Missão da empresa: dicas para sua definição

Missão da empresa: dicas para sua definição

A definição da missão da empresa deve ser feita pensando estrategicamente como a companhia quer ser vista pelos seus clientes e colaboradores, conseguindo um posto de destaque no mercado. Ser uma companhia rentável é o objetivo central de quase toda empresa, contudo, o caminho que será percorrido para obter esses resultados é diferente e específico de cada corporação.
 

O Que é a Missão da Empresa?

 
Saber, conceitualmente, o que é missão de uma empresa é fundamental para defini-la tendo em mente o alinhamento com os seus objetivos futuros. A missão nada mais é do que a definição de porque a companhia existe, o seu motivo de estar inserida no mercado. Essa definição abarca a razão de ser da organização, assim como o segmento em que ela está inserida.
 
O motivo da criação da empresa deve vir acompanhado da imagem que ela pretende passar para os seus clientes e fornecedores, além do direcionamento dela em seu setor. Lembramos que, uma vez definida a missão, é importante que o conceito seja levado a sério, tanto pelos colaboradores como pelos gestores em posição elevada da hierarquia.
 

Dicas de Como Definir a Missão de Uma Empresa

 
A seguir, listei 05 dicas que vão ajudar empresas de diferentes segmentos a definir a sua missão.
 

Dica 01 – Foque em oferecer algo relevante para o seu consumidor

 
A missão da empresa deve ser um resumo do que a companhia pretende entregar para os seus consumidores, seja em termos de experiência ou de praticidade. Ter uma oferta que seduza o seu cliente como missão é uma forma de se tornar uma escolha mais atraente para ele.
 
Um exemplo prático é a missão do iPod, que consiste em “1000 músicas no seu bolso”, é conciso e diz a que veio o produto. A oferta usada na missão pode ser definida através de estudo de mercado, da intuição do empresário ou de pergunta direta ao consumidor. Chegar ao mercado com uma missão que deixe claro que demanda será atendida oferece a possibilidade um bom posicionamento.
 

Dica 02 – Saiba que pode entregar o que está prometendo

 
Definir uma missão para a sua empresa é essencial para se consolidar no mercado por meio de ações assertivas na busca de realizar os seus empreendimentos. Contudo, é de grande importância que a missão definida como escopo da companhia seja factível, isto é, que haja a possibilidade de entregar ao cliente e demais públicos o que está prometido.
 
O empresário deve pensar, ainda, que está definindo uma missão que irá acompanhar a sua empresa ao longo dos anos seguintes, de maneira que ela deve permitir ajustes conforme o trabalho for sendo transformado. O mercado está em constante transformação e a sua organização deve acompanhar essa dinâmica.
 

Dica 03 – Saiba que ajustes podem ser feitos na missão

 
Empresários não têm bola de cristal para saber como estará o mercado e a produtividade de suas companhias daqui algum tempo. A mudança de cenários empresariais acarreta, também, em alterações na missão da organização, que deve estar pronta para acompanhar a evolução do mercado, além de fazer frente a concorrência.
 
Os ajustes na missão são permitidos e jamais devem ser entendidos como reconhecimento de insucesso. A adequação a diferentes momentos demonstra que a sua empresa está pronta para se manter pertinente no mercado por muitos anos. Contudo, atente para o fato de que não se deve mudar a missão todos os anos, mudanças devem acontecer quando são realmente relevantes.
 

Dica 04 – Elabore uma missão estratégica

 
O planejamento estratégico deve ser usado como base no momento de definir a missão da companhia, pois é ele que permite saber onde a corporação pretende estar depois de alguns anos. A missão não deve ser pensada como um reflexo apenas do presente da empresa e sim como um conceito que a acompanhará por diferentes situações.
 
A missão é muito importante por ser a razão pela qual a organização foi criada e não deve ser escrita focando em agradar ao mercado. Ter em mente o posicionamento da corporação no seu mercado e o seu futuro é a maneira de chegar a uma missão pertinente.
 

Dica 05 – Atenda as demandas do máximo de clientes

 
O desenvolvimento da missão, e da empresa como um todo, deve ser pensado para atender as demandas do maior número possível de clientes. Compreenda que nem todos irão se sentir abraçados por essa missão, porém, se um número relativamente alto de consumidores tiver uma boa imagem da sua companhia já se terá um resultado positivo.
 
Pense, ainda, que não faz sentido dedicar boa parte dos esforços humanos e financeiros de uma companhia para cumprir uma missão que não diz nada para boa parte do público que deve ser atendido. É bom fazer uma lista de possíveis demandas dos seus clientes para escolher quais estarão descritas no texto.
 
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