Dicas para uma comunicação interna eficiente

Dicas para uma comunicação interna eficiente

Ao longo de minha carreira, enquanto empresário e empreendedor, uma das maiores e principais queixas que ouço de outros empresários diz respeito à comunicação em suas empresas. Muitos deles dizem que este é um grande gap, que, se não for trabalhado com assertividade, acaba gerando diversos problemas para o dia a dia na organização. Tenho certeza que você também já se viu em situações em que a falha na comunicação trouxe algumas divergências ao trabalho realizado pela sua equipe, não é mesmo?
 
É por isso que cada vez mais empresas, de diversos portes e segmentos, têm investido em uma comunicação interna assertiva, com o intuito de tornar o dia a dia de trabalho mais fluido, sem que ocorram situações problemáticas a todos os envolvidos nos processos empresariais.
 
Para que você possa entender a importância de uma comunicação clara e eficiente dentro de sua empresa, vou compartilhar dicas para que você e seus colaboradores tornem-se ainda mais efetivos no dia a dia.
 

Comunicação interna, como desenvolver?

 
A comunicação interna sempre foi algo um tanto quanto negligenciado por um grande número de empresários, durante muito tempo. Porém, de uns anos para cá, este cenário mudou, pois muitos viram a sua importância e necessidade de desenvolvê-la da melhor maneira possível, para que os processos fossem realizados com mais fluidez dentro das empresas.
 
Entretanto, ainda existem aqueles que acreditam que investir tempo e dinheiro em comunicação é besteira, principalmente quem é dono de pequena empresa, pois, como tem o quadro de funcionários reduzido, acaba achando que deve apenas focar em seus clientes externos, esquecendo que um trabalho bem feito e um resultado positivo, depende muitos mais de seus clientes internos.
 
Diante disso, decidi compartilhar dicas de como você pode desenvolver uma comunicação interna eficiente e assertiva em sua empresa, principalmente se ela for pequena, para que assim seus resultados sejam ainda mais alavancados por estas ações. Confira:
 

Mural

 
Grande parte das organizações têm murais para transmitir informações que consideram importantes a todos os colaboradores. Esta é uma boa maneira de iniciar o processo de comunicação interna em sua empresa, pois ela atinge os funcionários de uma forma geral, deixando-os devidamente informados sobre os principais acontecimentos relacionados ao negócio como um todo.
 

Informativos online

 
Mas se você acha que este processo precisa e pode ser mais sustentável, minha dica é que os comunicados que você tem a transmitir a seus colaboradores, sejam realizados por meio de plataformas online. Existem muitas formas de fazer isso: você pode enviar e-mails informativos; mensagens pelo WhatsApp; pode investir na contratação de uma intranet para a sua empresa, ou na criação de um aplicativo que permita a integração de todos em uma via de mão dupla, ou seja, um espaço onde seus funcionários também tenham a oportunidade de contribuir com opiniões de sugestões diversas.
 

Reuniões mensais

 
Esta é também uma maneira eficiente de sempre manter a comunicação com seus colaboradores o mais aberta e transparente possível. Neste tipo de reunião, você, enquanto dono do negócio, mostra que deseja ouvir seus funcionários e quer estar próximo a eles, para entender o seu dia a dia, bem como o seu processo de trabalho.
 
Assim, realizar reuniões em que você tenha a possibilidade de apresentar os resultados da empresa, suas metas e possa bater um papo aberto com seus empregados, pode trazer bons resultados aos processos internos que são realizados na organização de maneira geral.
 
É importante lembrar, que o processo de implementação da comunicação interna varia de empresa para empresa, sendo necessário avaliar, primeiramente, o cenário atual, bem como o ponto em que se deseja chegar no decorrer de seu desenvolvimento. Sendo assim, alguns destes itens podem funcionar para a sua realidade, mas para a realidade da organização de algum de seus amigos, talvez não dê tão certo.
 
Outro fator essencial é que se escolha um profissional ou um departamento que ficará responsável por desenvolver este processo dentro de sua empresa. Geralmente, esta missão fica por conta, ou do departamento de marketing ou de recursos, ou dos dois, realizando ações em conjunto.
 
O importante é que sejam levadas em consideração estratégias que tenham como objetivo unir ainda mais os colaboradores, tornar a sua participação nos procedimentos internos da empresa, cada vez mais ativa, bem como a comunicação cada vez mais assertiva e fluida.
 
Por isso, minha dica final é que você realize este investimento, mesmo que a sua empresa, seja pequena, pois, tenho absoluta certeza, que você terá bons resultados mediante esta atitude.
 
Gostou deste conteúdo? Ele contribuiu para esclarecer sobre o que é comunicação e como ela pode ser desenvolvida nas organizações? Deixe o seu comentário e lembre-se de continuar acompanhando meus artigos diários, aqui.