Como funciona a gestão baseada em KPIs?

Como funciona a gestão baseada em KPIs?

A gestão focada em KPIs (Key Performance Indicators) contribui para que a empresa tenha metas bem definidas com o desenho de todos os objetivos a serem realizados no caminho. Planejamento é uma das palavras-chave para o sucesso de qualquer companhia e, com o uso desses indicadores, fica mais claro compreender como desenvolver projetos.
 

O Que São KPIs?

 
Os KPIs são indicadores de desempenho que, na tradução, em português são conhecidos como indicador-chave de performance. A função deles é demonstrar se as estratégias adotadas pela organização estão sendo efetivas para o seu bom desempenho. Nem sempre as iniciativas desenvolvidas pelos gestores trazem os resultados que eram esperados no início do planejamento.
 
Agora que você entendeu o que é KPI, certamente já tem claro que existem diversos indicadores que podem ser usados para verificar a eficácia de estratégias de sua empresa. Nos últimos anos, alguns indicadores, como o de quantidade de visitas nas páginas das redes sociais e likes em fotos, se tornaram relevantes para que muitos negócios consigam determinar se estão sendo eficientes em se comunicar com os seus potenciais consumidores.
 

Por Que Usar KPIs na Gestão da Empresa?

 
Mesmo estando há anos num determinado segmento de mercado, nenhum gestor pode dizer que sabe tudo ou que é capaz de prever todos os movimentos dos consumidores sem um trabalho de verificação. Exatamente nesse ponto entram os indicadores de desempenho, KPIs, que auxiliam no delinear de estratégias eficazes e permitem encontram eventuais tropeços no caminho.
 
Alguns detalhes podem escapar ao líder da empreitada no momento em que está desenhando um plano de ação junto com sua equipe. A verificação de indicadores permite descobrir esses detalhes que ainda estão abertos e corrigi-los antes que se tornem um problema maior para a companhia. O mais interessante é que os KPIs funcionam bem para empresas de diferentes setores e de todos os portes.
 

Como os KPIs Podem Ajudar na Gestão da Sua Empresa?

 
A seguir vou te mostrar de que maneira definir os KPIs mais assertivos para o seu negócio melhorando de maneira significativa o seu trabalho de gestão.
 

Definição de Metas e Objetivos

 
Devemos, em primeiro lugar, esclarecer que a função das métricas do KPI é verificar a efetividade das estratégias adotadas pela companhia em relação às suas metas e objetivos. Dessa forma, a empresa precisa ter definidos os objetivos e as metas que deseja realizar ao longo do percurso. Somente com esse quadro bem definido será possível compreender se o trabalho está sendo efetivamente bem feito.
 
Não ter clareza quanto aos objetivos pode gerar problemas sérios na hora de fazer a verificação dos indicadores de desempenho. Imagine, por exemplo, uma empresa que tem investido na produção de conteúdo para o seu site com o objetivo de converter internautas em clientes. Nesse caso, o indicador que deve ser medido é o de conversão, isto é, quantos pessoas estão realmente se tornando clientes.
 
Algumas empresas podem se confundir e focar somente no aumento de visitas no site, porém, não é esse o objetivo verdadeiro, pois, mesmo que não haja aumento significativo de visitantes na página, pode ser que esteja havendo mais conversões. Por isso, é essencial que os gestores tenham em mente o uso dos indicadores KPIs, pois assim tem um direcionamento de estratégias mais eficaz.
 

Foque em KPIs Mensuráveis

 
Nem todos os indicadores-chave escolhidos são passíveis de ser mensuráveis e pode ser catastrófico descobrir isso quando o projeto já está em andamento. Por isso, a dica é que, no momento de definição do plano de ação, já sejam determinados quais serão os KPIs a serem utilizados e se realmente são possíveis de serem mensurados.
 
Ao se deparar com indicadores de desempenho que não podem ser efetivamente mensurados, é fundamental que o líder e sua equipe o substituam por outro. Lembre-se de manter a relevância dos KPIs, isto é, se atente para indicadores que ofereçam respostas e não apenas sirvam para gerar dados.
 

Verifique a Quantidade de KPIs

 
A contribuição positiva dos KPIs para a gestão de uma empresa está no fato de oferecer informações relevantes quanto ao sucesso de uma estratégia e, por isso, não pode se tornar um empecilho ao trabalho. Alguns gestores acabam criando uma quantidade excessiva de KPIs, acreditando que quanto mais verificações tiverem, mais seguros ficarão quanto a sua estratégia.
 
Essa não é a verdade, os membros da equipe não podem passar mais tempo fazendo verificações ao invés de realizar as suas tarefas. Sendo assim, ao definir os indicadores KPIs para cada meta estabelecida, faça uma análise crítica para ter certeza de que precisa de todos esses dados. Se puder diminuir a quantidade de indicadores ser perder a qualidade de verificação o faça.
 

Apresente o Conceito Para os Membros da Equipe

 
É essencial que os membros da equipe tenham pleno conhecimento a respeito de o que é KPI, bem como de maneira esses indicadores serão verificados. A implementação da mensuração por meio de indicadores pode ser muito mais efetiva com a contribuição de todos os membros.
 
Os KPIs representam a oportunidade de verificar a efetividade das estratégias adotadas pela empresa e, por isso, são tão relevantes.