Como se dá o processo de inserção de novas tecnologias em uma empresa

Como se dá o processo de inserção de novas tecnologias em uma empresa

Ter acesso a novas tecnologias é sempre positivo para o crescimento corporativo, no entanto, pequenas e médias empresas podem ter dificuldades para a implantação devido a poucos recursos financeiros, equipe de colaboradores com pouco preparo, entre outros desafios. Encontrar o melhor momento para fazer uso de recursos tecnológicos diferenciados para impulsionar a companhia é um diferencial para o sucesso.

Quais São os Principais Desafios Para Implantar Novas Tecnologias?

Nesse artigo irei focar nos desafios enfrentados pelas pequenas e médias organizações quando se trata de implantar novos recursos tecnológicos. Ressalto que o objetivo é que os empresários identifiquem os possíveis pontos de resistência e, assim, possam vencer essas barreiras, tendo acesso ao que a tecnologia oferece para que seus negócios tenham mais competitividade no mercado.

Desafio: Capital Financeiro Para Investir em Novas Tecnologias

Uma grande dificuldade para as pequenas e médias empresas é ter capital suficiente para fazer o investimento necessário em tecnologia. A rapidez com que essas mudanças impactam o mercado pode representar estar ao lado das grandes corporações ou entrar em declínio pela defasagem de seus recursos.

Contudo, esse panorama não deve tirar o foco administrativo dos empresários que não devem entrar em grandes dívidas com bancos e financeiras para ter acesso aos recursos. Existem outras possibilidades para ter acesso a inovações tecnológicas que não ameaçam a estabilidade financeira.

Solução: Estabelecer Cooperação Com Outras Empresas ou Fornecedores

Se a sua organização não tem recursos financeiros suficientes para custear o investimento tecnológico, pode buscar por parcerias que ajudem a diluir o valor. Uma das possibilidades é se juntar com uma companhia do mesmo segmento ou de outro que também necessite dos recursos para que o custo final seja menor para ambas. Em alguns casos, fornecedores podem se tornar aliados e, por meio de acordos corporativos, ajudar a empresa em questão a ter acesso a tecnologia.

Desafio: Ter Capital Humano Preparado Para o Uso de Novas Tecnologias

A partir do momento que uma companhia venceu o desafio de ter capital financeiro para investir em inovações, precisa ter em seu quadro de funcionários pessoal capacitado para utilizar esses recursos no dia a dia. Há casos de grandes corporações, por exemplo, que mesmo contando com bons recursos financeiros tiveram problemas na implantação de soluções tecnológicas pelo simples fato de que os colaboradores não sabiam como operá-las.

Solução: Oferecer Conhecimento Para Seus Colaboradores

Quando uma organização de pequeno ou médio porte decide fazer um investimento num novo equipamento, software, aplicativo ou outra tecnologia, precisa ter a consciência de que precisará capacitar os seus colaboradores para que a solução seja usada da melhor maneira possível. Contudo, nem sempre a oferta de conhecimento precisa ter um custo elevado para a companhia.

Uma forma estratégica de distribuir conhecimento é escolher um funcionário para fazer um curso de capacitação pago pela empresa com o objetivo de que ele ensine os colegas na sequência. O colaborador escolhido para essa função deve ter comprometimento e demonstrar boa didática para transmitir o que aprendeu. Outra possibilidade é estabelecer parcerias com universidades e/ou institutos de pesquisa. O Sebrae de sua cidade pode ajudar na hora de estabelecer esse link.

Desafio: Estabelecimento de uma Cultura Inovadora na Companhia

Somente uma empresa que tem ambiente propício para o desenvolvimento de inovações conseguirá se manter atualizada no mercado. A cultura da inovação é a fagulha que acende a chama da busca por novos recursos e por novos caminhos. Quando tanto o proprietário quanto os seus colaboradores estão abertos e buscando por atualizações, se torna mais fácil identificar boas oportunidades. Contudo, isso nem sempre acontece em organizações de menor porte devido a visão mais estreita do mercado.

Solução: Planejamento a Longo Prazo

A forma mais eficaz de estabelecer uma cultura organizacional inovadora é planejar a longo prazo o futuro da empresa. Quanto mais adiante se olha, mais se enxerga em termos de necessidade de aprimoramento. Por exemplo, uma companhia que produz calçados precisa estimar quantos pares pretende vender daqui a cinco anos para que possa começar a fazer as inovações tecnológicas para ter capacidade fabril, além de atentar para a criação de estratégias de marketing adequadas para a conquista de um maior share de mercado.

Desafio: Entender o Que o Cliente Irá Querer no Futuro

Grandes empresas costumam investir pesado em pesquisas de mercado para ter uma ideia mais clara do que os seus clientes irão querer no futuro para que possam ir se adequando. Para companhias de pequeno e médio porte pode não ser possível utilizar pesquisas tão completas, mas isso não impede de se manter preparado para as exigências do amanhã.

Solução: Ouvir o Cliente

Parece e é muito simples, para saber em quais novas tecnologias investir o empresário deve estar atento ao que o seu consumidor diz. Promover pesquisas no momento da compra em que o cliente explicite algo que espera para o desenvolvimento do produto ou serviço pode ajudar a delinear o futuro do mercado e chegar lá antes dos concorrentes.

São vários os desafios que as pequenas e médias empresas enfrentam para se manter atualizadas com as novas tecnologias, no entanto, é possível superá-los se estabelecendo como uma das principais escolhas dos consumidores.

Copyright: 110678570  – https://www.shutterstock.com/pt/g/violetkaipa