Sua empresa realiza a gestão dos processos produtivos?

Sua empresa realiza a gestão dos processos produtivos?

Já falei em diversos artigos aqui em meu blog a respeito da importância de ter processos produtivos bem definidos. Afinal, é através da combinação de processos e pessoas que se obtém bons resultados. Mas, não basta apenas defini-los, é fundamental que haja um acompanhamento por meio de uma gestão eficaz que seja capaz de identificar quando há a necessidade de implementar melhorias.
 
Se você deseja entender melhor como a gestão de processos produtivos funciona, a fim de colocá-la em prática na sua empresa, continue acompanhando.
 

O Que São Processos Produtivos?

 
Um processo produtivo é formado por meio de uma combinação de etapas sucessivas realizadas para a produção de um bem ou de um serviço. É fundamental que seja realizada uma gestão de processos eficiente para que eles sejam definidos levando em consideração as demandas, o mercado, as possibilidades da empresa, etc. Se antes as organizações focavam em desenvolver bons produtos, hoje elas sabem a importância que os processos têm e investem em melhorá-los constantemente.
 
A primeira fase de um processo produtivo se inicia com a entrada da matéria-prima, que precisa ser adquirida de um ou mais fornecedores. Além do material que será processado, é necessário ter o maquinário específico para proceder com a produção das mercadorias e, também, pessoal capacitado para operá-lo. Após obter tudo o que é necessário, será possível colocar os processos produtivos em prática e se chegar ao produto final, que é chamado de saída.
 

Benefícios da Gestão de Processos Produtivos

 
Como disse anteriormente, os processos são parte fundamental para se obter bons resultados. Entretanto, por si só eles não serão capazes de trazer benefícios, é importante que haja um acompanhamento contínuo, com o objetivo de encontrar possíveis falhas, aumentar a eficiência, evitar o desperdício, etc. Quando uma boa gestão de processos produtivos é realizada, é possível obter os seguintes benefícios:

  • Redução no tempo de produção, resultando no aumento da produtividade;
  • Diminuição dos custos envolvidos na produção e de desperdícios;
  • Maior qualidade nos produtos ou serviços oferecidos;
  • Aumento da satisfação dos clientes, sócios e funcionários;
  • A contratação acontece apenas quando é realmente necessária;
  • Redução de erros durante o processo produtivo;
  • A tomada de decisões se torna mais eficaz;
  • São adotadas soluções definitivas para as falhas e não se perde tempo com opções temporárias.

Esses são apenas alguns exemplos de benefícios que uma empresa pode obter ao investir na gestão de processos produtivos. Muitas outras vantagens podem ser conquistadas quando se realiza um trabalho contínuo, sempre com foco em melhorias.
 

Estratégias Para uma Gestão de Processos Produtivos Eficaz

 
Existem algumas estratégias que as empresas podem adotar como forma de melhorar os seus processos produtivos. Elas irão potencializar os benefícios de aumento da produtividade, além de redução de custos e falhas.
 

Realizar Investimentos em Tecnologia

 
Quando o assunto é aumento da produtividade, a tecnologia é a grande aliada que as organizações têm. Independente do setor de atuação, é possível fazer uso de recursos tecnológicos para se tornar mais eficiente. Os softwares de gestão, por exemplo, beneficiam todos os setores da empresa, pois podem reunir funções, como: controle de estoque, fluxo de caixa, dados de clientes, compras, produção, etc. Além disso, a tecnologia oferece maquinário mais moderno, com funções que agilizam o processo produtivo.
 

Fazer Uso da Automatização de Processos

 
Muitos acreditam que a automação de processos pode ser negativa, no sentido de substituir os seres humanos. Entretanto, em uma empresa, eles funcionam de forma que os colaboradores possam se dedicar a outras atividades mais importantes e que não podem ser realizadas por máquinas. Ao fazer uso da tecnologia para automatizar processos ganha-se em produtividade, além de redução de custos e falhas.
 

Treinar os Colaboradores Para Fazer Uso da Tecnologia

 
Além de investir em recursos tecnológicos, uma empresa deve oferecer treinamentos para que os seus colaboradores aprendam a fazer um bom uso deles. Uma dica interessante é que, ao adquirir os novos produtos, se informe com o fornecedor para saber se eles oferecem algum tipo de treinamento. Geralmente, um técnico representante vai até o local e passa todas as informações necessárias a um grupo de funcionários, que ficará encarregado de repassar para o restante das pessoas.
 

Realizar o Acompanhamento Contínuo dos Processos

 
O gestor deve eleger alguns responsáveis pelo acompanhamento contínuo dos processos. Dessa forma, eles terão sempre uma visão analítica, verificando o que pode ser aperfeiçoado ou, mesmo, eliminado. Outro ponto importante é deixar todos os colaboradores cientes a respeito desse acompanhamento, assim eles poderão dar sugestões de melhorias e contribuir para que se tenha resultados cada vez mais positivos.
 
A preocupação com os processos produtivos deve sempre existir dentro de qualquer empresa. Apenas assim será possível se manter competitivo em um mercado que exige isso cada vez mais. Então, aproveite para pensar no seu negócio e nos processos que fazem parte dele, sempre é possível torná-los mais eficientes e, com isso, obter melhores resultados.
 
Deixe seu comentário contando sobre como são os processos produtivos da sua empresa!