Conheça os benefícios da Gestão à vista para sua empresa

Conheça os benefícios da Gestão à vista para sua empresa

O conceito de gestão à vista tem se tornado cada vez mais utilizado por grandes empresas que desejam potencializar os seus resultados positivos por meio de tomada de decisões mais assertivas e rápidas. Divulgar de maneira eficaz as informações da empresa para todos os colaboradores é uma forma de deixá-los preparados para encontrar as melhores soluções em diferentes cenários.
 

O Que é Gestão à Vista?

 
Enquanto técnica, gestão à vista consiste num método em que todas as informações relevantes estão disponíveis e atualizadas para todos os funcionários. O objetivo central desse método é evitar que sejam tomadas decisões equivocadas devido à falta de informações. Uma forma de dar acesso a essas informações é através do uso de Dashboards, também chamados de quadros de gestão à vista, sobre os quais explicarei melhor abaixo.
 

Informações Relevantes

 
Antes de sair divulgando um grande volume de informações indiscriminadamente para todos os funcionários, é essencial compreender que se deve filtrar os dados mais relevantes. Vivemos a era da superinformação e, com acesso a tantos dados, pode se tornar complicado selecionar o que é realmente relevante para a tomada de uma decisão.
 
Dessa forma, a melhor maneira de trabalhar com as informações dentro da metodologia de gestão à vista é contar com indicadores que dividam os dados em categorias, assim como estimulem o interesse dos funcionários. Nesse ponto, os quadros de gestão à vista que mencionei acima se mostram bastante interessantes.
 

O Que São os Quadros de Gestão à Vista?

 
A função dos quadros de gestão à vista é promover uma competição positiva entre os colaboradores da empresa ao mesmo tempo em que os mantêm bem informados. A ideia central desses quadros é ter a apresentação da comparação de metas e resultados obtidos pelos diferentes membros da equipe.
 
Todos que desejarem podem observar como está o desempenho de cada indivíduo e fazer uma comparação com o seu próprio rendimento. É fundamental que fique entendido que esse quadro funciona como um estímulo e não como uma forma de diminuir o trabalho de ninguém. Outro ponto é que se deve ter muita atenção com a atualização das informações para que se possa ter o conhecimento do momento presente.
 

As Quatro Premissas Básicas da Gestão à Vista

 
Conheça, a seguir, as premissas básicas do método de gestão à vista que listei abaixo.
 
Acesso a informações: Tem como objetivo oferecer informações relevantes para preparar os colaboradores para enfrentar o dia a dia.
 
Aumentar a participação dos colaboradores: A gestão à vista prevê que haja o aumento gradual de acesso a informações por parte dos colaboradores, tornando-os mais participativos nas estratégias da empresa.
 
Oferecer mais autonomia para os funcionários: Outro ponto essencial que a gestão à vista trabalha diz respeito a dar mais autonomia para que os funcionários possam realizar as suas atividades.
 
Cultura da empresa: Por fim, o método visa que se crie a cultura de compartilhamento de informações para se ter resultados mais relevantes.
 

Conheça os Principais Benefícios da Gestão à Vista

 
Para aqueles que se interessaram pela gestão à vista listei os principais benefícios que essa metodologia pode oferecer para a sua empresa.
 
Possibilidade de identificar problemas futuros:
 
O acesso a informações relevantes de diferentes setores da empresa oferece aos gestores uma visão global do negócio, podendo, assim, identificar possíveis focos de problemas. Quando não temos acesso a um conjunto de dados e informações é mais difícil observar o florescimento de uma crise iminente.
 
Ideias inovadoras:
 
Da mesma forma que permite identificar problemas que estão por vir, a gestão à vista também torna possível pensar em soluções mais inovadoras. Algumas ideias não surgiriam se os seus idealizadores não tivessem tido um insight. Para que uma ideia nasça em nosso subconsciente é essencial que ele seja estimulado a produzi-la e nada mais eficaz nessa tarefa do que abastecê-lo com informações.
 
Comprometimento dos funcionários:
 
Os funcionários da empresa passam a ter um comprometimento maior com o cumprimento de suas funções a partir do momento em que enxergam o todo da gestão. Entender quais são as metas e o que cada setor está fazendo em cada momento é ter acesso ao centro nervoso da empresa. Ao receber informações completas, os colaboradores compreendem que estão recebendo confiança da empresa e fazem de tudo para retribuir.
 
Cultura de gerenciamento:
 
A partir da implementação da gestão à vista, a empresa passa a ter uma cultura de gerenciamento mais forte, apoiada em dados e informações úteis. Os colaboradores desenvolvem mais agilidade para resolver pequenas crises internas, bem como podem encontrar formas mais eficazes de realizar as suas tarefas cotidianas. Também se tem menos tempo perdido no que diz respeito ao desenvolvimento de estratégias eficazes.
 
Gostou de saber mais sobre o método de gestão à vista? Então compartilhe essas informações com os seus amigos empreendedores, afinal o compartilhamento de informações é muito importante!