O papel do CEO nas empresas

O papel do CEO nas empresas

Você provavelmente já ouviu por aí a sigla CEO, que significa Chief Executive Officer (algo como Diretor Executivo, em português). O termo, que antes era usado apenas em organizações americanas e multinacionais, se popularizou e hoje é usado por grande parte das empresas brasileiras para se referir àquele que ocupa o cargo mais alto dentro de sua hierarquia. Para saber mais sobre o papel do CEO, continue acompanhando o artigo.
 

As Principais Responsabilidades do CEO de Uma Empresa

 
Basicamente, os CEOs têm cinco principais responsabilidades, não importa o tamanho ou o segmento da empresa. Vale dizer que apenas alguém que tenha uma visão ampla do negócio pode assumir essa função.
 

1 – Definir a Visão ao Negócio

 
O primeiro passo para saber como se tornar um CEO é entender que ele é o responsável por definir as estratégias da organização e comunicá-las para todos os envolvidos. Até que isso esteja resolvido, tomar decisões sobre qualquer outra coisa no negócio será bastante difícil. Sem estratégias e objetivos definidos, a empresa é apenas um grupo de pessoas que perseguem objetivos individuais, guiados por seus próprios valores.
 
Os gerentes e colaboradores podem ajudar a moldar a visão estratégica, porém, é o CEO que deve passá-la para todos os interessados de uma forma clara, que os envolva e os torne cada vez mais engajados. Todos os membros da organização devem entender como essa visão afeta a realização do seu trabalho e de suas responsabilidades diárias. Além disso, as atitudes e decisões do diretor devem ser baseadas na visão estratégica, para que ela não se torne um mero slogan em um pedaço de papel.
 

2 – Equilibrar os Recursos

 
Apenas o CEO de uma empresa pode executar a tarefa de equilibrar recursos importantes, como o capital e as pessoas, por exemplo. Ele deve estar preparado para identificar as necessidades do negócio, a fim de encontrar o caminho certo a ser seguido para que a organização tenha sucesso. Todos os executivos têm experiência em lidar com orçamentos e alocação de recursos. Entretanto, o trabalho do CEO envolve manter o equilíbrio de recursos entre setores e projetos, de acordo com os objetivos da empresa.
 
A habilidade de tomar decisões sobre os recursos requer uma compreensão profunda de todos os aspectos do negócio, bem como uma visão clara e ampla sobre ele. Colocar as pessoas certas nas posições certas é, provavelmente, a coisa mais importante que um CEO pode fazer. Com a equipe certa todos os objetivos se tornam possíveis, mas se o time não estiver entrosado, dificilmente as coisas darão certo.
 

3 – Construir a Cultura da Empresa

 
A cultura é o conjunto de atitudes, metas, comportamentos e valores que caracterizam um grupo. Acrescenta-se a isso, a forma como as coisas são realizadas em uma empresa, o que influências o trabalho dos colaboradores e, consequentemente, a experiência do cliente. Cada grupo organizado de indivíduos desenvolve uma cultura, seja ela explicitamente reconhecida ou não. Cabe ao CEO deve observar constantemente sua equipe e estar envolvido para construir a cultura que ele deseja para a sua empresa.
 
A parte mais crítica da construção da cultura são os valores e o CEO deve trabalhar para que eles sejam aplicados de forma consistente em todos os departamentos da organização. Uma cultura forte faz as pessoas se sentirem mais seguras e respeitadas, o que permite que elas deem o seu melhor no trabalho.
 

4 – Estar Preparado Para Tomar Decisões

 
Um novo CEO é, muitas vezes, surpreendido com diversas questões o confrontando ele. Em um momento ele está discutindo sobre o desenvolvimento de um novo produto, depois uma questão de recursos humanos e, em seguida, precisa tratar de uma questão jurídica. Quem vai assumir este cargo deve estar preparado para ser solicitado para resolver os mais diversos assuntos.
 
É impossível alguém ser um perito em todos os aspectos do negócio, no entanto, o CEO é a pessoa encarregada de tomar as decisões. Muitos problemas requerem uma solução que vai acabar afetando vários departamentos, e, nesse sentido, somente ele tem poder para agir. Todo mundo pode passar a bola de vez em quando, mas o CEO não tem como deixar de tomar decisões importantes dentro do negócio.
 

5 – Supervisionar e Entregar Resultados

 
O CEO é principal responsável pelo desempenho de uma empresa, claro que cada membro da equipe tem a sua responsabilidade, mas é ele quem irá, como um maestro, fazer com que todos entrem no ritmo. Para ser bem-sucedido, ele deve ter um papel ativo na condução da equipe em busca de bons resultados.
 
Isso requer muita dedicação, conhecimento de mercado e a delegação de tarefas para as pessoas certas. Afinal, sozinho o diretor não será capaz de fazer tudo e é importante ter uma equipe forte e com pessoas preparadas. O diretor deve, também, avaliar os resultados obtidos e acompanhar o desempenho da equipe na realização dos processos.
 
Como se pode ver, ser um CEO não é uma tarefa fácil, mas que com empenho e muito trabalho é possível exercê-la com muita eficácia. Gostou do artigo? Então aproveite e compartilhe em suas redes sociais!