Boas práticas para economia de energia nas empresas

Boas práticas para economia de energia nas empresas

Já tem algum tempo que a tarifa de energia elétrica sofreu um aumento considerável, o que fez com que a grande maioria dos brasileiros buscasse formas de economizar. Essa preocupação se estendeu aos lares e empresas, que passaram a procurar formas de reduzir custos.
 
Se você está em busca de soluções para reduzir o consumo de energia elétrica na sua empresa, confira as dicas a seguir.
 

Verifique os Aparelhos Elétricos

 
Se a sua empresa conta com aparelhos de alta potência, como máquinas e ar condicionado, por exemplo, é interessante que você verifique as tomadas em que eles estão ligados. Uma instalação mal feita pode resultar em um aumento considerável do consumo. Por isso é importante ficar de olho.
 
Muitas vezes, uma opção rápida e barata de instalação pode acabar saindo caro a longo prazo. É muito mais seguro contratar um profissional especializado que irá garantir um serviço correto e que não irá pesar na conta todos os meses.
 

Compre Produtos Com o Selo do Procel

 
Este selo faz parte do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica. Desde 1993, ele vem na embalagem dos aparelhos elétricos informando quais são os que consomem menos energia, classificando-os como A, B, C e D, sendo A o de menor consumo.
 
É importante que você verifique se os aparelhos da sua empresa possuem este selo. E, claro, na hora de comprar, dê preferência para os que tiverem as melhores classificações. Os produtos com a classificação A costumam ser um pouco mais caros, já que possuem tecnologias mais avançadas de consumo reduzido, porém são econômicos se formos pensar a longo prazo. É o tipo de investimento que vale a pena.
 

Cuidados Com o Ar Condicionado

 
O ar condicionado é considerado um vilão para a redução de custos de uma empresa, já que é um aparelho de alto consumo. Porém, é possível economizar sem abrir mão do conforto de trabalhar em uma temperatura agradável tomando algumas medidas simples, como:
 
1 – Realizar a limpeza periódica dos filtros do ar condicionado. Um aparelho limpo aquece menos e, consequentemente, consome menos energia.
 
2 – Manter as janelas e porta fechadas sempre que for ligá-lo. Assim como manter a porta da geladeira aberta por mais tempo aumenta o consumo de energia, deixar as portas e janelas abertas também.
 
3 – Adquira o aparelho ideal para o tamanho do espaço e número de pessoas que ficarão no ambiente. Um ar condicionado inadequado para as necessidades do local também pode ser um vilão na conta de energia elétrica.
 

Atenção Com a Iluminação

 
A iluminação é um ponto bastante importante quando se fala a respeito de economia de energia elétrica. Fique atento em relação a:
 

Lâmpadas

 
Verifique se todas os cômodos da empresa contam com lâmpadas econômicas.
 

Sensores

 
Em locais de passagem, como corredores, instale sensores para que as lâmpadas se acendam apenas quando alguém passar por eles. Assim você otimiza o consumo e evita que luzes fiquem acesas sem necessidade.
 

Telhas Transparentes

 
Em algumas áreas, como o estoque, por exemplo, é interessante trocar algumas telhas convencionais e colocar as transparentes. Dessa forma você conseguirá aproveitar a iluminação natural durante boa parte do dia.
 

Cores

 
Invista em paredes e pisos claros para ter um ambiente claro e mais fresco. Pode não parecer, mas um ambiente de cor escura exige mais iluminação e aumenta a necessidade do uso do ar condicionado.
 

Não Deixe Aparelhos em Modo Stand By

 
Sempre que um aparelho não estiver em uso, desligue-o e, e, se possível, retire-o da tomada. O chamado modo stand by, que deixa uma luz acesa nos aparelhos elétricos quando eles estão desligados, também consome energia.
 
Em relação aos computadores, o ideal é que eles sejam desligados completamente quando não estiverem sendo utilizados, como no horário de almoço e ao final do expediente. É uma medida simples, mas que terá um grande impacto em empresas com um número considerável de máquinas.
 

Espalhe Avisos Pela Empresa

 
Infelizmente, economizar energia não é um hábito para muitos brasileiros. Por isso, cabe a empresa educar seus funcionários para que eles comecem a se atentar para o consumo exagerado e evitar o desperdício.
 
Espalhe avisos para que eles se lembrem de apagar as luzes ao saírem de um ambiente, desligar os computadores quando não estiverem usando, não deixar a porta da geladeira aberta, manter o ambiente fechado ao ligar o ar condicionado, etc.
 
Uma forma eficaz é usar de bom humor nos avisos, a fim de convencer os funcionários a entrarem nessa com você. Dessa forma, eles ficarão muito mais motivados do que se a economia for imposta de maneira autoritária.
 

Investir Para Economizar: Painéis de Energia Solar

 
Para empresas que dispõem de recursos para um investimento maior, os painéis solares são uma opção bastante interessante. Com eles é possível ter uma redução considerável nos gastos com energia elétrica, além de ser uma opção sustentável e importante para a preservação do meio ambiente.
 
É necessário realizar uma avaliação para verificar a viabilidade do projeto na empresa. O retorno costuma ser a médio prazo. Por isso é indicado para pequenas e médias empresas que buscam por soluções para economizar, mas que não precisam que o retorno seja imediato.