que precisam. Além disso, um bom plano de saúde é um diferencial capaz de reter talentos no quadro de colaboradores.
 

Desenvolvimento de programas de qualidade de vida

 
Os programas direcionados a cuidados preventivos em relação à saúde dos colaboradores, além de denotar atenção com os mesmos, contribuem para a redução de custos nas empresas, uma vez que diminuem a procura pelos serviços do plano de saúde. Dentre as ações que têm se destacado, estão programas de vacinação realizados internamente nas companhias e divulgação e incentivo de práticas preventivas do desenvolvimento de Diabetes e Hipertensão.
 
Também é significativamente impactante na redução de custos com a área da saúde, dar atenção especial para programas antitabagismo, bem como incentivar alimentação saudável. Ginástica laboral pode ser um incremento simples à rotina dos colaboradores e que pode evitar o desenvolvimento de problemas como LER (Lesão por Esforço Repetitivo).
 

Acompanhamento do uso do plano de saúde

 
Um dos principais motivos para o aumento do custo dos planos de saúde para as empresas é o uso inadequado do mesmo por parte dos beneficiários. Alguns colaboradores podem não compreender a lógica de uso consciente desse benefício, realizando diversas consultas na mesma área médica com especialistas diferentes ou, mesmo, a procura por serviços de pronto atendimento em situações em que não se faz necessário.
 
A melhor maneira de controlar esse tipo de situação, é destacar um funcionário do setor de Recursos Humanos para realizar uma espécie de acompanhamento do uso do plano. Fazer uma análise delicada de tempos em tempos é essencial para saber como o benefício vem sendo usado, fornecendo orientação para aqueles que não usam com sabedoria.
 

Coparticipação pode ser uma alternativa

 
Nos casos de empresas que precisam urgentemente pisar no freio dos gastos, mas não desejam deixar seus colaboradores desemparados, é possível seguir pelo meio termo, que consiste em estabelecer um sistema de coparticipação. Basicamente, nesse sistema a empresa paga uma parte do valor do plano de saúde e o colaborador é responsável pela outra parte.
 
Além de reduzir os custos da empresa, esse sistema torna os usuários mais conscientes a respeito do uso das consultas. A partir do momento que o funcionário passa a ser responsável por pagar parte do valor do plano compreende que não pode usar o mesmo indiscriminadamente.
 

Faça uma boa negociação

 
Ao decidir pela coparticipação como meio de manter o benefício do plano de saúde para os funcionários da sua companhia, é importante realizar um trabalho assertivo de negociação com a operadora para que se tenha acesso a preços mais competitivos, tanto para o empresário quanto para o beneficiário.
 
Algo que deve ser mantido como foco durante a etapa de mudança dos termos contratuais é que a rede de atendimento não seja alterada, ainda oferecendo para os colaboradores acesso a bons especialistas. A qualidade do plano de saúde nunca deve ser vista como algo secundário, pois a saúde do capital humano de uma companhia é garantia de trabalho criativo e dedicado.
 
Quando se trata da oferta de planos de saúde para os colaboradores é fundamental não pleitear valores em detrimento de uma ampla rede credenciada e atendimento focado na qualidade. O que você achou das dicas de como reduzir os custos? Deixe seu comentário!