Você sabe o que significa Hiperconvergência ?

Você sabe o que significa Hiperconvergência ?

A Hiperconvergência é uma necessidade para as empresas que desejam realizar processos mais assertivos e ter boa margem de redução de custos em seu dia a dia. O volume de dados gerados pelas organizações aumentou exponencialmente com o advento da internet e com o desenvolvimento de softwares de gestão. Chegou o momento em que se tornou imprescindível passar a ter uma política de administração e acesso aos dados para que eles se tornem informações relevantes.
 

O Que é Hiperconvergência?

 
Trata-se de uma infraestrutura de TI que permite fazer a integração de dados virtuais e físicos, de diferentes origens, em apenas um equipamento. Para que seja possível trabalhar com o máximo de assertividade com arquivos, hardware, redes, entre outros itens, é essencial contar com um software dinâmico que consiga fazer a gestão e a convergência desses dados.
 
Muitas organizações já perceberam que têm resultados muito melhores com o uso dessa tecnologia, pois conseguem alinhar os planos de ação de diferentes setores, bem como reduzir a sensação de distância que os demais departamentos têm em relação ao TI. A essência do conceito é bastante simples, mantendo tudo junto é mais fácil encontrar o que é relevante.
 

Os Motivos Que Tornam o Investimento na Hiperconvergência Relevante

 
Para quem ainda está com dúvidas sobre a importância da Hiperconvergência listei as principais razões que tornam esse conceito uma garantia de sucesso.
 

Modernização da Infraestrutura de TI

 
A otimização proposta pela Hiperconvergência é facilmente obtida através de um sistema com implantação prática. A companhia pode ter acesso a todas as vantagens de ter um sistema organizado sem que precise, necessariamente, despender muito tempo para a sua instalação. Parte desse conceito é que o sistema tenha implantação imediata.
 

Gerenciamento Inteligente

 
Uma das questões que costuma trazer mais dor de cabeça para o setor de TI de grandes empresas é a gestão dos sistemas que geralmente estão separados. A ideia da Hiperconvergência é integrar esses sistemas, de maneira a tornar os processos mais eficientes. O software de controle conta com um ambiente em que os sistemas estão integrados facilitando o gerenciamento de qualquer braço da empresa.
 

Aumento da Produtividade na Companhia

 
A infraestrutura de TI do modelo antigo pode representar um empecilho para a produtividade de uma organização, pois até os menores erros geram um atraso significativo no atendimento das demandas e podem gerar horas de retrabalho. Como o sistema de Hiperconvergência é mais moderno, prevê formas de contornar esses problemas tornando a rotina de trabalho mais dinâmica e elevando a produtividade.
 

Corte de Custos

 
Um dos pontos positivos da Hiperconvergência que mais interessa às organizações no momento, corte de custos. Como o sistema de convergência mantém todos os dados na mesma estrutura, reduz as demandas de alguns serviços que geram custos adicionais, como redes, equipes especializadas em armazenamento de dados, servidores e outros itens. Há mais eficiência na forma de trabalhar e menos custos envolvidos.
 

Melhores Soluções de Backup

 
Uma das grandes preocupações das empresas é realizar backups frequentes para que o trabalho não se perca. Porém, o armazenamento desses dados num servidor gera um alto custo para a companhia. A Hiperconvergência oferece uma solução para essa questão também, uma vez que promove a compressão dos dados e os guarda sem a necessidade do aparato físico.
 

Melhor Aproveitamento dos Benefícios da Nuvem

 
A infraestrutura de TI criada pela Hiperconvergência possibilita que se armazene dados com mais inteligência, reduzindo os custos com data center, garantindo o uso muito mais eficiente dos recursos da nuvem. As operações realizadas pelo departamento de TI da empresa podem se tornar mais complexas, sem que isso impacto em aumento de custos.