Compartilhar conhecimentos no trabalho é importante?

Compartilhar conhecimentos no trabalho é importante?

O conhecimento é um dos recursos mais importantes que um ser humano pode ter, pois é algo que ninguém pode nos tirar. Em se tratando da área profissional, quanto mais conhecimento você tiver, melhores oportunidades irá conseguir. E não me refiro apenas ao que se aprende em cursos e livros, mas também ao que a vida e as experiências nos ensinam.
 
Empresas que promovem a competição entre os seus colaboradores acabam perdendo no quesito compartilhamento de ideias e conhecimento. Todos ficam preocupados em ser melhores do que os outros e dividir o que sabem pode fazer com que alguém passe na frente. Essa relação individualista faz com que a organização perca diversas oportunidades de crescimento. Conheça, a seguir, motivos para compartilhar conhecimento no trabalho.
 

Principais Motivos Para Compartilhar Conhecimento no Trabalho

 

Promove os Crescimento dos Funcionários

 
A principal questão não é se os funcionários e líderes da sua empresa têm as habilidades certas, mas sim se eles têm potencial para aprender novas. Ter determinadas habilidades é o que faz com que um indivíduo seja reconhecido em uma área específica, mas o crescimento significa desenvolvimento contínuo e isso é tudo o que as empresas querem. A todo o momento temos a oportunidade de aprender algo novo, cabe a nós sabermos identificar e aproveitar cada uma delas.
 

Acesso aos Melhores Talentos

 
Existe um ditado que diz que se você é a pessoa mais inteligente da sala, então é porque está no lugar errado. Ele quer dizer que nunca devemos manter nosso conhecimento apenas para nós mesmos, pois quanto mais compartilhamos, mais aprendemos. Quando uma empresa incentiva o compartilhamento de conhecimento entre os seus funcionários, seus projetos passam a ser executados com muito mais eficácia, já que cada um poderá colaborar com o que sabe.
 

Geração de Novas Ideias

 
Dizem que duas cabeças pensam melhor do que uma, por isso, quando diferentes habilidades e experiências se unem, novas ideias e soluções surgem. A energia criativa que resulta do compartilhamento de conhecimento pode gerar soluções mais rápidas e mais relevantes para a sua empresa.
 

Descoberta de Futuros Líderes

 
Quando o conhecimento é compartilhado dentro da organização, as pessoas se sentem mais à vontade de expor as suas ideias. Com isso, o gestor tem a oportunidade de analisar o comportamento e as habilidades de cada um de forma mais clara. Assim fica mais nítida a evolução de cada colaborador e, consequentemente, é possível identificar com maior facilidade os possíveis líderes no futuro da organização.
 

Funcionários Atualizados

 
Sua equipe é tão forte quanto o seu membro mais despreparado. Por meio da partilha de conhecimentos e do diálogo sobre certas decisões e procedimentos, todos podem adquirir novas habilidades e crescer juntos. Criar um ambiente em que os colaboradores são encorajados a fazer perguntas e dar a sua opinião, traz inúmeros benefícios para a empresa e dão a oportunidades para que todos possam fazer a diferença.
 

Aumento da Produtividade

 
Esse é, talvez, o maior benefício que uma empresa pode ter ao incentivar o compartilhamento de conhecimento entre seus funcionários. Quanto mais eles dividirem uns com os outros o que sabem, melhor os processos irão funcionar. Os projetos não se atrasam, pois todos têm acesso às informações de que necessitam. Assim, em conjunto, a organização conseguirá obter melhores resultados em produtividades, vendas e em todos os aspectos.
 

Como Promover o Compartilhamento de Conhecimento no Trabalho

 
Depois de conhecer os benefícios que uma empresa tem quando os seus colaboradores compartilham conhecimento, é hora de saber o que a organização pode fazer para promover essa cultura. Algumas medidas interessantes incluem:
 
Mentoring: Cada funcionário precisa de um mentor, alguém que ensine sobre os processos da empresa, responda as dúvidas que possam ter e que os ajude a ter sucesso dentro da organização. O mentor deve ser alguém que esteja disposto a guiar verdadeiramente um aprendiz na direção certa. Isso é importante principalmente quando se pretende preparar um funcionário para uma promoção.
 
Recompensas: Recompense seus funcionários quando eles contribuírem com informações valiosas. O reconhecimento é a chave para motivar uma pessoa a continuar agindo da forma que a empresa deseja. Isso pode ser feito de diversas formas, desde o oferecimento de um prêmio, até alguma regalia ou um elogio em público.
 
Ferramentas de Colaboração: A partilha de conhecimento pode acontecer de diversas maneira e o software usado pela empresa pode ser uma das ferramentas mais importantes. Os sistemas que integram todos os setores possibilitam que as informações sejam compartilhadas de forma muito mais eficiente.
 
Confiança: É a base para qualquer tipo de relação, seja ela pessoal ou profissional. Cabe a empresa incentivar uma relação de confiança entre os seus funcionários, de forma que eles não se sintam concorrentes uns dos outros, mas sim parceiros, como uma verdadeira equipe deve ser.
 
Equipe: O espírito de equipe deve ser sempre valorizado e o individualismo deve ser deixado para trás. Obviamente, é muito importante reconhecer os méritos de cada funcionário, mas dificilmente alguém fez algo completamente sozinho, sempre há mais de uma pessoa envolvida. Portanto, incentive esse espírito para que todos ajam como membros de um time.
 
A sua empresa possui uma política de compartilhamento de conhecimento? Qual a sua opinião sobre este assunto?