Sua empresa realiza backup de dados?

Sua empresa realiza backup de dados?

A tecnologia é algo que faz parte da vida da maioria das pessoas. Você já imaginou o que faria se todos os dados do seu celular e computador se perdessem? Fotos, contatos, documentos, todos os seus arquivos perdidos e sem nenhuma chance de serem recuperados. Certamente seria uma situação bastante desagradável, não é mesmo? Para evitar que isso aconteça, basta realizar um simples backup de dados, que são cópias de segurança que podem ser acessadas caso algum arquivo seja apagado ou alterado.
 
Se a situação já parece complicada para uma pessoa, imagine o que aconteceria se uma empresa perdesse todos os seus dados. Informações de vendas, dados de clientes e fornecedores, contratos, arquivos de grande importância. Certamente isso causaria um grande prejuízo para a organização. Para te ajudar a evitar que isso aconteça no seu negócio, no artigo de hoje falarei a respeito do backup de dados e como ele pode ser útil. Confira!
 

Como o Backup de Dados Funciona?

 
A tradução da palavra backup no português significa cópia de segurança e é exatamente isso o que ele é. São feitas cópias de todos os seus arquivos, que podem ser usadas caso aconteça algum problema e os originais se percam. As situações que podem fazer com que os dados sejam perdidos são: vírus, problemas físicos no computador, alguém apagar sem querer, entre outros.
 
O backup pode ser automático ou manual, no primeiro caso, é necessário utilizar algum software que realize o processo automaticamente. Já no caso do backup manual, é necessário salvar cada arquivo em outro dispositivo, o que não é nem um pouco prático. O backup automático é o mais indicado para empresas, pois é muito mais rápido e não há o risco de alguém se esquecer de salvar determinado dado.
 
Outra questão importante em relação ao backup é se ele será realizado em um dispositivo físico ou em nuvem. Quando falo sobre dispositivo físico me refiro a um outro computador, pendrive, CD, HD externo, ou seja, objetivos que são tangíveis e que podem ser danificados. Já em relação ao backup em nuvem, os dados ficam salvos em servidores virtuais, assim como você salva arquivos no seu e-mail, por exemplo.
 
Em se tratando de segurança, o sistema de backup em nuvem é muito mais indicado para empresas, pois os dispositivos físicos podem ser danificados e, com isso, as informações serem perdidas. Porém, quando os dados são armazenados em nuvem, ou seja, em um servidor online, os riscos são bem mais baixos, sendo considerados praticamente nulos.
 

Motivos Para Fazer Backup de Dados na Sua Empresa

 
Para saber se a sua empresa realmente precisa de um sistema de backup, pense no que responderia para a seguinte pergunta: O seu negócio pode continuar funcionando sem os dados, aplicações e operações que tem atualmente? Se conseguir responder que sim com firmeza, realmente é sinal de que não precisa se preocupar com isso. Porém, na grande maioria dos casos, tenho certeza que os empresários irão responder que não, pois precisam desses dados para continuar em funcionamento.
 
É importante enfrentar a realidade de que, em algum momento, seus dados estarão em risco. Pode ser por um erro do computador ou de uma pessoa, um vírus ou, até mesmo, um desastre natural, como uma enchente. Não ter tomado as devidas precauções pode significar perder tudo, então pense sempre que é melhor prevenir do que remediar e comece agora mesmo a pensar em soluções para manter a segurança dos dados da sua empresa.
 
Confira, a seguir, os principais motivos para se preocupar com backup de dados.
 

As Máquinas Podem Falhar

 
Embora a tecnologia já tenha feito grandes avanços, ainda não é perfeita e pode apresentar defeitos. Por isso, é importante fazer backup de seus dados regularmente, de preferência com um servidor de confiança e altamente seguro. Isso ajudará a eliminar riscos de perda de dados e impedir que falhas atrapalhem o andamento das operações da sua empresa.
 

As Pessoas Cometem Erros

 
A falha humana está entre os erros mais difíceis de prevenir, porém, ao realizar backups, você tem a garantia de que poderá restaurar arquivos que tenham sido modificados de forma errada. Por mais qualificados que sejam os seus colaboradores, as pessoas não são perfeitas e podem facilmente ignorar um passo importante em um processo e, acidentalmente, apagar ou inserir dados errados. Por isso, esse é outro motivo para investir em uma solução de backup online.
 

A Natureza é Imprevisível

 
Felizmente, no Brasil não passamos por situações de terremotos e furacões, porém acontecem alagamentos, desabamentos, incêndios e outros desastres causados pela natureza e pelo homem. As empresas que não têm um plano de backup e recuperação de dados podem encontrar uma grande dificuldade para retomar as operações após um problema como esse. Estima-se que 80% das organizações que passam por uma interrupção superior a cinco dias em seu funcionamento, sem ter um plano de backup, acaba encerrando suas atividades.
 
Acredito que depois de ler todos esses motivos você tenha entendido a real importância de investir em uma solução de backup de dados para a sua empresa. Sua empresa já passou por uma situação parecida como as que citei no artigo? Compartilhe comigo nos comentários!