Você conhece o significado de Bootstrapping?

Você conhece o significado de Bootstrapping?

Muitos brasileiros desejam ter um negócio próprio, mas não têm apoio de investidores para entrar no mercado. A solução para esse impasse está em fazer o chamado bootstrapping, que, para quem não conhece, trata-se de dar início ao negócio sem ter investidores, usando apenas recursos da própria empresa.
 

Conceito de Bootstrapping

 
De maneira simplificada, podemos dizer que Bootstrapping significa abrir um negócio sem investimento externo, usando como base somente os seus próprios recursos. Geralmente, nessa modalidade de abertura de uma empresa se tem poucos recursos, os empreendedores costumam ser a sua única força de trabalho e organização.
 
Para alguns autores do segmento de administração, bootstrapping também pode se referir a iniciar um empreendimento com investimentos de familiares, porém, modestos. Uma opção que se mostra válida é solicitar um empréstimo pessoal que possa ajudar nesse primeiro momento da empresa. Algumas providências são importantes nessa fase, como comprar equipamentos ou, mesmo, alugar um espaço para o funcionamento da mesma.
 

Bootstrapping – Abrindo uma Empresa Com Poucos Recursos

 
Com a competitividade do mercado, abrir uma empresa está cada vez mais complicado. Os investidores se tornaram bastante disputados e, por isso, nem todos os empreendedores conseguem o incentivo financeiro necessário para dar início às atividades com folego. Ao invés de desistir de realizar o seu sonho de ter o negócio próprio, é possível se adaptar às condições e trabalhar com menos recursos. Mas, como consolidar uma empresa no mercado com poucos recursos?
 
Os empreendedores que decidem se valer do bootstrapping precisam compreender que terão um pouco mais de dificuldades que aqueles que contam com investidores. No entanto, em contrapartida, terão menos responsabilidades diante de terceiros. A seguir vou falar sobre três possibilidades de caminho para quem não tem vastos recursos à disposição.
 

Caminhos Possíveis Para Abertura de uma Empresa Com Poucos Recursos

 

Trabalho em Jornada Dupla

 
Essa alternativa é interessante para quem está empregado formalmente e deseja tocar em paralelo a abertura de seu negócio. Nesse caso, o indivíduo se mantém empregado e dedica as suas noites e finais de semana para a sua empresa. O salário pode ser usado para o seu sustento e, também, para financiar o começo das atividades do seu empreendimento.
 

Uso de Reservas de Dinheiro

 
Para quem acha difícil e desgastante ter um trabalho formal e abrir uma empresa, a solução pode ser ter uma reserva de capital. Essa opção exige planejamento, deve-se iniciar a economia até chegar a um valor mínimo que permita abrir o negócio com certa tranquilidade. No começo, as empresas costumam não apresentar retorno financeiro, de maneira que o empreendedor deve ter uma reserva pessoal, também, para se sustentar.
 

Empresa Autossustentável

 
Por fim, a terceira possibilidade é usar os recursos do caixa da empresa para que ela se mantenha atuante no mercado. O faturamento pode ser o alicerce para que o negócio se mantenha nos primeiros meses. Geralmente, nesses casos o empresário precisa contar com uma reserva financeira para dar suporte aos meses em que o caixa não se mostrar suficiente para que o negócio prossiga com folego. Talvez não seja a opção mais fácil, mas pode ser interessante para quem não quer esperar mais.
 

Por Que o Bootstrapping Vale a Pena?

 
Talvez você tenha chegado até aqui se perguntando por que fazer bootstrapping, uma vez que será mais difícil galgar um lugar ao sol para a sua empresa. A resposta simples, que muitos empreendedores que escolheram esse caminho, podem te dar é a liberdade. Quando um empresário aceita um investimento significativo em seu negócio, pode acabar ganhando um sócio com poder administrativo e decisório nos rumos da companhia.
 
Mesmo quando o investimento não gera sociedade, ele cria uma amarra, pois o investidor se torna um indivíduo para quem se deve satisfações. Ao não ter investidores, a empresa está sob a responsabilidade do seu fundador, que tem plenos poderes de tomar decisões como nomear a diretoria ou, mesmo, mudar o ramo de atividades no futuro.
 

Bootstrapping Dá Certo?

 
Para muitas pessoas que desejam se tornar empreendedoras, pode parecer difícil acreditar que todo esse trabalho sem muitos recursos dá certo. Contudo, existem muitas empresas de sucesso que começaram assim, com poucos recursos financeiros e humanos. A determinação nessa fase faz toda a diferença para quem está em busca de consolidar um negócio.
 
Uma empresa que se mostra relevante em seu mercado de atuação e que exerce suas atividades com qualidade, tem muito mais chances de se tornar um sucesso. Lembre-se de que o segredo para uma companhia se tornar uma das líderes de mercado não está em ter muitos recursos à sua disposição, e sim em ter foco em entregar o melhor para os seus consumidores.
 
Gostou de conhecer o conceito de bootstrapping? Deixe um comentário contando sobre como você acha que abrir a sua empresa com recursos próprios pode ser positivo para o sucesso do empreendimento.