Consultoria em produtividade: vale a pena contratar?

Consultoria em produtividade: vale a pena contratar?

Nos últimos anos, o segmento de mercado de empresas que oferecem algum tipo de consultoria empresarial cresceu demasiadamente. Um dos ramos de consultoria que mais tem apresentado impacto nos negócios como um todo é o da consultoria de produtividade. Menos de 1% das organizações brasileiras trabalha no máximo de eficiência com redução de custos, otimização de processos, melhoria contínua e excelência em qualidade.
 

O Que é Consultoria Empresarial de Produtividade?

 
As empresas de consultoria de produtividade oferecem para os seus clientes (que são empresas em geral) um estudo e plano de ação com objetivo de aumentar a sua produção reduzindo custos. Parece difícil acreditar que é possível produzir mais gastando menos? Saiba que praticamente toda empresa pode entrar nesse padrão, o que impede o seu sucesso é, na verdade, a realização de processos pouco eficientes e a não observação de pequenos problemas que se repetem.
 

Soluções Personalizadas

 
Na hora de selecionar uma companhia para prestar o serviço de consultoria empresarial para a sua organização é interessante buscar aquelas que oferecem soluções personalizadas. Cada empresa possui os seus próprios ativos (tudo que representa e gera valor para a companhia) e, dessa forma, pode se tornar mais produtiva por meio de diferentes soluções.
 

O Que Esperar do Trabalho de Consultoria de Produtividade?

 
Embora o conceito de consultoria de produtividade já seja bem difundidos em outros países, como o Japão, por aqui ainda não é conhecido por todos. Alguns empresários podem ficar confusos na hora de analisar a efetividade dos processos realizados pelas empresas de consultoria. Por isso, listei a seguir alguns dos pontos que devem ser abordados e desenvolvidos por uma companhia consultora.
 

Análise dos processos atuais da empresa

 
Com base no modelo empresarial da organização cliente, a companhia consultora deve analisar os processos buscando identificar custos desnecessários ou detalhes que possam ser otimizados gerando mais lucro. Ter um método consolidado de atuação no mercado não significa que ele não é passível de mudanças que o tornem mais eficaz. As soluções apresentadas precisam levar em consideração a missão e valores da empresa cliente.
 

Aumento da produção

 
As propostas da consultora devem oferecer métodos de aumentar a produtividade por meio da otimização de processos e sem que, para isso, os custos operacionais aumentem. As empresas que passam por esse trabalho de consultoria de produtividade descobrem que poderiam ter aumentado significativamente a sua produção há tempos. Tem certos aspectos que somente um consultor que é externo a empresa pode identificar.
 

Aumento da lucratividade

 
Na lista de objetivos que devem ser atingidos pela empresa que busca um serviço de consultoria empresarial está com certeza o aumento da lucratividade. Melhorar os processos, de maneira que eles se tornem menos onerosos, é uma forma de impactar nos lucros no final de cada ciclo. Além disso, o aumento da produção permite conquistar uma faixa mais significativa do mercado.
 

Melhoria contínua

 
Empresas que são mais eficientes tendem a perseguir o objetivo da melhoria contínua com a implantação de um sistema de qualidade total. Para os empreendedores que sempre desejaram contar com a normatização dos seus processos, mas não sabem como isso pode ser feito, pode ser interessante contar com empresas de consultoria desse segmento. O papel dessas empresas é oferecer um plano de ação que torne todo o trabalho mais eficaz.
 

Atenção aos detalhes

 
A consultoria em produtividade não observa apenas como alavancar a quantidade de produtos fabricados, mas, também, como a organização pode ter mais economia de recursos como energia e água. A eficiência não diz respeito somente à quantidade de itens que são produzidos, mas também a forma como se chega a esse número e o tanto de recursos que são demandados.
 

Proximidade dos funcionários nos processos

 
Uma das bases do trabalho focado em melhoria de produtividade está em engajar a participação mais ativa dos funcionários. Grande parte das empresas vê o colaborador como um agente passivo que está em suas dependências apenas para realizar uma determinada tarefa. Porém, essa perspectiva tem uma série de problemas, como, por exemplo, a falta de voz para aquele que conhece mais de perto os processos e suas eventuais falhas.
 

Por Que Minha Empresa Precisa de Consultoria Empresarial de Produtividade?

 
Se a sua empresa tem apresentado bons números, tanto no que diz respeito à quantidade de produtos da sua linha de produção quanto aos custos reduzidos, saiba que podem ser ainda melhores a partir da otimização dos processos. Companhias que não passaram por essa avaliação podem não ter claro quais são os caminhos que podem seguir para ter resultados mais eficientes no seu dia a dia. O investimento na consultoria empresarial é uma forma de ter um retorno significativo para a sua empresa agora e a longo prazo.
 
Você conhecia o serviço de consultoria empresarial de produtividade? O que achou da possibilidade de usar a otimização de processos para aumentar a lucratividade? Deixe sua opinião nos comentários!