Saiba mais sobre o coworking e quando vale a pena adotar essa estratégia

Saiba mais sobre o coworking e quando vale a pena adotar essa estratégia

Você já ouviu falar de coworking? A tendência surgiu em meados de 2005, com a inauguração do Hat Factory, em São Francisco, Estados Unidos.

O local, criado pelo engenheiro de software Brad Neuberg, visava fornecer para profissionais um espaço seguro, bem equipado e que pudesse oferecer boas possibilidades de networking.

A inovação funcionou e a ideia de poder trocar informações e criar parcerias foi bem recebida e ganhou o mundo.

Hoje, encontramos escritórios de coworking em dezenas de cidades, em diversos países. A tendência é que cada vez mais usuários adequem sua realidade a esse modelo de trabalho.

Abaixo, você verá um pouco mais sobre os escritórios coworking, suas vantagens e quais profissionais podem se beneficiar desse espaço. Confira!

O que é coworking?

O conceito coworking refere-se aos escritórios compartilhados. São espaços criados especialmente para que empresas e profissionais liberais possam realizar suas atividades sem precisarem se preocupar com a montagem do ambiente, aquisição de mobiliário, contratação de serviços como internet, segurança e limpeza, entre outros pontos necessários para montagem de um escritório. Ou seja, é só chegar, sentar e trabalhar!

Como funciona um coworking?

De modo geral, os coworking trabalham igual, alugando espaços ou salas para que os profissionais possam exercer suas funções. Porém, cada um pode oferecer um plano distinto e, dessa forma, atender pessoas de diferentes perfis e áreas que podem escolher os serviços mais interessantes às suas necessidades.

A estrutura normalmente é composta por salas individuais ou coletivas e também costuma oferecer salas para reuniões privadas.

Em alguns casos, é possível optar pelo aluguel mensal de uma sala dentro do coworking , o que é particularmente útil para startups ou pequenas empresas, por exemplo.

Quanto aos serviços oferecidos, é normal encontrar:

  • internet de alta velocidade; 
  • linha telefônica; 
  • mesas e cadeiras confortáveis; 
  • espaço para lanche, almoço ou café; 
  • banheiros sempre limpos e bem organizados.

Os pagamentos podem ser feitos por hora, diária, semana ou mês, tudo depende da sua necessidade e de quanto tempo precisará do espaço para trabalhar.

É mesmo vantajoso trabalhar em um coworking?

Sim, é! Parece uma resposta simplista, mas é verdade. Especialmente em grandes cidades, locais onde o preço dos imóveis comerciais tende a ser bastante alto, mesmo para salas pequenas.

Para que funcionem bem, as empresas precisam se preocupar não apenas com o valor do aluguel, mas com as contas, manutenção, organização e limpeza. Os gastos e a preocupação de administrar um espaço físico também são altos. Os móveis, equipamentos e serviços, por sua vez, impactam ainda mais o orçamento.

Para que se possa começar a usar um novo espaço e dar início às atividades profissionais, o investimento não é apenas financeiro, mas de tempo. Já optar por um coworking significa ter um espaço pronto para uso e o tempo que seria dispensado para montagem do seu local de trabalho pode ser utilizado para focar no crescimento da sua empresa. 

Freelancers também podem ser beneficiados?

Os profissionais autônomos, inclusive os freelancers, geralmente têm duas opções: trabalhar em cafeterias, o que nem sempre é confortável e muitas vezes é barulhento; modificar ou improvisar espaços em sua casa, criando um home office.

Trabalhar no mesmo local onde se vive é excelente pela comodidade, mas exige disciplina, e isso não é tudo. A tendência do trabalhador freelancer é passar muito tempo isolado, o que é ruim para a sua sociabilidade. Essa condição pode provocar quadros de estresse e ansiedade, além de impossibilitar o networking.

Ter contatos, como sabemos, é primordial para que se faça uma carreira de sucesso, além de ser saudável. Somado a isso, quanto mais pessoas conhecem o seu trabalho, maiores as chances de que você ser recomendado, convidado para integrar uma equipe ou participar de um projeto, e o networking dos coworkings proporciona isso.

Em resumo, o coworking é um dos melhores espaços para trabalhar e destaca-se pelas facilidades que oferece, como economia,praticidade e por oferecer um ambiente agradável e perfeito para desempenho das mais diferentes profissões. Que tal fazer um teste?

Esse artigo foi desenvolvido em parceria com a My place Office.

Copyright:  748258660 – https://www.shutterstock.com/pt/g/jacoblund