A importância do ITIL para as pequenas empresas

A importância do ITIL para as pequenas empresas

No universo da Tecnologia da Informação (TI) a sigla ITIL (Information Technology Infrastructre Library) é uma das mais relevantes. Traduzindo, a sigla significa Biblioteca de Serviços de TI, o que consiste numa espécie de guia de padrões desenvolvido na década de 1980 para reunir as melhores práticas de TI. Os processos ITIL oferecem indicações de melhores práticas para empresas de diferentes portes.
 

O Que é ITIL?

 
A primeira coisa que devemos dizer é que ITIL não é um software e sim um conjunto de ferramentas que torna os processos de TI mais inteligentes e assertivos. A forma mais básica de definir ITIL é dizendo que consiste numa reunião de livros que contam com as melhores práticas de gerenciamento de serviços da área de TI.
 
A ferramenta reúne inúmeras experiências de empresas de caráter público e privado com o objetivo de promover uma documentação de rotinas que deverão ser adotadas para melhorar o andamento do setor de TI. Contudo, devemos ressaltar que o ITIL não pode ser entendido como metodologia, uma vez que indica o que deve ser feito, mas sem dizer especificamente como fazer.
 
Um bom exemplo de como os processos ITIL podem contribuir para a organização de serviços de uma empresa diz respeito à divisão das tarefas em diferentes segmentos, de maneira a tornar mais eficaz o trabalho dos profissionais de TI.
 

Como os Processos ITIL Podem Ajudar Pequenas Empresas

 
As pequenas empresas podem utilizar os processos ITIL da mesma forma que empresas de médio e grande porte, pois as recomendações não estão limitadas pelo porte da organização que irá utilizá-las. Devemos pensar a respeito da estrutura dos setores de TI dentro de pequenas empresas, certamente são mais enxutos e contam com menos recursos que os mesmos setores de grandes companhias.
 
Embora haja essa discrepância de tamanho de departamento, as pequenas empresas, contam com demandas semelhantes, precisando, assim, ter método para que suas atividades sejam realizadas. O gerenciamento dos serviços prestados através da ferramenta ITIL é uma forma de reduzir os custos, bem como a ineficiência do setor. O principal ganho diz respeito a entender o setor de TI de uma empresa como um negócio estabelecido dentro de outro negócio, de maneira a ter objetivos e métricas de mensuração que permitam a melhoria contínua.
 

Benefícios do ITIL Para Pequenas Empresas

 

1 – Trabalho Mais Efetivo com Orçamentos Apertados

 
Algo bastante importante de observar,é que a cada ano os recursos que as empresas destinam ao setor de TI estão ficando menores. Trabalhar bem com pouco é algo que nem todo segmento consegue, é necessário contar com direcionamento de otimização. Os projetos desse setor precisam continuar a ser realizados com menos custos e mais efetividade para o bom andamento da empresa.
 

2 – Alinhamento dos Objetivos do Setor de TI Com os Objetivos da Empresa

 
A ferramenta ITIL permite que o setor de TI compreenda que a sua forma de trabalhar deve estar alinhada com os objetivos da empresa. No caso das pequenas empresas, essa questão é ainda mais imprescindível, haja vista que são menos profissionais dedicados a essas tarefas e o orçamento é mais enxuto. Os profissionais da área passam a ter um planejamento mais bem delineado para fazer a gestão de TI.
 

3 – Previsão de Eventuais Problemas

 
Os processos ITIL oferecem para o setor de TI de pequenas empresas a possibilidade de pensar nos eventuais problemas que podem surgir com o passar do tempo. Algumas dificuldades podem ser evitadas apenas conhecendo diferentes históricos em que os mesmos problemas surgiram. O conhecimento permite antecipar problemas que podem se tornar bastantes complexos no futuro.
 

4 – Estratégia Para Organizar o Setor de TI

 
A biblioteca ITIL é dividida em cinco livros, sendo eles:
 

  • Estratégia de serviços;
  • Desenho de serviços;
  • Transição de serviços;
  • Operação de serviços;
  • Melhoria contínua de serviços.

 
O caminho que esses livros propõem é o da organização do setor de TI para que o trabalho seja realizado evitando que ocorra perda de recursos. Além disso, permite que os envolvidos na realização dos projetos se tornem mais proativos, de maneira que estejam na busca de tornar os serviços cada vez melhores.
 

5 – Não é Necessário Reinventar a Roda Para Aplicar os Processos ITIL

 
Os processos ITIL se mostram excelentes para as pequenas empresas porque não exigem alterações significativas em suas estruturas. Não é necessário passar por um extenso processo de renovação para obter os resultados esperados. É exatamente por essa característica que empresas de todos os portes e setores podem se beneficiar do uso de suas ferramentas.
 

6 – Alinhamento ao Padrão Internacional de Gerenciamento de TI

 
As empresas que adotam as ferramentas ITIL passam a estar alinhadas com os requisitos ISO/IEC 20000, que é o padrão internacional para fazer a gestão dos serviços de TI. Isso reduz significativamente os riscos operacionais que podem envolver esse setor dentro de uma empresa.
 
O que você achou a respeito da adoção dos processos ITIL? Conte-me sua opinião nos comentários abaixo!