Entenda a diferença entre atacado e varejo

Entenda a diferença entre atacado e varejo

A decisão de iniciar um negócio envolve diversos fatores, e um deles tem a ver com prestar serviços ou desenvolver produtos para empresas ou diretamente para o consumidor final. Nesse contexto, é possível encontrar uma infinidade de organizações que se encaixam nos chamados comércio atacadista e comércio varejista.
 
Ambos possuem características distintas, bem como oferecem vantagens e benefícios tanto para o cliente, quanto para o empresário e empreendedor. Se você está em dúvida em qual destas duas categorias enquadrar o seu negócio, confira as diferenças existentes entre empresas no atacado e empresas no varejo e tome a decisão que mais se adequar à estrutura organizacional que você sempre desejou para o seu negócio.
 

Empresas no atacado

 
São aquelas organizações que decidiram prestar serviços ou desenvolver produtos para outras empresas, como lojistas e revendedores. Geralmente, a venda ocorre em um volume maior e, devido a isso, é possível oferecer valores mais acessíveis a seus clientes.
 
Por terem um volume maior de mercadorias, as empresas atacadistas costumam operar em grandes galpões ou armazéns, localizados fora dos perímetros centrais das cidades, aonde os custos com alugueis são consideravelmente mais baixos.
 

Alguns exemplos

 
No Brasil é possível encontrar diversas empresas que atuam no comércio atacadista, como:
 
• Makro
 
• JC Distribuição
 
• Grupo Martins
 

Empresas varejistas

 
É neste tipo de empresa que o consumidor final encontra o que precisa para o seu dia a dia. É a farmácia ou o supermercado localizados próximos à sua casa, ou o shopping aonde você compra itens para o seu vestuário, para a sua casa ou escritório, por exemplo.
 
Os varejistas realizam suas vendas em pequenas quantidades e são os consumidores das empresas que vendem no atacado. Como dito anteriormente, por terem como público-alvo o cliente final, procuram operar em regiões mais centralizadas da cidade, tornando-se assim mais acessíveis.
 

Alguns exemplos

 
Entre as maiores empresas varejistas no Brasil, é possível encontrar:
 
• Carrefour
 
• Grupo Pão de Açúcar
 
• Lojas Americanas
 
• Magazine Luiza
 
Seja atacadista ou varejistas, o importante é realizar ações que satisfaçam o cliente, para que este se mantenha fiel ao seu negócio.
 
Para ajudar você com este objetivo, eu te convido a continuar acompanhando os conteúdos que eu produzo aqui em meu Blog, nas minhas redes sociais e os vídeos que eu produzo semanalmente, que vão ajudar você a acelerar os resultados da sua empresa. Conte comigo!