Aprenda realizar o planejamento financeiro de sua empresa

Aprenda realizar o planejamento financeiro de sua empresa

Todo empresário deve dar atenção especial ao planejamento financeiro de sua empresa quando um ano está chegando ao fim e outro está prestes a começar. Um novo ano representa uma série de oportunidades de crescimento para a sua companhia, bem como a possibilidade de mudar o rumo dos negócios. Antes de dar 2017 como encerrado, vale a pena tirar um tempo para planejar o setor financeiro da sua organização para 2018.
 

Por Que é Importante Fazer o Planejamento Financeiro?

 
O plano financeiro deve ser desenvolvido para que a empresa esteja preparada para os desafios e oportunidades que terá no ano que irá começar. Saiba que as empresas mais prósperas no mercado trabalham com planejamento assertivo de suas atividades financeiras, não existem surpresas.
 
O ano de 2018 guarda algumas questões interessantes que devem ser consideradas, como o fato de ser o ano de eleição presidencial – após uma grave crise política e econômica – e a realização da Copa do Mundo que, mesmo com sede na Rússia, irá afetar a nossa economia. Pensar a respeito dessas questões com antecedência possibilita planejar os próximos passos.
 

Dicas Para Fazer o Planejamento Financeiro da Sua Organização Para 2018

 
Para os empresários que desejam elaborar o plano financeiro de suas companhias, listei 5 dias imprescindíveis.
 

Dica 01 – Trace metas e objetivos para alcançar

 
O planejamento financeiro de uma empresa deve ter como base o desenho de metas de vendas, crescimento, inserção de novos produtos no mercado, entre outros. Para garantir que chegará aos resultados, é importante pensar em quais objetivos devem ser cumpridos, isto é, quais são as etapas necessárias para que a companhia esteja pronta para alçar voos mais altos.
 
Promova um estudo completo a respeito da situação atual da empresa para que fique mais fácil determinar quais são as potencialidades de crescimento para o ano seguinte. A visão estratégica de como e onde está a companhia agora é apenas o primeiro passo para ter um plano financeiro consistente e forte para se firmar no mercado.
 

Dica 02 – Análise de diferentes cenários

 
Como citei acima, o ano de 2018 terá dois importantes acontecimentos, a eleição presidencial e a Copa do Mundo da Rússia. Os diferentes resultados provenientes das urnas e dos campos afetarão de maneiras distintas as organizações. Não há como prever quem será o próximo presidente e nem quem irá levantar a taça do mundial, porém, as empresas podem traçar estratégicas conforme diferentes cenários.
 
Pense em quais são alguns dos cenários possíveis, tanto na política quanto no esporte, e de que maneira a sua companhia pode aproveitar oportunidades de cada um deles. Até mesmo os investimentos inseridos no cronograma podem mudar conforme um ou outro cenário se consolide.
 

Dica 03 – Reavalie seus métodos

 
Algumas empresas perdem boas oportunidades porque ainda estão presas a métodos ultrapassados de planejamento dos seus recursos econômicos. Para os empresários que ainda estão reféns do papel e caneta ou, mesmo, das planilhas do Excel, a dica é dar um upgrade na questão tecnológica e investir num software de gestão de orçamento.
 
O objetivo de contar com um software específico para o desenvolvimento de planejamento financeiro é conseguir esboçar mais cenários, assim como ter números mais precisos. Aproveite que alguns desses softwares oferece, até mesmo, a possibilidade de montar a folha de pagamento dos seus funcionários para todo o ano tendo uma ideia clara de quanto irá investir no capital humano.
 

Dica 04 – Fique de olho no calendário

 
O planejamento financeiro de uma organização deve levar em conta quais serão os períodos de altas e baixas de vendas. Grande parte das companhias consegue fazer uma previsão assertiva dessa questão somente conferindo o calendário. Os feriados prolongados são bastante positivos para empresas que atuam em setores como entretenimento e turismo e representam baixas para restaurantes buffets, cujos principais clientes são funcionários de empresa, por exemplo.
 
Para não ser pego de surpresa por um mês com dois desses feriados de quatro dias, é interessante verificar todo o calendário de 2018, fazendo anotações pertinentes. A elaboração do plano de finanças da companhia deve ser encarada como o momento de verificar se está tudo como deveria ou se existe a necessidade de pensar num redirecionamento.
 

Dica 05 – Não tenha medo de assumir novas posturas

 
Os empresários não podem ter medo de definir mudanças para os seus empreendimentos de um ano para o outro. Quando um gestor olha para toda a companhia tem uma visão mais clínica do que pode ser melhorado. Os principais visionários do segmento empresarial, quando enxergam uma brecha de mudança e crescimento, não hesitam.
 
Mudanças devem ser encaradas como possibilidades de realizações bastante positivas para a companhia. Porém, recomendo que as alterações sejam feitas com base em estudo de mercado, focando de que maneira o reposicionamento pode elevar a lucratividade do negócio.
 
Acredita que com essas dicas ficou mais fácil fazer o planejamento financeiro da sua empresa? Deixe seu comentário!