Saiba mais sobre a metodologia scrum

Saiba mais sobre a metodologia scrum

A Metodologia Scrum é uma metodologia ágil que foi desenvolvida para a gestão de projetos de software, mas que vem sendo aplicada a outros setores. O método é de autoria do piloto da aeronáutica Jeff Sutherland, que fez um paralelo da gestão de um projeto com o pouso de uma aeronave. Um piloto não pousa o mesmo avião da mesma forma todas as vezes, sempre há a necessidade de fazer alguns ajustes de rota. Trabalhar com a possibilidade de fazer ajustes é o que torna a Metodologia Scrum perfeita para projetos de grande complexidade.
 

Metodologia Scrum: Trabalho Dividido em Ciclos

 
A base dessa metodologia ágil está em dividir o projeto em ciclos, de maneira que diferentes etapas vão sendo concluídas dando suporte para a sequência. Durante a realização do projeto, a equipe deve se reunir com frequência para que possa discutir abertamente os resultados obtidos e de que maneira pode agilizar o processo. Vão sendo realizados ajustes que possibilitam um trabalho mais assertivo e inteligente. As empresas não devem trabalhar com fórmulas engessadas, devem estar preparadas para mudar a direção quando for necessário.
 
Uma das principais características dessa metodologia é que todos os integrantes da equipe devem ser participativos e contribuir para que o processo seja construído junto ao projeto. Para que isso seja possível, a Metodologia Scrum prevê que todos os envolvidos devem saber o que está acontecendo e o que virá na sequência. Além de reuniões verbais, é importante contar com a exposição dos dados visualmente.
 

Conheça os Termos Técnicos da Metodologia Scrum

 
Quem se interessou em utilizar a Metodologia Scrum na gestão de projetos precisa se familiarizar com alguns termos técnicos em inglês. Não precisa se assustar, pois os conceitos contidos dentro dessa metodologia são bem simples de compreender e aplicar.
 

Sprints – Ciclos dentro do projeto

 
Os ciclos estabelecidos por essa metodologia ágil são curtos, os sprints duram, em média, um mês e em cada período há uma gama de atividades que devem ser realizadas.
 

Product Backlog – Conjunto de objetivos dentro do projeto

 
Trata-se de um combo de objetivos que devem ser trabalhados dentro do projeto. Quando o Scrum é aplicado a softwares, cada product backlog é um pacote de funcionalidades.
 

Sprint Planning Meeting – Reuniões no início de cada ciclo

 
Basicamente, é o nome dado às reuniões que devem ser realizadas no começo de cada Sprint para determinar quais são as tarefas a serem cumpridas e o prazo.
 

Sprint Review Meeting – Reunião no final de cada Sprint

 
Assim como há uma reunião no começo de cada Sprint, é necessário realizar uma reunião, também, no final do ciclo para concluir se tudo ocorreu como o esperado e se a equipe pode trabalhar de maneira diferente no próximo ciclo.
 

Daily Scrum – Reunião diária

 
A Metodologia Scrum propõe que sejam realizadas reuniões todos os dias para que a equipe possa discutir o andamento do projeto e verificar se existe algo que pode ser feito para agilizar o processo.
 

Sprint Backlog – Tarefas

 
A forma como se chama cada tarefa que está na lista de atividades de cada Sprint.
 

Como Utilizar a Metodologia Scrum na Gestão de Projetos da Sua Empresa

 
Essa é uma metodologia ágil que atribui uma série de qualidades para os projetos, além de ter o comprometimento verdadeiro da equipe. A seguir listei dicas de como empregar essa metodologia na gestão dos projetos da sua empresa.
 

Rotina de Reuniões Diárias

 
Para quem pensa que é difícil estabelecer tantas reuniões durante a realização de um projeto, ressaltamos que pode ser um período de apenas 15 minutos por dia. Para agilizar essa etapa diária, sua equipe pode ter um horário fixo para se reunir num local-chave da empresa e, então, conversar sobre como está o andamento do projeto. Esse período pode ser no meio do expediente, porque já se terá realizado algumas tarefas e se poderá alterar o curso de outras.
 

Tenha um Painel

 
Lembra que citei a importância de trabalhar com dados visualmente? Isso pode ser mais simples do que parece com um painel, uma lousa ou um bloco de papel grande. Enquanto explicam as novidades do projeto, os colaboradores podem ir desenhando ou listando os pontos mais importantes. Saiba que o registro visual é interessante tanto para deixar claro o que está sendo comunicado para a equipe quanto para a compreensão da própria pessoa que está falando.
 

Trabalhe Com Equipes Pequenas e Assertivas

 
Na Metodologia Scrum é sugerido trabalhar com equipes menores, com, no máximo, 10 pessoas, para que a comunicação aconteça com mais fluidez. Quanto mais pessoas estiverem envolvidas no processo, mais difícil será garantir que todas serão participativas e compreenderão o que está acontecendo.
 

Evite Títulos de Funções

 
Numa equipe que está trabalhando com essa metodologia ágil de comunicação e participação não se deve estabelecer nomes e títulos para as funções. Todos são membros da equipe e têm as mesmas atribuições e responsabilidades para que o projeto seja bem-sucedido.
 
Gostou de conhecer mais sobre a Metodologia Scrum? Então aproveite e compartilhe o artigo com os seus amigos empreendedores!