Aprenda descartar o lixo eletrônico de sua empresa

Aprenda descartar o lixo eletrônico de sua empresa

Com o avanço constante da tecnologia, diversos equipamentos de uma empresa podem acabar se tornando obsoletos com o tempo. Computadores, tablets, celulares, impressoras, entre outros, em algum momento irão se transformar em lixo eletrônico, por isso é importante saber como fazer o descarte correto para que o meio ambiente não seja prejudicado.
 

Problemas Causados Pelo Descarte Inadequado de Lixo Eletrônico

 
O lixo eletrônico, seja ele formado por equipamentos de todos os tamanhos, inclui substâncias químicas perigosas, como o chumbo, o cádmio, berílio e mercúrio. Quando essas peças são descartadas da mesma forma que o lixo comum, estes materiais perigosos podem poluir o ar, além de contaminar o solo e a água.
 
Quando o lixo eletrônico é depositado em um aterro convencional, a água que flui através dele será contaminada por esses minerais perigosos. Esta água contaminada em aterros sanitários, chamada de chorume, atinge diversas camadas da terra, poluindo cada vez mais. Quando ela atinge as águas subterrâneas, pode torná-las tão tóxicas a pontos de serem letais a animais e seres humanos.
 
Os riscos de saúde causados pelo lixo eletrônico variam de doenças renais a danos cerebrais mais graves. Cientistas descobriram que a cidade de Guiyu, na China, conhecida por receber uma grande quantidade de lixo eletrônico, tem os mais altos níveis de toxinas que causam câncer no mundo. Sete em cada dez crianças das aldeias de Guiyu tem mais de 80% de chumbo em seus corpos. Como os rios do local são altamente contaminados, os moradores precisam buscar água em outras cidades.
 

Curiosidades Sobre Lixo Eletrônico

 
Confira algumas curiosidades a respeito do lixo eletrônico e seu impacto sobre o nosso planeta.
 
• A cada ano, são geradas mais de quarenta milhões de toneladas de lixo eletrônico.
 
• Se formos considerar apenas os países emergentes, ou seja, aqueles que estão em desenvolvimento econômico, o Brasil é o que mais gera lixo eletrônico.
 
• No Brasil, todos os anos são descartados mais de 15 mil toneladas de impressoras, quase 100 mil toneladas de computadores e mais de 2 milhões de toneladas de celulares.
 
• De acordo com informações de um relatório feito pela ONU, cada brasileiro descarta meio quilo de lixo eletrônico todos os anos.
 
Já parou para pensar no impacto que todo esse lixo eletrônico gerado tem sobre o planeta? Se cada um fizer a sua parte, podemos reduzir esse lixo e, consequentemente, os danos causados por ele.
 

Dicas Ecologicamente Corretas de Como Lidar Com o Lixo Eletrônica

 
Quando se trata de lixo eletrônico, existem algumas medidas que as empresas podem adotar a fim de reduzir os danos ao meio ambiente. São elas:
 
Reduzir: A sua empresa realmente precisa de um novo telefone novo celular, computador, impressora, etc.? Embora os eletrônicos sejam desenvolvidos para durar anos, muitos sentem a necessidade de comprar novos produtos assim que eles são lançados. Obviamente, quando a empresa realmente tem a necessidade de modernizar alguma operação, não há outra saída senão substituir os equipamentos. Porém, é importante analisar essa necessidade e também pensar nos custos que essa troca irá gerar.
 
Reutilizar: Enquanto para a sua empresa uma impressora mais antiga pode não ter mais tanta utilidade, talvez ela seja de grande valor para outra pessoa. Doar seus eletrônicos antigos para escolas, organizações sem fins lucrativos e, até mesmo, funcionários que se mostrem interessados, é uma ótima maneira de prolongar a vida útil dos eletrônicos e mantê-los fora do fluxo de resíduos por mais tempo.
 
A sua empresa também tem a opção de adquirir equipamentos usados e, assim, além de reutilizar um eletrônico, estará economizando os custos de um aparelho novo. Um computador que já não atende todas as necessidades de uma organização maior, pode ser muito útil para uma empresa menor. Por isso, fique de olho em anúncios de venda em jornais e sites de classificados.
 
Reciclar: Se um produto já não está em condições de ser usado, não o jogue fora antes de verificar se há algum componente nele que pode ser reutilizado. A reciclagem do lixo eletrônico já é uma realidade, pois existem partes deles que podem dar origem a novos produtos, como as que contenham metal, plástico, baterias, entre outros.
 

Onde Descartar Lixo Eletrônico

 
Se mesmo após conhecer as três opções que citei no tópico anterior de reduzir, reutilizar e reciclar você ainda queira saber onde descartar lixo eletrônico corretamente, veja como proceder:
 
• Procure saber se a própria marca do eletrônico não possui um serviço de recolhimento do mesmo. Muitas empresas estão com projetos desse tipo e utilizam os componentes das peças descartadas para dar origem a novos produtos.
 
• Verifique se na sua cidade existe alguma cooperativa que trabalhe com a reciclagem de eletrônicos.
 
• Se você precisa descartar celulares e suas respectivas baterias, entregue-os nas empresas de telefonia. Grande parte delas realiza esse recolhimento.
 
• Algumas prefeituras contam com um serviço de recolhimento de eletrônicos e outros objetos que não podem ser descartados no lixo convencional. Informe-se e veja se a sua cidade possui esse serviço.
 
A sua empresa já tem uma preocupação com o lixo eletrônico? Como costumam descartar os equipamentos que não utilizam mais?