Benefícios de um Sistema ERP para a empresa

Benefícios de um Sistema ERP para a empresa

A sigla ERP significa Enterprise Resource Planning (Planejamento dos Recursos da Empresa) e é exatamente isso o que ele faz. Um Sistema ERP é um software que integra todos os dados e processos realizados por uma empresa em um só local. Por meio deles, todos os setores ficam interligados, trazendo uma série de vantagens, sobre as quais eu vou falar no decorrer deste artigo.

Trabalho em Equipe

Com um ERP, os colaboradores trabalham em apenas um sistema, pois não é necessário acessar vário outros sistemas isolados para obter uma visão geral atual ou realizar atividades. Portanto, o risco de um setor trabalhar sem saber o que o outro está fazendo e, de tarefas serem feitas mais de uma vez, é muito menor. Além disso, os dados são muito mais transparentes e a atmosfera de colaboração entre a equipe é muito maior.

Centralização dos Dados Armazenados

Ao invés de ter dados distribuídos em vários bancos de dados separadamente, todas as informações estarão localizadas em um único local. Isso economiza espaço de armazenamento do computador e nos custos de ter que comprar máquinas mais potentes. Além disso, os dados mantidos se tornam mais consistentes e atualizados.

Visão Integrada de Todo o Processo

A qualquer momento, cada participante dos processos da empresa pode ver que parte do trabalho está sendo realizada em tempo real. A equipe de vendas pode ver se uma mercadoria já deu entrada no estoque, o responsável pelas compras poder verificar se o estoque já foi todo vendido e assim por diante. Essa conexão entre todos os setores da organização facilita o trabalho de todos e o torna muito mais eficiente e produtivo.

Melhor Aproveitamento do Tempo

Sem um software ERP, os funcionários precisam inserir dados manualmente em planilhas do Excel e isso acaba gastando um tempo em que eles poderiam estar se dedicando ao alcance das metas e dos objetivos do negócio. Com um sistema integrado, todos os dados podem ser facilmente inseridos, tornando-se automaticamente acessível a todos os funcionários de todos os departamentos.

Relatórios Automáticos

Muitos dos relatórios importantes para uma empresa, como de vendas, fluxo de caixa, entrada e saída de mercadorias do estoque, podem ficar prontos em minutos. Basta que sejam filtrados os resultados de acordo com a necessidade e, então, escolher a opção de salvar em formato de planilha.

Melhora na Tomada de Decisões

Com todas as informações ao alcance das mãos e dos olhos, os gestores podem tomar decisões muito mais acertadas. Sempre que tiverem alguma dúvida, basta tirar um relatório e, analisar dados sobre a produtividade, o fluxo de caixa, as vendas, o atendimento ao cliente e o que mais precisar, por exemplo, ou seja, ele terá acesso a um panorama completo de todo o seu negócio.

Crescimento Acelerado

Com um sistema de software integrado, a expansão para vários locais e canais de vendas pode ser realizada muito mais rapidamente por causa da unificação de processos e dados. As empresas também podem vender de forma mais eficiente, pois terão acesso fácil a sua base de clientes existentes, o que pode ser uma ótima ferramenta para o pós-venda.

Facilidade de Treinamento

Com apenas um software, o treinamento para os funcionários se torna muito mais simples, pois eles não precisarão aprender o funcionamento de vários sistemas diferentes. Isso permite que cada colaborador possa aprofundar seus conhecimentos e fazer um uso cada vez melhor e mais eficaz da ferramenta.

Atualização Sem Conflitos

Quando uma empresa faz uso de mais de um software é necessário que a equipe de TI verifique se haverá algum tipo de conflito quando um deles precisar passar por uma atualização. Com o sistema ERP esse problema não acontece, já que ele é único e as atualizações podem acontecer normalmente.

Redução de Custos

Dependendo do software utilizado, os custos com manutenção e licenciamento podem ser reduzidos, já que será necessário cuidar de apenas um sistema. Dependendo do porte da sua empresa, talvez ter apenas um funcionário de TI, responsável pela manutenção do sistema, seja o suficiente. Também é possível terceirizar o serviço e chamar um profissional apenas quando for necessário. Por isso, é bem provável que a implementação de um software de gestão único acabe promovendo uma redução de custos.

Fácil Identificação de Responsáveis

Se houver algum problema ou erro em um dos processos da empresa, basta fazer uma consulta no sistema ERP para verificar qual funcionário realizou tal ação. Claro que isso não deve ser usado para punições, afinal erros podem acontecer, mas facilita a solução de problemas com mais rapidez e clareza.

Melhora no Atendimento ao Cliente

É mais fácil oferecer um serviço ao cliente de qualidade usando um sistema ERP. Os funcionários dos setores de vendas e do SAC podem interagir com os seus consumidores com muito mais eficiência e melhorar o relacionamento com eles, através de um acesso mais rápido e com informações mais precisas.

Redução do Lead Time

Lead time é o nome dado ao tempo que leva entre um pedido feito por um cliente até que a entrega seja efetuada. Com um sistema integrado é possível organizar os pedidos, de modo que os que caírem primeiro sejam também os primeiros a sair. Evitando problemas com reclamações de clientes por atraso e tornando as entregas muito mais ágeis.

Sua empresa utiliza um sistema ERP integrado? Conte-me sua experiência nos comentários e aproveite e compartilhe este artigo em suas redes sociais.