Sinergia empresarial - Conheça esse conceito

Sinergia empresarial - Conheça esse conceito

Já reparou que quando a sua equipe trabalha unida, com foco nos resultados a serem alcançados, buscando resolver os conflitos ao invés de procurar culpados, as coisas em sua empresa caminham melhor? Já quando os colaboradores trabalham em desarmonia, sem se preocupar com os objetivos, querendo apenas cumprir o horário determinado de expediente e finalmente irem embora da organização, tudo funciona com ainda mais dificuldade? Tenho certeza que você já percebeu, tanto uma, quanto a outra situação.
 
Estes dois cenários são mais comuns do que se imagina em grande parte das empresas, no Brasil e fora daqui também. Entretanto, não é difícil observar, que no primeiro caso a probabilidade de se alcançar resultados cada vez mais positivos, não só para os negócios, como para todos os envolvidos nos processos empresariais, são infinitamente maiores, uma vez que todos desenvolvem suas atividades de forma mais motivada e em união uns com os outros.
 
As consequências de se trabalhar com uma equipe que se encontra em sinergia são inúmeras, e é sobre isso que vou falar hoje com você. Acompanhe-me nesta leitura e confira!
 

Sinergia empresarial, você já ouviu falar?

 
Se você ainda não ouviu ou desconhece este termo, com certeza já escutou bastante se falar com trabalho em equipe, correto? Já ouviu que todas as vezes que seus colaboradores, sejam de que departamento for, desenvolvem um trabalho harmônico, levando em consideração a união, bem como o foco nos resultados, os objetivos são alcançados de maneira ainda mais assertiva e rápida, não é mesmo?
 
Basicamente é disso que se trata a sinergia empresarial, ou seja, é quando uma equipe de trabalho se mantém engajada, do começo ao fim de um processo, para cumprir e entregar, de maneira satisfatória, determinada tarefa, realizando, assim, suas atividades, visando o bem comum, não só da empresa, mas também de todos os colaboradores envolvidos em seu desenvolvimento.
 
Ao se deparar com uma equipe que une suas forças, dá o melhor de si e se mantém engajada e motivada para entregar uma missão que lhe foi designada, pode ter certeza que tem sinergia empresarial no trabalho destes colaboradores.
 

Pilares da Sinergia Empresarial

 
São necessários alguns pilares para seja possível enxergar em uma equipe as características da sinergia empresarial. Veja quais são eles a seguir:
 

Cooperação

 
Este é o primeiro e um dos pontos mais importantes para que um trabalho em equipe seja realizado com total sinergia. Isso porque é necessário que haja cooperação de todas as partes, do dono da empresa, até o estagiário, para que tudo aconteça conforme o planejado e resultados surjam com muito mais facilidade, do que se cada um fizesse suas demandas de maneira individual. Sendo assim, você enquanto líder da organização como um todo, deve disseminar este princípio por todos os cantos de seu negócio.
 

Respeito

 
Dificilmente um trabalho é bem realizado se não tiver respeito nas relações de todos os envolvidos em sua execução. E quando falo deste tema, não estou querendo dizer que você ou seus colaboradores precisam ser melhores amigos e fazer diversos happy hours juntos, estou falando que é essencial que um saiba lidar com o jeito e forma como o outro encara o mundo e as situações ao seu redor. Dessa maneira, é possível que ocorra um diálogo e todos consigam chegar a um denominador comum, seguindo em frente com cada uma de suas atividades.
 

Lealdade

 
Ser leal não só à empresa, mas à equipe como um todo e ao trabalho que precisa ser executado e finalizado, para que todos possam desfrutar de seus benefícios de maneira geral. Assim, todos que neste processo estão envolvidos, devem ter o compromisso de cumprir cada uma de suas demandas, respeitando os prazos e as regras determinadas no início das tarefas, pois só dessa forma é possível alcançar os resultados planejados inicialmente.
 

Comprometimento

 
Você e sua equipe têm um trabalho a fazer, sendo assim, para que seja possível enxergar a sinergia em todos, é necessário que haja, principalmente, o comprometimento em entregar o melhor trabalho que vocês já se propuseram a desenvolver. Quando a tarefa é realizada com base nesta premissa, as chances de que todos tenham um retorno altamente positivo deste compromisso, aumentam gradativamente.
 

União

 
Este também é um pilar importantíssimo para que se desenvolva um trabalho em equipe de forma sinérgica. Digo isso, pois, independentemente dos desentendimentos normais que podem acontecer no desenrolar dos processos, todos optam por dialogar e se manterem unidos, já que o foco não é o ego de cada um, mas sim o resultado que vai decorrer do trabalho realizado com união e harmonia de todas as partes envolvidas.
 

Foco no coletivo

 
Para que todos saiam ganhando é imprescindível pensar de forma coletiva e não individual. Este é o verdadeiro significado de sinergia, ou seja, quando todos enxergam que é somente a partir de um trabalho realizado em equipe, de forma conjunta, quando as engrenagens funcionam em perfeita harmonia, que é possível obter resultados altamente positivos, para todos aqueles que se envolveram e se dedicaram do começo até o final de sua execução.
 
Este é um espírito que deve ser amplamente disseminado em todos os tipos de empresas de nosso país, independente de seu porte ou segmento, pois é somente a partir de um trabalho em equipe, ou seja, de um trabalho feito com união, respeito ao próximo, com o foco voltado para os resultados, que é possível que todos cresçam e se desenvolvam de maneira satisfatória.
 
Por isso, a minha dica hoje é para que você invista na sinergia empresarial, pois ela poderá lhe trazer exatamente aquilo que você busca para potencializar os seus negócios no mercado em que você atua. Pense nisso!
 
Curtiu este artigo? Então lembre-se de compartilhar o que você achou nos comentários e compartilhá-lo também em suas redes sociais, para que seus amigos empreendedores possam conhecer o meu trabalho.