Entenda o funcionamento do centro de custo em uma empresa

Entenda o funcionamento do centro de custo em uma empresa

Uma empresa costuma ter vários setores e é preciso analisá-los de maneira autônoma, a fim de identificar as receitas e despesas geradas por cada um. Assim, será possível tomar decisões muito mais acertadas, já que analisar o negócio como um todo dificulta a percepção sobre o que vai bem e o que precisa ser melhorado. O conceito de centro de custo é exatamente isso, separar os custos dentro de uma organização de acordo com o setor ou projeto.
 

O Que é Centro de Custo?

 
O conceito de centro de custo surgiu no início do século 20, quando contadores perceberam que era mais fácil gerenciar as finanças de uma empresa dividindo-a em partes. Essa divisão pode ser realizada por departamento (financeiro, comercial, compras, produção, etc.), por cada produto ou serviço, projeto, etc.
 
Através do centro de custo de uma empresa é possível identificar os seguintes custos relacionados à fabricação e comercialização de produtos: matéria-prima, hora de trabalho dos funcionários, produção, impostos, comissão de vendedores, etc. No caso de empresas baseadas em serviços, é possível identificar quais são os mais rentáveis, quais os clientes veem maior valor agregado, etc.
 
Resumindo, o centro de custo auxilia o empresário a identificar os pontos em que se está ganhando e os que se está perdendo. Dessa forma, ao fazer a Demonstração do Resultado do Exercício global da empresa ele conseguirá realizar um trabalho muito mais efetivo, com dados que serão muito úteis na tomada de decisões.
 

Vantagens de Usar o Centro de Custos

 
Ao utilizar o centro de custos para realizar a gestão financeira da sua empresa você terá diversas vantagens que farão uma grande diferença no sucesso do negócio. Veja, a seguir, os principais benefícios.
 

Redução de Custos

 
A redução de custos é uma das medidas mais eficazes e baratas para aumentar o lucro de uma empresa. Muitos empresários optam pela demissão como uma forma de cortar despesas, mas essa pode não ser a solução mais inteligente. Através da implementação do centro de custos é possível analisar os gastos de cada parte da empresa e isso permitirá que se identifique eventuais gargalos com muito mais facilidade. Assim é possível alterar os processos e reduzir custos desnecessários.
 

Acompanhamento de Resultados Mais Eficaz

 
Quando as receitas e despesas dos centros de custos estão bem divididas é possível acompanhar os resultados de cada um deles. Esses dados possibilitam que os empresários entendam que medidas precisam tomar para impulsionar o desempenho daqueles setores que não estão indo tão bem.
 

Melhores Decisões

 
Um empreendedor precisa tomar diversas decisões importantes com frequência. Para que elas sejam positivas e tragam bons resultados para os negócios é importante que ele conheça a sua empresa em detalhes. Ao entender quais são os setores que trazem as maiores receitas, ele poderá definir melhor os valores que irá investir em cada área.
 

Compartilhamento de Informações

 
Ao termos conhecimento sobre algo, podemos tomar atitudes embasadas e eficazes. Quando um gerente tem acesso às informações financeiras do seu setor pode passar isso aos seus subordinados. Dessa forma, cada equipe poderá analisar o seu desempenho financeiro e buscar formas de sempre melhorá-lo.
 

Compartilhamento de Responsabilidades

 
Quando os responsáveis pelas diversas áreas da empresa entendem melhor como cada uma delas contribui com a gestão financeira, há um compartilhamento de responsabilidade. Assim, cada colaborador poderá contribuir com ideias e atitudes que promovam um controle mais efetivo de despesas.
 

Alcance de Metas

 
Toda organização deve ter metas a serem cumpridas, pois é isso que a impulsiona para ter resultados cada vez melhores. Porém, quando elas não são atingidas é necessário verificar se eram metas muito acima do possível ou se há algum problema no processo produtivo. O centro de custos poderia evitar os dois tipos de falhas, pois possibilita que se tenha uma visão muito mais ampla do negócio.
 

Facilidade Para Analisar

 
Quando os relatórios financeiros se referem à organização de forma global, fica mais difícil identificar o que está indo bem e deve continuar daquilo que precisa ser melhorado. Ao adotar o centro de custos, os relatórios se tornam mais claros, facilitando a análise.
 

Para Quem o Centro de Custos é Indicado?

 
Apesar de ter diversas vantagens, o centro de custos não é indicado para qualquer empresa. Essa separação de receitas e despesas por setores só faz sentido para negócios que possuem diferentes fontes de custos. Procure imaginar essa divisão mentalmente, se constatou que algumas áreas não geram gastos e nem receitas diretas, talvez esse não seja o método mais indicado para o seu caso.
 
O método do centro de custos tem como objetivo ajudar a simplificar a gestão financeira e tomar decisões mais eficazes e não tornar o processo mais complexo. Quanto mais informações você buscar sobre métodos para administrar as finanças, maiores são as chances de encontrar aquele que seja o mais indicado para o seu negócio.
 
O que achou do método desse método de gestão financeira? Acredita que ele pode trazer resultados positivos para a sua empresa? Conte-me sua opinião nos comentários abaixo.