Inauguração de empresas - Dicas para fazer isso de forma correta

Inauguração de empresas - Dicas para fazer isso de forma correta

Empreendedor, finalmente está tudo pronto para você iniciar as operações de sua empresa, começar a fazer negócios e apresentar a sua marca no mercado, correto? Acredito que neste momento você esteja se sentindo bastante realizado, já que trata-se de um sonho que está ganhando forma e que, com toda certeza, tem tudo para prosperar. Meus parabéns! Este é um fato que realmente deve e merece ser comemorado, pois você está conseguindo um feito que poucos empresários têm ousado nos últimos tempos, que é se arriscar, independentemente da crise, e tirar do papel os planos de abrir a sua própria organização.
 
E quando falo em comemoração, estou falando de forma literal mesmo, ou seja, você pode e deve fazer uma festa, não só para comemorar o seu feito e a sua ousadia, mas também para inaugurar a sua empresa, com o intuito de apresentá-la oficialmente ao seu público-alvo, a seus futuros fornecedores, bem como para iniciar o processo de sinergia entre seus colaboradores. Sendo assim, é essencial que você invista, já neste primeiro momento, em um evento de inauguração do seu negócio.
 
Para que você entenda melhor a importância disso, vou abordar um pouco mais este tema ao longo deste artigo e compartilhar dicas fundamentais para que o seu evento saia o mais próximo do planejado possível. Acompanhe-me e confira:
 

Por que devo fazer este investimento?

 
Tenho que alguns empresários e empreendedores vão dizer que isso não passa de mera formalidade e que este é um gasto desnecessário, principalmente neste momento inicial de abertura de empresa. Entretanto, existem alguns motivos pelos quais vale a pena fazer este investimento, já que ele será visto como um marco, não só para você, mas também para as pessoas que lhe acompanharam até aqui e para aquelas que vão começar a lhe acompanhar nesta nova fase de sua vida.
 
Além disso, um dos motivos principais é que trata-se de um momento único, que deve ser marcado na memória das pessoas, ou seja, será neste evento que você vai apresentar publicamente a sua marca, bem como as atividades que irá desenvolver no mercado, quais produtos e serviços vai oferecer e de que forma vai atender as necessidades e expectativas de seus futuros clientes, as quais não estavam sendo supridas por seus potenciais concorrentes.
 
Neste sentido, uma das dicas que deixo para aqueles que estão pensando em como abrir uma empresa, é incluir no planejamento também a festa de inauguração, para que logo de início o negócio comece a ganhar destaque no mercado.
 

Mas eu não sei por onde começar…

 
Tudo bem! Não tem problema se você só pensou nessa possibilidade agora. Para ajudar você neste processo e deixá-lo um pouco menos perdido, vou compartilhar dicas pontuais, para que o seu evento de inauguração de sua empresa seja um verdadeiro sucesso.
 

1.  De olho no orçamento

 
Como trata-se de um momento de extrema importância para você e todos os envolvidos neste novo negócio, talvez você pense que precisa gastar altos valores para obter um retorno positivo do evento. Não se engane! Uma boa festa, realizada de forma criativa e ao mesmo tempo eficiente, pode ser feita sem que haja necessidade de investir muito para isso.
 
Faça uma análise e verifique quanto você tem condições de desembolsar, sem prejudicar a sua empresa, que ainda está começando a engatinhar. É este o valor que deve ser levado em consideração na hora dos gastos. Lembrando sempre, que em momento algum ele pode ser ultrapassado, caso contrários pode trazer prejuízos às finanças de seu negócio.
 

2.  Pensar nos convidados como público-alvo

 
A sua primeira missão neste processo é pensar nas pessoas que vai convidar para este momento tão especial. Na hora de elaborar a lista de convidados, é preciso ter em mente que cada um que ali vai estar vai propagar suas impressões, tanto sobre o evento de inauguração, como de sua marca e também da empresa
 
Sendo assim, as escolha dos convidados não pode ser realizada de forma simples e aleatória, já que todos terão um papel estratégico de serem os primeiros responsáveis pela propaganda boca a boca relacionada ao negócio que você está iniciando.
 

3.  Formato do evento

 
Neste ponto, você vai pensar em cada momento do evento, principalmente nas atrações que servirão para entreter as pessoas. Assim, você pode organizar, iniciando com uma palestra de apresentação da empresa, realizada por você e pelos principais envolvidos no negócio, por exemplo. Em seguida, caso queira dar um tom ainda mais leve à festa, pode liberar pista de dança para as pessoas aproveitarem a noite um pouco mais a vontade.
 

4.  Divulgue

 
Depois de definido orçamento, público, formato, bem como o local do evento, está na hora de iniciar o processo de divulgação do mesmo. O ideal é que você se reúna com a sua equipe de marketing e verifique quais os melhores canais para realizar este processo. Hoje em dia, a internet tem ajudado muitas pessoas a divulgarem os mais diversos tipos de eventos ao seu público-alvo, muitas vezes sem que seja necessário gastar muito para isso.
 

5.  Ofereça a melhor experiência

 
Como a intenção do evento e deixá-lo marcado na cabeça dos convidados, é importante pensar na experiência que cada pessoa presente vai ter neste momento. Assim, oferecer o que há de melhor em produtos, serviços e principalmente em atendimento, vai fazer com que este seja um marco para você, enquanto empresário e empreendedor, e também para eles, pois vão se lembrar por muito tempo de cada experiência que tiveram enquanto convidados da inauguração de sua empresa.
 
Minha dica final, é que você contrate um profissional especializado em eventos para auxiliá-lo neste processo, pois assim ele vai planejar e executar tudo conforme você deseja, contando, inclusive, com as possíveis falhas que podem acontecer antes, durante e depois da festa.
 
Gostou das minhas dicas? Fique ligado, pois todos os dias trago para você novos artigos e conteúdos fundamentais para que o seu negócio seja bem-sucedido.