Celular corporativo: regras para sua utilização

Celular corporativo: regras para sua utilização

Atualmente, muitas empresas disponibilizam celulares para os seus funcionários para que eles possam manter contato entre si e também com clientes e fornecedores. O celular corporativo pode trazer diversas facilidades para as organizações e seus colaboradores, mas também podem gerar problemas se não forem estipuladas regras para o uso. Confira, a seguir, algumas medidas para evitar que o aparelho seja usado de maneira indevida.
 

Sugestões de Regras Para o Uso do Celular Corporativo

 
Existem algumas regras que as empresas que resolvem disponibilizar celulares para os seus colaboradores devem impor. Dessa forma, evita-se que aconteçam abusos e o benefício poderá ser mantido, facilitando o trabalho de todos. Veja que tópicos devem ser abordados na hora de criar uma política de uso do celular empresarial que esteja de acordo com o que a organização espera.
 

Estipular o Horário de Uso

 
É importante que a empresa deixe claro o horário de uso dos aparelhos. As grandes companhias costumam ser mais rigorosas, impedindo que o funcionário faça uso pessoal do celular e do plano. Nesse caso, o profissional deverá desligá-lo ao final do expediente e deixá-lo ligado apenas enquanto estiver trabalhando ou em dias em que estiver de plantão.
 
As empresas menores e com menos funcionários, como as startups, tendem a ser mais brandas, liberando o celular para uso pessoal. Mas é fundamental deixar claro que existe um limite que não deve ser extrapolado. Ao disponibilizar os aparelhos, a organização deve dizer o que espera dos colaboradores com o uso, para que não aconteçam situações inesperadas e desagradáveis.
 

Monitoramento dos Aparelhos

 
Grande parte das empresas de telefonia da atualidade disponibilizam a opção de monitoramento dos aparelhos. Assim, os gerentes poderão localizar os seus colaboradores com maior facilidade para solicitar que realizem determinados trabalhos e, também, verificar o consumo do plano em relação à ligações e uso de dados. Como os aparelhos são de propriedade da organização, a lei brasileira permite que esse monitoramento seja realizado, mas desde que os profissionais estejam cientes disso.
 
Mesmo que seja um único plano para todos, é possível solicitar extratos individuais, o que permite que sejam identificados abusos. Entretanto, mais uma vez, é importante deixar claro que todos os usuários dos aparelhos devem saber da verificação das faturas. Afinal, a ideia é impedir que os abusos aconteçam e não criar armadilhas para punir.
 

Configuração dos Planos

 
Muitas operadoras de telefonia permitem que sejam configurados planos de acordo com as necessidades da empresa. Então, existe a opção de destinar celulares com pacotes de serviços específicos de acordo com a função de cada funcionário. Dessa forma, se um colaborador precisa de mais ligações ou internet para se comunicar com clientes, por exemplo, o plano dele terá esse foco.
 
Lançar mão dessa possibilidade de configurar os pacotes de cada profissional é muito interessante, pois otimiza o plano e permite que ele seja utilizado com muito mais eficácia. Então, antes de fechar com uma empresa, procure saber se ela oferece essa opção.
 

Projetos de Conscientização

 
No caso de empresas que já tenham oferecido o celular corporativo, mas que estejam passando por problemas com o consumo excessivo, é interessante implementar um projeto de conscientização do uso. Se nada for dito, as pessoas continuarão usando da mesma forma e a tendência é que os gastos aumentem cada vez mais. Por isso, é interessante realizar uma reunião para falar sobre o tema e apresentar as novas regras de uso, para que o benefício seja desfrutado com sabedoria.
 

Benefícios do Celular Corporativo Para as Empresas

 
Depois de apresentar os tópicos que devem ser abordados ao criar uma política do uso do celular corporativo, falarei a respeito dos benefícios que ele pode trazer para as empresas. Confira!
 
Economia: O primeiro motivo que costuma levar as companhias a optarem por um plano de celular para os colaboradores é a economia. Isso porque as empresas de telefonia oferecem inúmeras vantagens para essa modalidade, com possibilidade de ligações gratuitas e desconto em planos de dados. Com isso, economiza-se um valor bem alto que seria gasto com o uso de um celular convencional ou telefone fixo.
 
Praticidade: Quando os funcionários fazem uso dos seus celulares pessoais no trabalho, a empresa precisa reembolsá-los, o que gera custos e também torna o processo mais trabalhoso. Já com o plano corporativo tudo se torna mais simples e prático.
 
Aparelhos Gratuitos: Existem operadoras que disponibilizam aparelhos gratuitamente para clientes de planos empresariais, o que irá gerar ainda mais economia. É interessante solicitar propostas de várias empresas para, então, eleger aquela que oferecer os maiores benefícios e os melhores preços.
 
Ligações Ilimitadas: Alguns planos oferecem ligações ilimitadas entre os membros do plano, o que facilita a comunicação entre colaboradores e supervisores que precisam se falar com frequência. Essa opção é interessante, principalmente, para vendedores externos, que passam a maior parte do tempo fora da empresa.
 
Você já pensou em oferecer celulares para os seus colaboradores? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo!